sábado, 26 de fevereiro de 2011

UM RADIOAMADOR SOBRALENSE DEFICIENTE VISUAL NA HISTÓRIA DO POVO CEARENSE

Estou falando do Professor José Esmeraldino de Vasconcelos de prefixo PY7ARD, aquém devemos suas estrofes encantadoras dentro do radioamadorismo sobralense onde ele em voz alta propagada através das ondas eletromagnética do radioamadorismo proferindo: “Feliz por ser sobralense, habito nos carnaubais e se o Acaraú mim pertence o quer que eu quero mais!” Outra que não esquecermos deste admirável era: EU SOU FELIZ – “Eu sou feliz porque a escuridão Que me privou da luz material Veio atuar na vida espiritual Dando-me luz e paz ao coração Feliz eu sou porque vou desde então Alimentando sempre um ideal Que me conduz na vida habitual Como final da minha aspiração Feliz sou eu porque, não tendo medo, Lanço-me a treva e galgo de investida, Por sobre os pontos deslizando o dedo. Eu sou feliz, enfim, porque não vejo Quem possa assim passar por esta vida Sem sufocar no peito algum desejo”. Esmeraldino era filho de Antonio Galvino de Vasconcelos e de Maria Branca Esmeralda de Vasconcelos. Nasceu em Sobral em 16 de abril de 1909 e veio a falecer na Capital cearense no dia 09 de setembro de 1994 com seu 85 anos de vida. Formação Educacional: - Curso primário com professor particular até aos 18 anos. - Em 1936 perdeu a visão e em 1939 (março) passou a freqüentar o curso propedêutico da Escola de Comércio D. José como ouvinte. Formação Profissional: Cargo ou Função: Professor Exercício: Instituto de Cegos do Ceará Nomeação: 06 /02 /1953 - D.O.: 10 / 02 /1953 - Assumiu: 08 /01 /1954 Dados Biográficos: - Quando em 19 de setembro de 1943, inaugurava-se em Fortaleza a Casa dos Cegos dos Cegos do Ceará, foi admitido como professor, onde exerceu o magistério até 05 de outubro de 1973, entrando em gozo de licença para tratamento de saúde. - Em 1944 escreveu o Hino do Instituto dos Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira (letra e música). - A 14 de abril de 1951, recebeu no Conservatório Alberto Nepomuceno em Fortaleza, o certificado de Teoria e Solfejo. - No dia 13 de dezembro de 1952 recebeu no Instituto Benjamin Constant na Guanabara, certificado de Curso de Especialização para Cegos com duração de 3 meses. - A 08 de janeiro de 1954 foi nomeado pelo então Governador do Ceará Dr. Raul Barbosa, Professor do Instituto de Cegos do Ceará (outrora Casa dos Cegos do Ceará). - No dia 01 de setembro de 1955 fundou o Educandário Padre Anchieta estabelecimento de ensino primário para videntes e no dia 01 de setembro de 1957 inaugurou a sede própria desta escola que foi extinta em novembro de 1972 por circunstâncias alheias à vontade de seu diretor, através de ação judicial. - Publicou em 1954 o livro "LUZ DOS MEUS OLHOS" numa edição de 1.000 exemplares e colaborou com os Diários Associados durante dois anos como cronista amador incrementando os Círculos de Pais Mestres. Maiores informações da vida deste sobralense no site: http://www.sac.org.br/JOSESM.htm - Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia cearense).

Nenhum comentário:

Postar um comentário