domingo, 6 de maio de 2012

GUARDIÃO DA ARQUEOLOGIA FAZ INSPEÇÃO AOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICO DE LAGOA DAS PEDRAS NAS PROXIMIDADES DA SERRA DO PAJÉ

Neste dia 05 de maio de 2012, dedicado ao Patrono das Comunicações do Brasil Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, estivemos fazendo uma inspeção aos Sítios Arqueológicos e Paleontológico da Localidade de Lagoa das Pedras nas proximidades da Serra do Pajé no município de Sobral – Ce. A expedição Arqueológica e Paleontológica contou das presenças de Francisco Altino (Guia do Patrimônio Arqueológico), Andrick Cavalcante que se fazia acompanhar do tradutor, psicólogo e fotografo Dr. Adolfo Sales Calvano e do Pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante, membro do Conselho Consultivo do Centro Brasileiro de Arqueologia e correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia com seu título de (Guardião da Arqueologia Cearense), que inspecionaram os registros de Pinturas Rupestres daquela região. Averiguaram ainda o Sítio Paleontológico da Lagoa das Pedras, ou seja, o Tanque Lagoa das Pedras a 28 – SW do Município de Forquilha. Em seguida se deslocamos até a Estância Ecológica do Olho - d´água do Pajé Com suas fontes de água quente e fria localizada a cerca de 36 quilômetros da cidade de Forquilha, aonde ali se encontra um alojamento de Campo com vários chalés e piscinas para abrigar o turismo ecológico, mas está totalmente abandonado o projeto do Governo do Ceará. O certo é que o patrimônio Paleontológico e arqueológico cearense ainda é muito incipiente, limitando-se basicamente a levantamentos e descrições sumárias de ocorrências pré-históricas. Não há grupos de pesquisa institucionalizados e nem uma política de salvamento e proteção desse patrimônio, freqüentemente ameaçado por grandes obras de engenharia, como açudes, estradas e as grandes empresas que exploram as pedras ornamentais graníticas. Fica aqui uma alerta para autoridades institucionais que tenha mais atenção na preservação por este acervo Pré-histórico de nossa República. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membro correspondente da ACEJI.

Um comentário:

  1. Olá amigo....somos poucos, mas com atitude preservacionista. Quanto tempo...
    Estive na localidade de Malhada Grande - Rio Jacurutu - Sta. Quiteria...outro local de pinturas rupestres (figura humana ou parecida).
    Veja as fotos no meu FACEBOOK.
    Precisamos atualizar nossas informações e fotos.

    Apareça na AGIS - Curso de Educação Física - às quartas-feira temos reunião do Projeto Trekking - começa as 19h30.

    Prof. Adalberto
    (88)96327064 - 94896728

    ResponderExcluir