sábado, 14 de junho de 2014

A BELEZA DA FORMAÇÃO DAS PEDRAS

             PEDRA DE BOCA – VERTENTES PERNAMBUCO
A pedra de Boca é uma grande Rocha que fica na Serra da Taquara, essa grande rocha tem uma “abertura” onde, se espremendo um pouco, um adulto pode entrar dentro da pedra.  O local que já foi habitado e encontram-se as escrituras indígenas nas paredes da pedra e ao caminhar até o final do “túnel”. Leia mais no site: http://gerembadadigital.wordpress.com/2010/08/30/cavaleiros-da-ordem-do-calango-parte-2/
     PEDRA DO NAVIO
A Pedra do Navio é uma formação rochosa de 10 metros de altura e 300 toneladas que recebeu esse nome por se assemelhar a uma antiga embarcação. Localizada na entrada do município de Bom Jardim - PE, a pedra possui uma escada para que os visitantes mais aventureiros possam apreciar a vista da região de cima do principal cartão-postal da cidade. A Pedra foi utilizada anteriormente como cemitério por povos pré-históricos e na década de 70 foram encontrados, através de escavações, objetos de adorno, urnas mortuárias e utensílios domésticos, que hoje podem ser vistos no Museu do Homem do Nordeste, em Recife.
DÓLMEN, OU SEJA, UM MONUMENTO DRUÍDICO PRÉ-HISTÓRICO FORMADO POR UMA GRANDE PEDRA SOBRE A SEMELHANÇA DE UM DINOSSAURO LOCALIZADO NA SERRA DA BARRIGA EM FORQUILHA-CEARÁ 
O pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante com sua experiência de campo nas áreas de Arqueologia; Geologia; Paleontologia; Ufologia e a Comunicação Cientifica do Radioamadorismo descobriu um dólmen, ou seja, um monumento druídico Pré-histórico formado por uma grande pedra sobre a semelhança de um dinossauro em pleno matagal nas adjacências da Serra da Barriga. Isto comprova a beleza natural da região com seus sítios arqueológicos e suas cavernas para um estudo mais adequado da ciência espeleologica.
       PEDRA DO ET EM QUIXADÁ-CEARÁ
A Pedra do Et é uma das atrações naturais turística que estar localizada no município de Quixadá-Ceará. A mesma foi descobertas pelo oficial da reserva do Exército Brasileiro, Adão Donato Masera, um gaúcho de Santo Ângelo. Ele não mora mais em Quixadá, mas os aventureiros podem procurar as agências do turismo e os guias de turismo da cidade e agendar um belíssimo passeio aquele local de tamanha beleza. Leia mais sobre a Pedra  do ET no site Diário Sertão Central .
PEDRA DAS ANDORINHAS - DISTRITO DE TAPERUABA - SOBRAL – CE
A Pedra das Andorinhas é um local exótico por natureza por apresentar um formato de uma carranca pertencendo  uma área geológica, que se caracteriza pelo afloramento de rochas graníticas, de textura predominante porfiroblástica, de coloração acinzentada, onde os cristais se encontram grandes e bem preservados, descreve o pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante.  O local serve para abrigar as rotas migratórias das andorinhas a que deu o nome de Pedra das Andorinhas.  Como diz, é uma perspectiva genérica da geomorfologia da região de Taperuaba, na visão dos seus próprios moradores para uma abordagem mais contundente dos estudos  geomorfológico-científico da região. Estas e outras no diário de notícia do pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará.

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem. Sobre essas formas exóticas, que lembram formas de nosso dia a dia e de nosso imaginário, temos trabalhado em uma perspectiva de torná-las atrativas para potencialização do turismo e, ao mesmo tempo, divulgar o saber das geociências. Temos dois trabalhos publicados apresentando parte do que temos feito na UFPB em relação às geoformas do Cariri paraibano, seguem os links para quem tiver interesse em dar uma lida:

    Geoformas: potencial do Cariri Paraibano - http://1drv.ms/1dQfzyT

    O Potencial Estético das Geoformas do Cariri Paraibano - http://1drv.ms/OXtygB

    Outros materiais podem ser acessados também em meu blog: http://geodiversidadepb.blogspot.com.br/

    Abraços a todos e mais uma vez parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir