sábado, 8 de junho de 2013

PROFESSOR GERAL DE HISTÓRIA DA UPE DR. PAULO ALEXANDRE DESCREVE SOBRE OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL

AS COMUNIDADES INDÍGENAS ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS - HISTÓRIA GERAL  Os indígenas foram os primeiros povos que habitaram as terras brasileiras, muito antes do português aqui ter chegado. Em um tempo muito distante, diferentes grupos  indígenas buscavam sua alimentação na caça e na coleta de frutos e raízes. Os que viviam próximos ao litoral complementavam sua alimentação com a pesca. Retiravam da natureza o que ela lhes oferecia, garantindo o sustento e a sobrevivência do grupo. Eram grupos nômades, pois não se fixavam num só lugar. Estavam sempre mudando em busca de seu sustento.  

Os grupos humanos  organizavam-se e  relacionavam-se entre si e com  a natureza de diferentes formas, de acordo com suas necessidades de sobrevivência.  Cada povo indígena tinha  características próprias de  organização: homens e mulheres tinham funções  sociais bem definidas; a natureza masculina era por eles compreendida como guerreira e com aptidão para as artes da guerra; aos guerreiros cabia proteger a tribo, mulheres, crianças e idosos. A morte, para os homens indígenas, só era considerada honrosa quando acontecia na luta, na guerra  com grupos inimigos. Essa forma de compreender as coisas dava aos guerreiros uma condição de superioridade em  relação aos demais do grupo. Além da guerra, cabia aos homens as tarefas que exigiam força física, como caçar animais ou preparar a terra para o plantio.  A extração de matéria-prima da natureza e produção  para o sustento do grupo eram tarefas das mulheres. Entre os  diferentes grupos indígenas, as atividades realizadas pelas  mulheres eram leves, portanto consideradas inferiores à guerreira, que exigia força física. A mulher coletava frutos e raízes, preparava o alimento, cuidava dos filhos e em  algumas comunidades amazônicas ainda semeava, plantava  e colhia os alimentos. Tribos indígenas da América do Sul, Central e grande parte daquelas da América do Norte. 2. A segunda migração deu origem às tribos nômades da região noroeste da América do Norte.  3. A terceira migração teria originado os povos  esquimós que habitam a região ártica do Pólo Norte. Já outras teorias levantam a hipótese de que mais duas correntes migratórias teriam povoado as Américas: uma, de antigos navegadores provenientes dos arquipélagos da Melanésia e Polinésia, no Oceano Pacífico, chegando até a América do Sul; a outra, que pode ter vindo da Austrália e ter atingido a América na região da Antártida. Observe no mapa ilustrativo acima a representação dessas hipóteses. Pesquisas mais recentes levantaram outra possibilidade: de que um grupo teria se deslocado da África para a Ásia e daí  para a América, por volta de 15 mil anos atrás, tendo assim características negróides.  

Quanto à época, não há nenhuma concordância. A idade dos fósseis humanos mais antigos encontrados na América varia entre 12 a 15 mil anos atrás. No entanto, a arqueóloga brasileira Niéde Guidon afirma ter datado restos de fogueiras humanas com mais de 35 mil anos no estado do Piauí. Mas grande parte da comunidade científica e arqueológica norteamericana não aceita essa hipótese por não haver comprovação de fósseis humanos. Você pode estar se perguntando: mas afinal de contas, entre tantas teorias, qual é a mais verdadeira? As pesquisas científicas arqueológicas procuram confirmar suas teorias, e as que relatamos acima são as mais aceitas, porém ainda estão sendo comprovadas.  Permaneça lendo a matéria do Prof. Paulo Alexandre. Texto adicional de apoio preparatório para o Sistema Seriado de Avaliação/Vestibular Seriado da Universidade de Pernambuco - UPE  no link: http://historiablog.files.wordpress.com/2008/10/historia-indigena-para-vestibular-seriado-upe.pdf – Estas e outras no diário de notícia do pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA. Da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário