terça-feira, 8 de setembro de 2009

ARQUEOLOGIA PINTURAS RUPESTRE ESTÁ ESPALHADA NO PLANETA TERRA


Agora entramos num assunto que deve ser mais discutido pelas autoridades do mundo cientifico já que é um pouco polêmica. Alguns cientistas que estudam nossa pré-história afirmam que os antepassados do homem surgiram na África, há milhões de anos, e o mesmo aconteceu ao homo sapiens moderno, há cerca de 100 mil anos. A partir dali, a espécie humana iniciou sua expansão, povoando a Europa e a Ásia, para afinal chegar à América através do Estreito de Bering e ocupar o continente desde o Alasca até a Terra do Fogo e a Patagônia. Mas será que foi esse o único caminho?

No Chile no México e no Brasil se encontra vários sítios Arqueológicos de pinturas rupestres. Seres humanos, animais e formas geométricas são alguns dos desenhos encontrados nas rochas e que têm óxido de ferro, argila e ossos queimados como matéria-prima dos pigmentos. Mas será mesmo que homem pré-histórico Americano veio especialmente só para Serra da Capivara no município de São Raimundo Nonato no Estado do Piauí? Ora meus caros pesquisadores em quase todo território brasileiro existem o sinal deixado pelos pintores de artes rupestres e aqui mostramos os estados que concentram os sítios Arqueológicos de pinturas rupestres: GO. AM. PE. TO. SE. MA. CE. PB. MG. SC. MT. MS. RJ. SP. RO. RR. ES. PA. PI. AC. ETC. Outros arqueólogos fizeram a classificação das pinturas em um conjunto de estilos de arte rupestre: elas pertencem à tradição Nordeste, que vai d

e 15.000 a 6.000 anos atrás e é marcada pela representação de formas geométricas e de homens e animais. As pinturas podem ser encontradas ao ar livre, debaixo de rochedos, leitos de rios ou em cavernas. Não existe uma diferença dos homens em termo do aparelho humano donos dessas artes com o povo de agora, o que aconteceu foi um acumulo de conhecimentos. As Pinturas Rupestres representam o nosso passado, pena que poucos dão importância. Nossos sítios rupestres estão sendo degradados pela brutalidade e incompreensão dos descendentes desses artistas. À medida que o desmatamento e as queimadas avançam nessas regiões, some as pinturas, antes guardadas pelas árvores e hoje sujeitas a mais luz, vento e chuva, sem contar a presença do homem, que sem conhecimento se torna uma grande ameaça. O patrimônio arqueológico brasileiro é bem público sob a tutela da União, assim reconhecido e protegido pela legislação, sendo seu gestor o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Fotografias dos Sítios Arqueológicos localizado nos municípios cearense: Santana do Acaraú; Massapé; Forquilha e Tamboril. O Professor Paulo Alexandre – UPE, dar maiores detalhes sobre este assunto Polêmico. Leia no site: http://historiablog.files.wordpress.com/2008/10/historia-indigena-para-vestibular-seriado-upe.pdf - Por Célio Cavalcante pesquisador da Pré-história membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA, da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário