terça-feira, 23 de julho de 2013

PROF. HENRIQUE FLÁVIO FELIX AVELINO FAIXA PRETA 3º DAN DESCREVE A HISTÓRICO DO KARATÊ FORQUILHENSE

O karatê na cidade de Forquilha teve sua origem com o Prof. Manuel Wilson da Costa Júnior, este aluno do Prof. Frota(Sobral), mas, como eram clandestinos, desconheço o motivo, já que existia a Federação Cearense de Karatê, seus ensinamentos não deram frutos, vindo então, a abandonarem a propagação do Karatê no município. Em meados de 1989, o Prof. Neuraci Madeira, na época 1º kyu, deu início as aulas de karatê, tendo como Diretor Técnico o Senhor Sensei Arimatéa Arruda, neste período o karatê forquilhense surgira legalmente. Seus primeiros alunos foram: Henrique Flávio[na mesma época também treinava no Dojo do Senhor Sensei Arimatea,na Academia Vamos Malhar, no turno da noite], Lindonwagner(Dondon),Ìka, Didi, Antônio, Batista, Ildebrando Cavalcante, Gil Santos, Thomás, Anastácio de Araújo, Dedé e Netinho Prado e, as aulas eram ministradas pela manhã. Pouco tempo depois, possivelmente num prazo de hum ano e meio após o início das aulas, o Prof. Neuraci deixa de ensinar. Com isso, os alunos perderam o ânimo. Então, continuei a praticar em Sobral no Dojo do Senhor Sensei Arimatea, e em 1994 submeto-me ao exame de faixa preta, logrando êxito, torno-me o primeiro faixa preta de Forquilha, e, logo depois, em 1996 à faixa preta 2º Dan. Com a aquisição da graduação de faixa preta 1º Dan, dou início ao Dojo Nova Geração e alguns alunos que abandonaram, na época do Prof. Neuraci, vieram a treinar comigo. No ano de 1998, o Prof. Neuraci retorna a praticar o Karatê, submetendo-se então, ao exame de faixa preta em 2000, neste mesmo exame, obtenho a graduação de 3º Dan.  Hélio Wilson,torna-se faixa preta 1º dan, em exame realizado em 1996, este, logo após mudar-me para Sobral, vêm a assumir o Dojo Nova Geração. Nisso, Hélio Wilson vincula a Associação de Karatê Nova Geração(ASKANGE) a Federação Cearense de Karatê(F.C.K.), tendo como Diretor Técnico o Prof. Robério Vasconcelos, faixa preta 3º Dan. Hoje, a Askange é dirigida pelo Prof. Raimundo José, faixa preta 3º Dan, vêm fazendo um trabalho junto a ONG PROLONG, para crianças e adolescentes da cidade de Forquilha. Fonte da reportagem no site:https://www.facebook.com/photo.phpfbid=403210389785328&set=at.366222186817482.1073741827.100002891107274.100004031478865&type=1&theater – Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará.

3 comentários:

  1. Prezado Amigo Célio Cavalcante, gostaria de parabenizá-lo por resgatar essa história junto ao Amigo/Irmão Henrique Flávio. Esta época me marcou muito, foi uma época sofrível, porém de bastante aprendizado. Agradeço ao Senhor Deus por ter me dado o prazer de viver e compartilhar desta geração. Tenha um ótimo final de semana. Abraço. Anastácio de Araújo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Célio e Anastácio, concordo plenamente com o Anastácio e, resgatar este momento nostálgico que estigmatizou uma geração de jovens adolescentes, inclusive seu ilustre irmão Hildebrando, meu amigo, torna-nos uma geração ímpar. Devemos agora perpetuar a propagação destes conceitos filosóficos e morais do Karatê, apoiando os nossos conterrâneos que solidificam esta Arte Marcial tão linda que é o Karatê, em nossa terra natal, Forquilha.

      Excluir
    2. Célio, parabéns pelas belas postagens em seu blog. São todas de grande relevância.

      Excluir