sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FORQUILHA E SOBRAL É UM PARAÍSO PARA SE PESQUISAR NOSSA ARQUEOLOGIA

O pesquisador da Pré-história Sr. Célio Cavalcante com seu título de (Guardião da Arqueologia Cearense), esteve juntamente com R2/EB atual servidor do INCRA Dr. Ward Demétrio de Sousa Júnior fazendo uma inspeção aos sítios Arqueológico da Serra do Pajé, nas proximidades do assentamento Lagoa do Mato quando se deparam com estas gravuras entalhadas em uma pedra granítica. A maioria desses sítios arqueológico estão situados nos territórios dos municípios de Forquilha e Sobral que apresenta um fantástico campo para as pesquisas dos registros de gravuras e pinturas rupestres estampados em paredões rochosos, distribuídos nos leitos de seus rios, vales e serras. Nestes locais, é comum encontrar representações zoomorfas antropomorfas, geométricas, astronômicas e fitomorfas.  É bom que se diga que até o presente momento nossas  Universidades que estão situadas em solo sobralense, ainda não se despertaram com seus reitores para criação de um curso de especialização em Arqueologia, isto acarreta falta gravíssima dos Doutores de nossa Educação, pois alunos do curso de história viajam até Recife para UFPE ou Petrolina-PE sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco para suas especializações em Arqueologia, e o mais discreto estes acadêmicos devem se deslocar depois até a cidade de São Raimundo Nonato-PI para as aulas de campo no maior cenário de pinturas rupestre Universal, deixando nosso Estado do Ceará, que também concentra uma boa parte de registros rupestres, localizados em quase todas as cidades interioranas, mas como diz o ditado Santo de Casa não obra milagre. Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membro do Centro Brasileiro de Arqueologia-CBA e Correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ARQUEOLOGIA REVELA HÁBITOS PRÉ-HISTÓRICOS NO CEARÁ


Quem eram as pessoas que habitaram o Ceará há muitos e muitos anos? Como elas viviam? Quais eram os seus rituais? O que celebravam? O que comiam, como se organizavam socialmente? Como tratavam seus mortos? Enfim, como esse povo contribuiu para a formação do patrimônio cultural do estado e do Brasil? Essas são algumas perguntas ainda sem respostas, mas que, em breve, poderão ser desvendadas em função do trabalho que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico no Ceará (IPHAN-CE) está desenvolvendo na região serrana do município de Baturité, a 90km de Fortaleza. Desde o dia 30 de março, equipes coordenadas pelos arqueólogos Igor Pedroza e Cláudia Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão escavando o Sítio Funerário Evaristo, de onde já foi recuperado um conjunto de artefatos, com urnas funerárias, cerâmicas, contas de colares, machadinhos polidos, objetos de pedra lascada, entre outros. Esse material acrescentará novos dados sobre as práticas funerárias de grupos pré-históricos no Brasil. Fonte com mais informações no link:http://arqueologiaupf.wordpress.com/2012/05/11/arqueologia-revela-habitos-pre-historicos-no-ceara/  - Estas e outras no diário de noticia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membro correspondente da ACEJI. 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DESTRUIÇÃO DE ARTE RUPESTRE NA REGIÃO DE PAULO AFONSO NA BAHIA

Mais um exemplo da falta de consciência e descaso da população brasileira com os sítios arqueológicos e a arte Rupestre brasileira estão sendo visto na região de Paulo Afonso na Bahia. Os monumentos históricos estão virando paralelepípedos e sendo usados na pavimentação de estradas. Grande parte das pinturas que segundo estudiosos datam de 9000 anos atrás já foram destruídas. Fica mais uma vez um alerta com esse crime que estão fazendo contra nosso patrimônio cultural. Maiores informações no link: http://www.folhasertaneja.com.br – Este mesmo caso também aconteceu na Região Noroeste cearense, no Distrito de Caioca em Sobral, na década dos anos 70 quando o Poder Público Municipal acabou com uma boa parte de um painel de pinturas rupestre naquela Localidade. Nossas autoridades brasileiras têm que está atenta para punir na forma da Lei os ratazanas que tem acabado com nosso Patrimônio Nacional. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membro do Centro Brasileiro de Arqueologia-CBA e Correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

CARDEAL DOM RAYMUNDO DAMASCENO, PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB RECEBEU COMITIVA MAÇÔNICA DA COMAB E CMSB

No dia 22 de setembro de 2011 a COMAB (Confederação Maçônica do Brasil) e a CMSB (Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil), representadas por seus Grandes Secretários Gerais, Irmãos Rubens Ricardo Franz (COMAB) e Vanderlei Valente (CMSB) foram recebidos pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para tratar do Projeto que está sendo compartilhado pelas três Organizações em prol da transformação social, da atuação pela melhoria da educação do povo brasileiro e o fortalecimento dos valores familiares. O encontro foi bastante auspicioso tendo havido comunhão de ideais. Na foto, da dir/esq.: Vanderlei Valente (CMSB), Dom Raymundo Damasceno e Rubens Ricardo Franz (COMAB). Fonte: Revista Fraternizar Nº 156 e noticiado em vários sites da mídia da Rede Mundial de Computadores. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI. 

86 ANOS DO HERÓI JUAREZ SIQUEIRA FOI COMEMORADO NA LOJA MAÇÔNICA SEGREDO E FORÇA DA ACÁCIA Nº 2042 EM FORQUILHA-CEARÁ

Juarez Siqueira apaga a velinha dos seus 86 anos de vida
Venerável José Gomes Duarte com nosso herói Juarez Siqueira  
Quadro da Loja Maçônica Segredo e Força da Acácia Nº 2042 de Forquilha e visitantes com nosso aniversariante Juarez Siqueira 
Reportagem do JORNAL A FOLHA que menciona o grande Juarez Siqueira
  Irmão Juarez Siqueira  com sua família no momento de seus parabéns, Filhas; netas; netos; bisneta genro do aniversariante no Fecebook: Conceição Siqueira Sousa, Nasaré Siqueira Mendes, Liliane Nara Bitu,Pedro Marvy, Adriana Bitu, Eliane Mara Bitu, Iara Siqueira, Anilta Siqueira, Vidal Gomes, Bárbara Mendes e Wesley Siqueira.
Aconteceu nesta data do dia 27 de agosto o aniversário do maçom Manoel Juarez de Siqueira. No início da manhã as emissoras de Rádio Difusão das cidades de Sobral e Forquilha enalteceram seu natalício. A noite aconteceu uma sessão especial na Loja Maçônica Segredo e Força da Acácia nº 2042/GOB-CE sobre a presidência do Venerável Mestre Irmão José Gomes do Duarte e dos irmãos do quadro: Joaquim Loiola Aragão; Luis Hidelbrano Mendes Cavalcante; Francisco Neres Portela; José Ilário de Sousa; Diego Andesor Felix Avelino; José Conrado Aragão Neto; Francisco Lopes Bernardino e do Grande Inspetor Geral do Grão 33 da Maçonaria Universal Célio Cavalcante membro do quadro da Maçônica Luz do Acaraú nº 39/GLMECE com sede em Sobral. Estes Irmãos se uniram fraternamente com a família do herói Juarez Siqueira para blindar seus parabéns. O Irmão Célio Cavalcante no salão de banquete mostrou uma reportagem guardada em seu baú quando era correspondente do JORNAL A FOLHA da cidade de Sobral, mostrado na página 06 da 1ª quinzena de setembro de 2006 que menciona o aniversário de um dos bem-feitores de forquilha com tudo seu currículo Vitae com se ler na Fotografia gráfica jornalística. Ao irmão Juarez e familiares votos de Saúde Paz e grandes realizações no seu caminhar. Por Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FORQUILHA - LOJA MAÇÔNICA SEGREDO E FORÇA DA ACÁCIA Nº 2042/GOB/CEARÁ PROMOVE SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO

Venerável Irmão José Gomes Duarte com quadro da Loja e visitantes na Sessão Magna de Iniciação 
Venerável Irmão José Gomes Duarte dando os parabéns ao novo Maçom Diego Avelino
O agradecimento do Venerável Irmão José Gomes Duarte aos Irmãos visitantes
O Maçom Diego Avelino com seu Padrinho de Maçonaria Hidelbrano Mendes
O Maçom Diego Avelino com namorada Jessica Nachara e genitores Manoel Avelino e Dona Maria de Jesus cantando seus parabéns!
Família do Maçom iniciado Diego Avelino com o Benemérito da Ordem Raimundo Paiva
O Maçom Diego Avelino com sua namorada Jessica Nachara
O Maçom Diego Avelino com seu Padrinho Hidelbrano Mendes ladeado dos genitores Manoel Avelino e Dona Maria de Jesus 
Imagem da cerimônia do jantar sobre a organização da Primeira Dama da Maçonaria forquilhense cunhada Juracir com ajuda da classe feminina.
Após os parabéns o Irmão Diego Avelino corta o Bolo de seu aniversário 
O Irmão Diego Avelino oferece o primeiro pedaço do bolo a sua genitora
A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Segredo e Força D’Acácia nº 2042, do Oriente de Forquilha – CE, sobre administração do Venerável José Gomes Duarte realizou neste último sábado 25 de agosto de 2012, que homenageia nosso Irmão Luís Alves de Lima e Silva (O Duque de Caxias) Patrono do Exército Brasileiro e Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil, Sessão Magna de Iniciação do novo Irmão, Diego Anderson Feliz Avelino, contando com as presenças dos membros da A.: R.: L.: S.: Liberdade Sobralense nº 3039 representada pelo seu Venerável Irmão Adonel Rodrigues Sales; Da A.: R.: L.: S.: Deus União e Trabalho nº 1993 do Venerável José Oscar Ribeiro e da A.: R.: L.: S.: Luz do Acaraú nº 39 de obediência da Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará representada pelo seu Venerável Francisco Eudson de Sousa, que se fazia acompanhar do Grande Inspetor Geral do Grau 33 Irmão Célio Cavalcante, que em sua fala enalteceu o GOB-CEARÁ em possui em sua jurisdição o atual Grão Mestre Irmão José Anízio de Araújo que tem seu esforçado em edificar uma Maçonaria voltada para os interesses sociais, em agir pelo engrandecimento da Humanidade e promover a Igualdade, Fraternidade e Liberdade para todos os nossos semelhantes, independentemente da cor e da classe social. Naquela efeméride compareceram 23 irmãos sendo destaques os beneméritos da Ordem Manoel Juarez de Siqueira; Raimundo Paiva e nossos Ex-veneráveis da A.: R.: L.: S.: Liberdade Sobralense nº 3039 José Ilo de Oliveira Santiago e Apolinário Santo Lessa. Encerrada a Sessão Magna de Iniciação aconteceu um jantar para os presentes com os parabéns do recém-iniciado Diego Avelino que estava de aniversário em acordo mútuo com seus pais Manoel Avelino e dona Maria de Jesus pela suas bodas de ouro de seu casamento. O Venerável Irmão Duarte e o Conselheiro Estadual da Ordem José Milton de Oliveira com os irmãos do Rito Adonhiramita Joaquim Conrado; Francisco Neres Portela; Luis Hidelbrano Mendes Cavalcante e José Conrado agradeceram as presenças dos Respeitáveis Irmãos que vieram nos prestigiar trazendo prosperidade e progresso para Maçonaria Universal. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI.

sábado, 25 de agosto de 2012

LEMBRANÇA DE ZÉ BRUGUELO NÃO SE APAGAM DE NOSSAS MENTES

O Jovem José Hélio dos Santos (Zé Bruguelo) como era popularmente, conhecido no meio juvenil forquilhense nas décadas: Final dos anos 60 para o começo do ano 70. Este prematuramente foi para junto de Deus devido um acidente em um ônibus que trabalha na cidade do Iço - Ceará. Nosso Zé Bruguelo era filho do funcionário do DNOCS Antonio Marques dos Santos (Antonio Chico) e de Anedina Alves dos Santos. Ele foi criado por seu Avô Luiz Araújo, estes já falecidos. Lembro-me do Circo nas proximidades do chafariz, ou seja, em frente à casa do comerciante José Maria  Prado, em que o palhaço era o adolescente Wellington Ponte Prado auxiliado por José Ivan; Zé Ribeiro; Chiquinho Luiz; Pascélio Oliveira. As baianas: Maria Madalena; Santuzia; Lúcia Saraiva entre outras adolescentes moradoras nas proximidades da Igreja de São Francisco de Assis. O sucesso do Circo era o sanfoneiro Zé Bruguelo que fez seu pai adotivo comprar uma sanfona de oito baixos do açougueiro Itamar para mostrar seu talento no picadeiro do Circo. Certa vez Zé Bruguelo veio me mostrar sua sanfona dizendo que o instrumento musical era perfeito para se tocar. Como meu pai Abelardinho possuía uma sanfona de 120 baixos, pegue a sanfona de Zé Bruguelo e comecei a tentar apontar a música dos parabéns, neste vai e vem do fole esqueci que a mesma era pequeníssima, abri com tanta força que a mesma se partiu ao meio. Zé Bruguelo mesmo triste me confessou agora seu pai vai pagar o prejuízo eu disse leve para o Mundiquinho que ele cola as duas bandas! Amigo Zé Bruguelo sua passagem na terra foi marcada por muitas alegrias, sei que você está junto de Deus e Maria Santíssima recebendo a verdadeira Luz Celestial. Por Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FORQUILHA PARTICIPOU DO XII ENCONTRO NACIONAL DE ALEITAMENTO MATERNO/ENAM EM FORTALEZA - CEARÁ

Aconteceu no Centro de Convenção em Fortaleza-Ce, de 19 a 23 de agosto de 2012 o XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno/ENAM e II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável/ENACS. O município de Forquilha desde 2011 vem trabalhando com o Projeto Amamentar: Saúde pra toda a vida. Duas paródias foram apresentadas sobre a orientação da catedrática Elizete Marques Araújo nesta última quarta feira 22 de agosto no Encontro Nacional pelas adolescentes do CAJ, da Secretaria de Saúde e a outra foi apresentada pelas alunas da escola do Centro Social. Foi um sucesso! Isso mostra o comprometimento que a Secretária de Saúde e o gestor municipal têm em melhoria do desenvolvimento do Protagonismo Juvenil, dando apóio as ações de conscientização da prática de Aleitamento Materno, para um melhor desenvolvimento de nossas crianças. Desde já agradecemos o prefeito e a Vevé pelo apóio que nos deu com a logística de conforto do transporte, até as roupas das meninas para a apresentação. Fonte: Elizete Marques Araújo. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI.

OS LOYOLISTAS NO BRASIL CONSTRUÍRAM A ESCOLA APOSTÓLICA E O NOVICIADO EM BATURITÉ-CEARÁ

Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, na expedição de Tomé de Souza, tendo como Superior o Pe.Manuel da Nobréga. Desembarcam na Bahia, onde ajudaram na fundação da cidade de Salvador. Atendiam aos portugueses também fora da Bahia, percorrendo as Capitanias próximas. Com o 2º Governador Geral Duarte da Costa (1553), chega o jovem José de Anchieta. Em 1554, no dia da conversão de São Paulo, funda em Piratininga um Colégio, o qual sustentaria durante dez anos. Aprendeu logo a língua dos índios, da qual escreveu a primeira gramática, dicionário e doutrina. O Governador Geral Mem de Sá, em 1560 e 1567 expulsa os franceses do Rio de Janeiro e com seu sobrinho Estácio de Sá funda definitivamente a cidade. No Ceará os loyolistas construíram a Escola Apostólica e o Noviciado de Baturité, em fevereiro de 1922, decidiram abrir aqui uma escola apostólicas, ou seja, um seminário menor, para formação dos seus padres e irmãos. O prédio foi inaugurada em 1929 para a formação de novos jesuítas, primeiramente como seminário, mais tarde noviciado e juniorado, atualmente funciona como casa de retiro e hotel. Uma linda construção realizada por nossos irmãos jesuítas que lembra um castelo medieval. Mais tarde fundou-se o Colégio Santo Inácio de Fortaleza. Salientemos ainda a tarefa da formação do Clero. linkhttp://www.jesuitas.com.br/publique/web/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?buscar=ok&infoid=55&query=simple&search%5Fby%5Fauthorname=all&search%5Fby – Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O MUNICÍPIO DE ARACATI NO CEARÁ CONTEMPLA VESTÍGIOS DE NOSSA ARQUEOLOGIA


No trabalho de escavações do Sistema de Esgotamento Sanitário pela CAGECE no Município de Aracati-Ce, durante as etapas II e III os estudos arqueológicos, executada entre os meses de fevereiro a julho de 2008, foram evidenciadas quantidades expressivas de objetos arqueológicas na cidade de Aracati, representadas por vestígios na forma de artefatos e estruturas. As descobertas vêm sendo vinculadas a dois séculos distintos – o XVIII e o XIX. Os remanescentes mais antigos estão depositados numa camada mais profunda de sedimentos argilosos na qual são encontrados em associação objetos de origem portuguesa e uma significativa quantidade de ossos de gado, geralmente calcinados, que podem ser vinculados às atividades de charquear do século XVIII. Em estratos mais recentes foi descoberta uma variedade de elementos da tralha doméstica do século XIX, dentre os quais se destacam as faianças finas inglesas. O trabalho historiográfico e Arqueológico deve a participação da Profª. Dra. Silvia Márcia Alves Siqueira da UECE e da Arqueóloga Dra. Verônica Pontes Viana, sobre a tutela do IPHAN/CEARÁ. Fonte: Plano de trabalho apresentado à CAGECE (Companhia de Água e Esgoto do Ceará)/GEMAM (Gerência do Meio Ambiente). Confira mais Informações no Link -http://www.overmundo.com.br/overblog/arqueologos-descobrem-fundacoes-em-aracati -  Estas e outras no diário de notícia do pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante, membro do Centro Brasileiro de Arqueologia-CBA e Correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

OS MINISTÉRIOS DA SERRA DA BARRIGA E LOCALIDADES RURAIS ADJACENTES DO MUNICÍPIO DE FORQUILHA

A Serra da Barriga em Forquilha-Ceará, carrega seus mistérios vivenciado por moradores que habitam bem próximo de seus arredores. Estivemos nesta última segunda feira 20 de agosto de 2012 às 17h00min, visitando a residência do Sr. Francisco Cosmo de Mesquita (recém-falecido) aonde a viúva do falecido Sra. Joviana Brandão de Mesquita 70 anos filha de José Calazanço Brandão e de Maria Rodrigues Pinheiro, que se fazia acompanhar de seus filhos: Antonio Arnaldo de Mesquita (Pastor Arnaldo), que reside em Manaus-AM e Antonia Mesquita Lima (Maisa) do lar. Estes descreveram para o pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante com seu título de (Guardião da Arqueologia Cearense) e Professor Suel Makse fatos pitorescos que envolvem um assassinato de um Padre sobre sua alcunha de (Pascoal) por um suposto cangaceiro no início do século XX. É bom mencionar que o local aonde o Padre foi sepultado como marca da sua sepultura nasceu um pé de juazeiro, pau branco e um pé de feijão brabo dando origem o Cemitério do Barriga. Dentro deste Campo Santo averigúe vários sepulcros de alguns amigos (Fotos) que já partiram para junto de Deus, como foi marcado pelo Santo Cruzeiro em frente à residência dos mortos. Moradores que trafegam em frente ao cemitério em altas horas da noite têm observado gemidos e grito alarmante de súplica de socorro uma forma de clemência do suposto cangaceiro assassino do sacerdote. Outro Misterioso Caso foi relatado pelo grande vulto da escrita Cearense, Tomás Pompeu Sobrinho, em seu livro editado no ano de 1909, cujo titulo “O Ceará no Começo do Século XX” em sua página de número 92, ele faz o seguinte comentários: Estranho fenômeno de emanação de fumaça preta e espessa, oriunda de uma grande pedra foi observado pela população da ribeira do Acaraú, depois de copiosa chuva na Serra da Barriga. O fenômeno aconteceu no dia 22 de fevereiro de 1859, sendo visto por alguns moradores da cidade de Sobral. No mês de fevereiro de 1842 já havia sido observado fenômeno semelhante no mesmo lugar. O Sr. Rafael Mesquita Gomes morador da Localidade de Oriente, também fez menção que há 4 anos o mesmo andando na estrada nas proximidades da Fazenda São Vicente avistou uma Luz Azul aproximadamente ás 23h00min, que acendeu muito forte permanecendo no espaço por cerca de três minutos, e em seguida desaparecendo no espaço astral. Relatou ainda que um objeto voador sobrevoa o Açude na Localizado entre a Gangorra e Ipueirinha nas proximidades da Serra da Barriga e ali este objeto voador lançou sobre as águas daquele pequeno reservatório um saco não identificado com matérias que logo apodreceu aquele bebedor. O certo é que a Serra da Barriga com seus mistérios é patrimônio natural com sua beleza infinita que serve para as pesquisas de campo da Geologia; Espeleologia;  Arqueologia;  Paleontologia; Ufológico e Ciências afins.  Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membro correspondente da ACEJI.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

MAÇONARIA SOBRALENSE FESTEJOU O DIA DO MAÇOM COM INICIAÇÃO E BAILE NA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL-AABB

A maçonaria sobralense que congrega as lojas da GLMECE E GOB se reuniram neste último sábado 18 de agosto de 2012, no templo da A.R.L.S. Luz do Acaraú Nº 39 sobre a obediência da Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, para prestigiar a iniciação maçônica do Advogado Francisco Sidney Torres Carneiro. A Iniciação tem como objetivo conduzir a pessoa ao conhecimento por meio de uma iluminação interior, projeção e apreensão no centro do Eu humano da luz transcendental. Constitui o verdadeiro "batismo maçônico". É o começo de uma vida nova para se praticar a filantropia Universal. Os trabalhos maçônicos foram presididos pelo Irmão João José Sousa Nascimento amparado pelo Delegado do 2º Distrito Maçônico Antonio Clemir Tomaz de Sá; Do Venerável em exercício Luiz Antonio Aguiar Lima; Dos cuidadosos vigilantes Reginaldo Chaves e Francisco das Chagas Aragão Vasconcelos; Orador Antonio Arismar de Sousa; Secretário Márcio Costa Popsin; Chanceler Reginaldo Chaves da Silva; Do Tesoureiro Célio Cavalcante alem do mestre do cerimonial Francisco Eudes de Sousa que recepcionou a comitiva do Grande Oriente do Brasil no Ceará,  nesta sessão magna de iniciação pelas lojas: Deus União e Trabalho Nº 1993 Venerável José Oscar Ribeiro; Loja Deus e Caridade III Nº 1150 Venerável José Aragão; Loja Liberdade Sobralense Nº 3039 Venerável Adonel Rodrigues Sales; Do Benemérito da Ordem Maçônica Raimundo Paiva entre outros irmãos que congrega o GOB em Sobral. A efeméride que antecipou o dia 20 de Agosto teve o brilhantismo fraterno dos irmãos: José Adjacir Torres Carneiro; Ismar Maciel dos Santos; Francisco das Chagas Fernandes; Antonio do Nascimento Lino; José Haroldo do Nascimento; José Valmir Dias; Do Grande Inspetor Geral do Grau 33 Antonio Wilson Moreira e de todos nossos irmãos da GLMECE E GOB que se fizeram presente após o cerimonial de iniciação ao banquete que se deu no restaurante o Louro em seguida o Baile Maçônico na AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Sobral que marcaram as homenagens ao dia do Maçom. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI.

domingo, 19 de agosto de 2012

MUNICÍPIO DE TAUÁ NO SERTÃO DOS INHAMUNS CEARENSE CONCENTRA VÁRIOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS

Alexandre Lopes Andrade*, Antonio Carlânio Sousa Leite*, Antonio Kailton Gonçalves de Oliveira*, Leandro Leitão da Silva*, Marcos Monteiro Lô*, Nayara Cavalcante de Araújo*, João Gláucio Siqueira Matos Mota** Resumo: A grande incidência de sítios arqueológicos em sua maioria rupestre descobertos no município de Tauá, apontam para uma estada ou passagem do homem americano pela Região dos Inhamuns há mais de 10 mil anos atrás. A resposta para tais manifestações de vestígios encontrados nesta região, pode estar no fato de no passado a área que compreende o Sertão dos Inhamuns exibir condições favoráveis de fauna, flora e recursos hídricos, o que representaria para os grupos pré-históricos, fatores indispensáveis para sua sobrevivência e desenvolvimento de suas habilidades. Palavras Chave: homem primitivo, sítios arqueológicos, registro rupestre, região dos Inhamuns: Fonte da pesquisa no link http://pt.scribd.com/doc/58776788/Esboco-do-artigo-de-Arqueologia

sábado, 18 de agosto de 2012

“EQUIPE DO PROJETO DE PESQUISA UFC – UFPA – CNPQ” FIZERAM INSPEÇÃO AOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE FORQUILHA-CEARÁ

O Projeto de Pesquisa Ações Integradas de Extensão Rural em Comunidades Tradicionais do semi-árido e da Amazônia Oriental composta por Adryane Gorayeb (professora), Igor Pedroza (Arqueólogo), Cleide (mestrando em geografia) e Narciso Ferreira Mota (agrônomo da área de projetos e extensão), sob a coordenação da primeira estiveram com os servidores do DNOCS: José Amaro dos Santos e do Pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membros do Comitê de Revitalização do Açude Público Forquilha visitando as comunidades de Cacimbinha e Timbaúba numa missão de catalogar os sítios arqueológicos existentes ao longo da bacia do Açude de Forquilha, bem como de averiguar a forma e os meios de sobrevivência das famílias destas comunidades. Foi visitado também o sítio da comunidade de Cachoeira das Moças próximo ao divisor das águas da bacia hidrográfica do açude de propriedade do DNOCS, onde se pôde constatar varias inscrições rupestres deixadas pelos nossos antepassados, que juntas com as do sitio Timbaúba formam o conjunto de inscrições do patrimônio arqueológico do município. Essa pesquisa de campo foi contemplada no Livro da Universidade Federal do Ceará - UFC, que retrada experiência de Extensão Universitária desenvolvidas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Estas e outras no diário de noticia de Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FRANCISCO MARTINS VIANA ONTEM HOJE E SEMPRE

O patriarca Francisco Martins Viana, foi em vida o maior latifundiário da sede na época do Distrito de Forquilha. Dou a Diocese de Sobral com sua esposa Maria José do Espírito Santo (Dona Mocinha Viana), o terreno para construção da Igreja de São Francisco de Assis e do Cemitério São Francisco no Centro de nossa cidade. Francisco Martins Viana (Seu Chico Martins) era natural de Santo Antônio de Aracatiaçu hoje Distrito de Sobral. Filho de Martinho José Viana e de Maria Lourenço Viana. Muito jovem casou-se com a Senhora Maria José do Espírito Santo (Dona Mocinha Viana), natural de Caiçara, filha José Alves de Sousa e de Joana Maria de Sousa. (Foto Lucas Martins) Em seu casão construído em 1928 recebeu varias comitivas de ilustres políticos do cenário cearense. O clero sobralense também vivenciou em sua residência momentos fraternos com estes dois imortais da História do Povo forquilhense, quando da passagem de Dom José Tupinambá da Frota, para abertura das primeiras Santas Missões no ano de 1940 na época Capela de São Francisco de Assis. Seus legados são exemplo de humildade e generosidade que permanecer incubado na mente das famílias forquilhenses. Seu neto Francisco Assis Aragão traz do seu álbum de fotografias essa fotografia do seu avô Francisco Martins Viana em frente a Estátua de sua avó Dona Mocinha Viana que leva o nome de nossa primeira Praça pública de Forquilha. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membro correspondente da ACEJI.