quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ATO PÚBLICO EM DEFESA DO DNOCS E SEUS SERVIDORES


 Aconteceu hoje dia 08 de fevereiro de 2012, pela manhã, em frente à sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), ato público, que teve como pautas principais: a importância do DNOCS para o semi-areado brasileiro; a reestruturação do órgão e a manutenção do pagamento da “Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI), a conhecida “bolsa”. O secretário de assuntos jurídicos, parlamentares e de classe, da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) fez a abertura do evento destacando que “o DNOCS é um órgão que faz parte da paisagem do nordeste brasileiro”. Em seguida, usou da palavra o secretário geral da CONDSEF Jose Milton Maurício da Costa, que enfatizou a luta dos servidores do DNOCS, em prol da reestruturação do órgão e pela manutenção do pagamento da “bolsa”. Estiveram presentes ao ato representantes sindicais e de associações dos servidores, além de várias delegações do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Ceará (SINTSEF) e caravanas de servidores ativos aposentados e pensionistas oriundas do interior do Ceará e de outros estados, além de grande número de servidores da sede. Finalizando, foram encaminhadas ao SINTSEF as seguintes propostas: revitalização do Grupo de Trabalho (GT), visando dar celeridade a tramitação do PL 2203/11, que trata da “bolsa”; que o SINTSEF seja o responsável pelas ações judiciais referente a “bolsa”, em favor dos seus filiados e por último, agendar audiências com a ministra Miriam Belchior do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e o ministro Fernando Bezerra do Ministério da Integração Nacional (MI). Estas informações são do Setor de Comunicação Social do DNOCS. 2ª Matéria:

Servidores do Dnocs realizam protesto contra CGU - Os servidores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) realizaram, nesta quarta-feira (8), uma manifestação contra o relatório da Controladoria Geral da União (CGU) que apontou irregularidades no modo de cálculo da gratificação salarial da categoria. De acordo com o coordenador-geral do Sindicato do Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Ceará (Sintsef-CE), Luciano Filgueiras, a revisão no modo de cálculo dessa gratificação diminuirá em até 80% o valor salarial recebido pelos servidores. "A CGU quer confiscar grande parte de uma gratificação salarial que os servidores recebem há mais de 30 anos", diz. A gratificação chamada de Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) é calculada com base no percentual de reajuste salarial. Para a CGU, o valor deve ser fixo e de acordo com os números estabelecidos em 2006. O procurador-chefe do Dnocs, Francisco Arlei Souza, considera que o protesto dos servidores é legítimo e informou que o diretor-geral Ramon Rodrigues viajou para Brasília para discutir o assunto. "O atual diretor-geral está trabalhando em Brasília para tentar recompor essa questão. Representantes dos sindicatos de 10 estados que compõem o Polígono das Secas estavam participaram do protesto em frente à sede do Dnocs. Para Luciano Filgueiras, o protesto teve também a finalidade de mostrar à sociedade a importância do Dnocs para o semiárido brasileiro. "Essa manifestação luta pela reestruturação do órgão e por mais verbas públicas para dar continuidade a esse trabalho", completa. "Escândalos" A CGU também encontrou, recentemente, irregularidades na gestão do ex-diretor-geral Elias Fernandes, que pediu exoneração do cargo após denúncias de que ele favorecia seu estado de origem. Filgueiras defende que os servidores de carreira deveriam ser os nomes que assumem o cargo de diretor-geral do órgão. "Prefiro essa alternativa a ter no cargo nomes que vieram por indicação política", acredita. Matéria do Jornal Diário do Nordeste - Fonte com vídeo e fotografia no link:

http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=334699&modulo=966 - Estas e outras aqui neste meio de comunicação do povo cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário