segunda-feira, 30 de junho de 2014

RADIOAMADOR DE TERESINA HENRIQUE SILVEIRA - PS8DPF DE PASSAGEM POR FORQUILHA EM DIREÇÃO A FORTALEZA

Neste final do mês de junho de 2014, transitou pela bela cidade de Forquilha-Ceará, o nobre colega radioamador Classe “A” Henrique Silveira de prefixo PS8DPF da nossa metrópole Teresina-PI, o mesmo é servidor da Segurança Nacional e desfruta do convívio fraterno com seu colega Célio Cavalcante-PT7ACZ, um dos decanos do radioamadorismo forquilhense. O visitante aproveitou para estreitar os laços fraternais com o chefe da Unidade do DNOCS em Forquilha Dr. Joaquim Ferreira dos Reis (Kinca), e demais funcionários que desejaram boas-vindas ao probo servidor de nossa Pátria. Em Fortaleza nosso amigo Henrique visitou a feirinha do radioamador aonde encontrou a velha guarda do radioamadorismo cearense inclusive o Presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão do Estado do Ceará, Dr. Daniel de Queiroz PT7VD e do radioamador Olavo PT7ORS entre outros comunicadores deste hobby fascinante chamado radioamadorismo. Estas e outras no diário do radioamador Célio Cavalcante PT7ACZ Classe “A” membro filiado ao projeto Radioamador Amigo do Exército- RAEB *www.craec.org* voluntário da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - Rener atrelada ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD vinculado ao Ministério da Integração Nacional-MI.

sábado, 28 de junho de 2014

DELEGADO DO 4º DISTRITO DA GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DO CEARÁ FAZ REFLETIR

O Delegado do 4º Distrito da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, que compreende a jurisdição das ARLS – SEGREDO E FORÇA DA ACÁCIA Nº 17; ARLS - DEUS E FRATERNIDADE SOBRALENSE Nº 76 E A ARLS – LUZ DO ACARAÚ Nº 39, Irmão Célio Cavalcante e sua digníssima esposa Lucineide Cavalcante, estiveram prestigiando o evento social do dia das mães no Salão de Banquete da ARLS Luiz do Acaraú Nº 39/GLMECE com sede em Sobral-Ceará. Para o Delegado que chegou ao pódio do Grau 33 o Maçom é aquele homem que aprender a servir e a respeitar seu próximo; Amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de DEUS; e qualquer que ama é nascido de DEUS e conhece a DEUS, pois a família é a célula primeira da Humanidade, seu berço, sua unidade é  fundamental.  Pois é no lar que o maçom deverá aplicar os princípios de amor ao próximo, da caridade e da tolerância, iniciando assim a construção de uma sociedade, mais equilibrada, igualitária e justa entre as nações. Estas e outras no diário de notícia do maçom Célio Cavalcante Delegado do 4º Distrito/GLMECE/SOBRAL-CEARÁ.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

FORQUILHA AMANHECEU SOBRE AS CORES DO ARCO-ÍRIS E SEU AÇUDE COM POUCA ÁGUA

Nesta última sexta feira 27 de junho de 2014, o tempo coloriu a visibilidade da vista panorâmica da Igreja Matriz de São Francisco de Assis do município de Forquilha-Ce, com um belo arco-íris. Um baixo sereno chuvoso banhou a extinta Vila de Campo Novo as margens do Açude de Forquilha como se observa na fotografia. O atual volume do Açude de propriedade do DNOCS chega hoje a 9.147 m3  Cota 106.36. Isto significa  que provavelmente no mês de Dezembro ele vai estar seco seu volume d’água. Vamos economizar nossa água fonte de vida! Estas e outras no diário de notícia do repórter Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará.

GOVERNO CRIA GRUPO DE ARQUEOLOGIA FORENSE

A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, criou nesta quarta-feira, 3, o Grupo de Arqueologia e Antropologia Forenses, que adotará medidas para a busca, localização, identificação arqueológica e antropológica de espaços e de restos mortais de políticos vitimados durante o período de 1946 a 1988 e também de pessoas desaparecidas nessa época. A decisão está publicada no Diário Oficial da União.  O grupo, que vai assessorar os trabalhos da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, criada pela Lei nº 9.140, de 4 de dezembro de 1995, terá especialistas nacionais e internacionais, que serão designados pela ministra de Direitos Humanos. A coordenação do grupo será composta por representantes da Secretaria de Direitos Humanos, da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, da Polícia Federal, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal, do Centro Nacional de Arqueologia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de um especialista em antropologia forense e representantes de familiares de mortos e desaparecidos políticos. O grupo exercerá suas atividades por um ano, prazo prorrogável por igual período, e deverá submeter relatórios parciais e relatório final ao pleno da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Fonte da matéria jornalística
http://www.guiaparanasudoeste.com.br/noticias/Noticia.aspx?id=29808 – Estas e outras notícias no diário do Pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

SETOR MISSIONÁRIO I PROMOVEU SEU 1º ARRAIÁ JUNINO PARA AS CRIANÇAS DO BARRO FRANCISCO LIMA DA SILVA

Com um clima de muita paz e alegria a comunidade do Setor Missionário I da Paróquia de São Francisco de Assis do município de Forquilha realizou a noite de São João 24 de junho do ano de 2014, seu primeiro arraiá junino para as crianças do Barro Francisco Lima da Silva. O sanfoneiro Agostinho e o cantor Djalma Prado mostram um verdadeiro repertório das musicas juninas que serviu para criançada mostrarem seu glamour com as danças sertanejas. A comunidade do Setor Missionário I ajudaram com seus donativos sobre a organização de Vicente Tadeu e Miss Carolina que gritou a quadrilha mostrando a coreografia das crianças com seu passos, milimetricamente ensaiados. O Pároco de Forquilha padre Agnaldo Timóteo da Silveira se fez presente juntamente com alguns paroquianos para testemunhar a grande noite dedicada a São João. Após o encerramento da quadrilha junina aconteceu à distribuição de alimento da culinária junina para as crianças e suas famílias. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará. 

terça-feira, 24 de junho de 2014

HOMENAGEM AO FAZANTEIRO E PESCADOR ELOY BISPO DO CARMO

Eloy Bispo do Carmo nasceu em Forquilha no dia 01 de dezembro de 1921, filho legítimo do casal Francisco Augustinho Araújo e de Maria de Barros está exercia a profissão de Parteira no velho Distrito de Forquilha-Ceará. Seus genitores foram uns dos primeiros moradores da Vila de Forquilha vindo da Serra da Uruburetama para ajudar na construção do Açude Público de propriedade do IFOCS hoje DNOCS no ano de 1919 aonde fixaram sua residência nas proximidades dos pulos as margens do nosso Açude. Este casal sobre a benção de Deus e de Maria Santíssima tiveram quadro *4* filhos biológicos e uma de criação sendo eles: Josefa de Barros conhecida como (Miss Zefinha); Ciné que exercia a profissão de Professora e foi casada com o Sr. Gabriel Araújo; João que tinha epilepsia; Eloy Bispo e sua irmã adotiva Irene esposa do rei da carne assada o Coco. Certo dia uma mulher desconhecida chegava à residência do probo casal com a recém-nascida (Irene), pediu para Dona Maria de Barros segurar a mesma que iria fazer algumas comprar na Rua do Comércio e nunca mais veio apanhar a criança. Portanto o ilustre casal criou com muito amor e carinho nossa amiga Irene. O FAZANTEIRO E PESCADOR ELOY BISPO DO CARMO contraiu dois (2) matrimonio: O primeiro com a Sra. Maria Rodrigues de apelido (Zarifa) o segundo com  Lídia Doroteu de Mesquita que obtiveram 11 filhos. O mesmo estudou numa época do carrancismo nas escolar, ou seja, nas residências em banco de forquilha e uma bela palmatória, pois, as mensagens dadas pelos educadores aos pais de famílias eram para aplicar o castigo ajoelhando-se em grão de milho em baixo de uma mesa até apreender a lição. A matriarca Dona Mocinha Viana era a conselheira dos pais de família para não castigar severamente seus filhos, já que a educação provém do berço. Eloy Bispo quase exercia a profissão de professor no Colégio do Centro Social, mas não tendo Diploma de Magistério foi vigia deste estabelecimento Educacional na gestão dos Prefeitos: José Parente Prado de (1973 a 1977) e José Euclídes Ferreira Gomes de (1977 a 1982). Eram seus amigos de infância: Abelardo Cavalcante de Vasconcelos; Manoel Juarez de Siqueira; Renato Rodrigues da Mota; Jonas Rodrigues; Rafael Celestino e tantos outros que ajudaram a contribuir uma sociedade justa e igualitária em solo forquilhense. Está homenagem é do seu filho Onofre que ama a verdadeira história do povo forquilhense encravada nas páginas do Blogger “FORQUILHA ONTEM HOJE E SEMPRE” do comunicador e pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

COMEÇOU HOJE A DEMOLIÇÃO DO SALÃO PAROQUIAL DA IGREJA MATRIZ DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE FORQUILHA-CEARÁ.

Começou nesta segunda feira 23 de junho de 2014, às 07h00min da manhã a demolição do Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Francisco de Assis. O Local para as reuniões pastorais abrigará um novo prédio, ou seja, o Centro de Pastoral com modernidade tecnológica para abrigar a população católica do município de Forquilha-Ceará.  Cabendo agora a comunidade a juntar-se com seus donativos e abraçar essa nova obra da construção civil que dará aos fiéis um espaço de conforto para evangelização.  O Pároco Agnaldo Timóteo da Silveira conta com seus esforços para construção do novo Centro de Pastoral de Forquilha. O registro fotográfico foi do radialista e apostólico  Vicente Tadeu. Estas e outras no diário de notícia do pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará. 

quinta-feira, 19 de junho de 2014

PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS DO MUNICÍPIO DE FORQUILHA REALIZOU A PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI

O Pároco do município de Forquilha Agnaldo Timóteo da Silveira realizou nesta quinta feira 19 de junho de 2014 a celebração da Santa Missa seguindo da procissão pelas vias públicas, de nossa cidade em adoração ao Santíssimo Sacramento, com o objetivo de estimular, nossos paroquianos, do espírito de unidade e fraternidade, por meio do mistério da Eucaristia, ou seja, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo anunciando que ‘Ele está no meio de nós’ e habita conosco e orienta nossa história; nossas atividades cotidianas, nossas ocupações profissionais e responsabilidades sociais, nosso convívio social, nada disso é indiferente à nossa fé: em tudo somos ‘testemunhas de Deus’, discípulos missionários de Jesus Cristo”. Aproximadamente dois mil fieis compareceram este ato de Fé Cristã cujo o Tema Central foi Eucaristia Alimento para a Igreja.  A procissão do povo de Deus, recorda a busca à Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto, e hoje, é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. O registro fotográfico foi do coordenador do Terço dos Homens Mãe Rainha da Paróquia de São Francisco de Assis José Mex Costa. Acesses as imagem no seu facebook https://www.facebook.com/jmex.mex.5/media_setset=a.800528393299758.1073742043.100000278151521&type=1. Estas e outras no diário de notícia do pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará.

RECORDANDO A INAUGURAÇÃO DA PRAÇA DOS EMANCIPADORES DE FORQUILHA-CEARÁ.

Aconteceu nesta data do dia 05 de fevereiro de 2007, quando o município de Forquilha estava completando seus 23 anos de emancipado da cidade de Sobral, a inauguração da tão sonhada praça dos emancipadores, uma justa homenagem dos poderes Executivo e Legislativo forquilhense, pois o presente é um produto necessário do passado e a causa de todo o futuro, nestes termos, o Governo municipal Dr. Edmundo Rodrigues Júnior e o Presidente da Câmara, José Anchieta Rodrigues, edificaram na história do bronze os grandes líderes da emancipação política do município de Forquilha, que após a benção do Mons. Gonçalo de Pinho Gomes, houve o descerramento das placas que traz nominalmente os imortais da emancipação: Abelardo Cavalcante de Vasconcelos, Manoel Juarez de Siqueira, Luiz Martins Viana, Rildson Magalhães Martins, Francisco Neres Prado, Anastácio Wellington Mendes Cavalcante, Raimundo Saraiva de Sousa, Onélio Gomes Araújo, Joaquim Carneiro Neto, José Ferreira dos Reis, Mariano Rodrigues Lopes, Edgar Ciríaco Ribeiro, Luiz Ferreira de Melo e Joaquim Torres de Vasconcelos. Homenagem Especial: Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, Ex-Governador do Estado do Ceará. Mons. Gonçalo de Pinho Gomes, Ex-Vigário de Forquilha. Franzé Moraes, Ex-Deputado Estadual. Somente quando somos amados e amamos nosso semelhante passamos a existir! Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia)

quarta-feira, 18 de junho de 2014

TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA DE FORQUILHA VISITAM GRUPO DE ORAÇÃO TERÇO DOS HOMENS DE GROAÍRAS-CEARÁ.

O Grupo do Terço dos Homens Mãe Rainha de Forquilha-Ceará, sobre a coordenação do apostólico José Mex Costa e toda sua equipe visitaram nesta última segunda feira 16 de junho de 2014, o Grupo do Terço dos Homens da comunidade católica da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Groaíras sobre as boas vindas dos coordenadores do Terço Mariano daquela comunidade Francisco Jucie da Silva e Gilson. Aqui acendemos  as primeiras manifestações de apoio eclesiásticas a Igreja de Groaíras datam do ano de 1712, quando por doação do respectivo patrimônio, Lourenço Guimarães de Azevedo destina cem braças de terras para construção da capela cujo orago tem como padroeira Nossa Senhora do Rosário. Deve-se ressaltar que por ocasião do ato de transferência desse patrimônio, opuseram-se familiares do primitivo dono das terras, representados na pessoa do cego de nome Joaquim Torres de Araújo. Esse cego e oponente oficial, na ocasião cumpria pena em presídio no Recife, pretexto segundo o qual não teria assinado a respectiva escritura de compra e venda. Não obstante essas querelas, tiveram andamento as obras de construção da capela, constando sua conclusão no ano de 1740, quando se festejaram os atos inaugurais, então presididos pelo Padre Visitador Félix Machado Freire. Consta como seu primeiro vigário o cura de nome Lourenço Gomes Lellou. Em aditivo ao tópico relativo aos oponentes vendedores, sabe-se que essa questão se alongou até o ano de 1751, oportunidade em que não apenas se ratifica a posse das terras doadas como também do restante da gleba, mediante assinatura do cego e ex-presidiário Joaquim Torres. A ampliação patrimonial da capela ocorre por doação de uma légua de terras em quadro, 60 vacas de cria e 7 éguas parideiras, tendo como ofertante Manuel Madeira de Matos, fato que se registra no ano de 1751. Esse Manuel de Matos, encoberto em pseudônimo, outro não seria senão partidário de D. José I, Rei de Portugal. Perseguido pelo Marquês de Pombal, o nosso Policarpo, transformado em Madeira, emigrara inicialmente para as terras da África, depois para o Brasil, onde se fixara no Piauí e finalmente no Riacho Guimarães. Acesse o álbum de fotografias da importante visita a Paróquia de Groaíras com as orações do Terço Mariano página de José Mex Costa.https://www.facebook.com/jmex.mex.5/photos_albums - Estas e outras no diário de noticia de Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará.

sábado, 14 de junho de 2014

A BELEZA DA FORMAÇÃO DAS PEDRAS

             PEDRA DE BOCA – VERTENTES PERNAMBUCO
A pedra de Boca é uma grande Rocha que fica na Serra da Taquara, essa grande rocha tem uma “abertura” onde, se espremendo um pouco, um adulto pode entrar dentro da pedra.  O local que já foi habitado e encontram-se as escrituras indígenas nas paredes da pedra e ao caminhar até o final do “túnel”. Leia mais no site: http://gerembadadigital.wordpress.com/2010/08/30/cavaleiros-da-ordem-do-calango-parte-2/
     PEDRA DO NAVIO
A Pedra do Navio é uma formação rochosa de 10 metros de altura e 300 toneladas que recebeu esse nome por se assemelhar a uma antiga embarcação. Localizada na entrada do município de Bom Jardim - PE, a pedra possui uma escada para que os visitantes mais aventureiros possam apreciar a vista da região de cima do principal cartão-postal da cidade. A Pedra foi utilizada anteriormente como cemitério por povos pré-históricos e na década de 70 foram encontrados, através de escavações, objetos de adorno, urnas mortuárias e utensílios domésticos, que hoje podem ser vistos no Museu do Homem do Nordeste, em Recife.
DÓLMEN, OU SEJA, UM MONUMENTO DRUÍDICO PRÉ-HISTÓRICO FORMADO POR UMA GRANDE PEDRA SOBRE A SEMELHANÇA DE UM DINOSSAURO LOCALIZADO NA SERRA DA BARRIGA EM FORQUILHA-CEARÁ 
O pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante com sua experiência de campo nas áreas de Arqueologia; Geologia; Paleontologia; Ufologia e a Comunicação Cientifica do Radioamadorismo descobriu um dólmen, ou seja, um monumento druídico Pré-histórico formado por uma grande pedra sobre a semelhança de um dinossauro em pleno matagal nas adjacências da Serra da Barriga. Isto comprova a beleza natural da região com seus sítios arqueológicos e suas cavernas para um estudo mais adequado da ciência espeleologica.
       PEDRA DO ET EM QUIXADÁ-CEARÁ
A Pedra do Et é uma das atrações naturais turística que estar localizada no município de Quixadá-Ceará. A mesma foi descobertas pelo oficial da reserva do Exército Brasileiro, Adão Donato Masera, um gaúcho de Santo Ângelo. Ele não mora mais em Quixadá, mas os aventureiros podem procurar as agências do turismo e os guias de turismo da cidade e agendar um belíssimo passeio aquele local de tamanha beleza. Leia mais sobre a Pedra  do ET no site Diário Sertão Central .
PEDRA DAS ANDORINHAS - DISTRITO DE TAPERUABA - SOBRAL – CE
A Pedra das Andorinhas é um local exótico por natureza por apresentar um formato de uma carranca pertencendo  uma área geológica, que se caracteriza pelo afloramento de rochas graníticas, de textura predominante porfiroblástica, de coloração acinzentada, onde os cristais se encontram grandes e bem preservados, descreve o pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante.  O local serve para abrigar as rotas migratórias das andorinhas a que deu o nome de Pedra das Andorinhas.  Como diz, é uma perspectiva genérica da geomorfologia da região de Taperuaba, na visão dos seus próprios moradores para uma abordagem mais contundente dos estudos  geomorfológico-científico da região. Estas e outras no diário de notícia do pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará.