quarta-feira, 17 de julho de 2013

TERRA VOLTOU A TREMER NA REGIÃO DA SERRA DA MERUOCA

A terra voltou a tremer na região da Serra da Meruoca na manhã desta quarta feira (17/07/2013). O tremor, não causando prejuízos. O fato ocorreu por volta de aproximadamente às 08h12min, e não foi sentido em outros municípios da região. Apesar do tremor não ter sido perceptível o barulho é que assustou moradores que já vivenciaram outras situações semelhantes. Vamos aguardar as informações oficiais dos registros sísmicos através do Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), Departamento de Geofísica (DGEF), Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) e da Defesa Civil. Os Radioamadores estão sobre alerta geral, informa o voluntário da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - Rener atrelada ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD vinculado ao Ministério da Integração Nacional-MI, Sr. Célio Cavalcante de prefixo PT7ACZ - Forquilha-Ceará. 
            A T E N Ç A O     D A D O S    C  O  N  F  I  R  M  A  D  O
Hoje, 17/07, fomos informados pelo radioamador Célio Cavalcante, de Forquilha-CE, de que um tremor de terra tinha sido sentido na Serra da Meruoca. Analisando os dados da estação NBMO (Morrinhos-CE), da rede RSISNE, verificamos que um evento de fato ocorreu às 11:14 UTC (08:14, hora local). A magnitude preliminar foi estimada em 1.7  O registro do evento em NBMO está na Figura 1.
 
A atividade sísmica na Serra da Meruoca vem ocorrendo praticamente de forma contínua desde 2008 comperíodos de alta e baixa atividade. Não é possível prever como será a evolução dessa atividade. Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Suélio Carolino, Regina Spinelli. Fonte oficial no site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário