terça-feira, 29 de novembro de 2016

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

DEFESA CIVIL ESCLARECE A PREFEITOS CEARENSES COMO FUNCIONA E COMO AGIR EM CASO DE CALAMIDADE

Cerca de 60 prefeitos municipais do Ceará eleitos ou reeleitos em 2016, compareceram à reunião realizada nesta sexta-feira (25/11), no auditório da Administração Central do DNOCS, em Fortaleza. A participação dos técnicos do Ministério da Integração Nacional (MI), ligados à Defesa Civil, Anderson da Cruz Neves, Tarcísio de Souza Vasconcelos e Enoque Rose foi esclarecedora, pois os prefeitos tomaram conhecimento de como funciona esse setor, e a forma de agir em caso de calamidade em seus municípios. Em sua fala, o diretor-geral do DNOCS, Angelo Guerra disse aos prefeitos que o DNOCS está aberto ao diálogo e que podem contar com o Departamento nas discussões que tragam benefícios à população. “Esse encontro é o primeiro de muitos que devem acontecer pela importância do assunto”, disse o Diretor-Geral. Estiveram também presentes o senador Eunício Oliveira, o presidente das Docas Ceará, César Pinheiro, os deputados estaduais Tomás Holanda, Daniel Oliveira e Leonardo de Araújo. Pelo DNOCS, além de Angelo Guerra, o diretor de infraestrutura hídrica, Roberto Otto, o diretor de produção Aluísio Ferro, o diretor administrativo, Gustavo Henrique Paiva, o chefe de gabinete, Rogério Pinheiro, o coordenador estadual, Eduardo Segundo e o coordenador financeiro, Francisco Evaldo Azevedo. Fonte:DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO DNOCS 

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

REUNIÃO DO DNOCS COM PREFEITOS CEARENSES SERÁ SEXTA-FEIRA 25 DE NOVEMBRO DE 2016

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) realiza às 9 horas desta sexta-feira (25), na Sede do Órgão, em Fortaleza, reunião técnica com os prefeitos cearenses eleitos e reeleitos nas eleições de 2016. A reunião tem por objetivos, apresentar aos prefeitos cearenses o funcionamento das linhas de crédito, de financiamento e das ações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Participarão do encontro, o diretor geral do DNOCS, Angelo José de Negreiros Guerra, técnicos deste Departamento e os técnicos do Ministério da Integração Nacional (MI), Anderson da Cruz Neves, diretor substituto do Departamento de Articulação e Gestão; Enoque Rose, analista de Infraestrutura da Coordenação Geral de Reabilitação e Reconstrução e Tarcísio de Souza Vasconcelos, coordenador geral de Monitoramento e Operação. A reunião terá como local o auditório Antônio Carlos de Holanda, no primeiro andar da Sede do Departamento sito à Av. Duque de Caxias, 1700. Fonte: DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO DNOCS  

terça-feira, 22 de novembro de 2016

CÉLIO CAVALCANTE UM PESQUISADOR NATO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICO CEARENSE

Vivendo e aprendendo diz o Pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante com suas pesquisas de campo aos Sítios Arqueológicos cearense. Um sítio arqueológico é um local onde é possível encontrar evidências de atividades humanas, tais como as pinturas rupestres, construções antigas, túmulos e artefatos que simbolizam e representam determinado momento histórico da região onde se está pesquisando. Nosso objetivo é a preservação para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN possa realização com urgência o Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos CNSA / SGPA apresentado com todo o detalhamento técnico e filiação cultural de seus Sítios Arqueológicos. Neste último domingo dia 13 de novembro estivemos visitando os Sítios Arqueológicos do Município de Massapé-Ceará onde se concentra um vasto campo para se estudar a ciência Arqueológica. Estas e outras no diário de notícia do Pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará. 

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

DA VÁRZEA DA COBRA PARA A IBIAPINA

Maria Carolina Alves Aragão, nasceu na Várzea da Cobra, em 1844. Filha de Justino Torquato Aragão e Teodora Maria da Conceição Alves Pereira. Casada com Justiniano Lopes Teixeira. Maria, seu esposo e mais cinco filhos menores migraram para a Ibiapina a fim de escaparem da terrível seca de 1877. Na Ibiapina Maria deu à luz ao seu sexto filho, Chico Lopes Neto. Quando Chico Lopes, tinha seis meses de vida; Maria faleceu, com apenas 34 anos de idade. Justiniano, ficou na Ibiapina, muito pobre, viúvo, e agora com seis filhos menores sob a sua responsabilidade. Retornou para a sua casa no Junco. Dois dos seis órfãos: Chico e Maria Teixeira foram morar na casa do seu tio Cesário Alves Pereira. Por força do destino Chico, era avô paterno e Maria Teixeira avó materna do autor destas linhas. Neste caso Maria Alves Aragão e seu esposo Justiniano Lopes Teixeira, eram duplamente bisavós do mesmo autor. Obs: Justiniano era o proprietário da Terra do Junco. Eis os filhos de Maria e Justiniano: 1) Francisca (Cunhã), casada com Joaquim de Melo. 2) Teodora, casada com José Luiz Lira Loiola. 3) Maria Teixeira, casada com Raimundo Ximenes de Melo 4) João Lopes da Cruz, casado com Luiza Alves Loiola. 5) Mercês, solteira. 6) Francisco Lopes Teixeira Neto, casado com Josefa Heronildes de Loiola. As cinzas mortais da Maria repousam para sempre no antigo cemitério da cidade de Ibiapina. Matéria do PROF. RAIMUNDO XIMENES LOPES.

sábado, 12 de novembro de 2016

ANIVERSÁRIO DO AMIGO WILLIAM SIQUEIRA FOI COMEMORADO NO ALTO DO DNOCS



Aconteceu neste final de tarde desta última sexta feira 11 de novembro de 2016 o aniversário do amigo William Siqueira. O promovente do encontro fraterno entre amigos com a distribuição de bebidas e um apetitoso churrasco foi do maior revendedor de veículos de Forquilha Divino Lima que em sintonia com seus genitores Geraldo Honório de Lima e Irismar acolheram os profissionais da radiodifusão forquilhense nas pessoas: Cristiano Madeira, Leonardo Ferreira, Alan Lima, Jair Kovalick, Célio Cavalcante e os convidados: Dr. Kinca do DNOCS, Presidente da Câmara Municipal de Forquilha Vereador Carlos Wagner, Carroabil, Abelardinho, Pi entre outros forquilhense que ao som ambiente testemunharam varias entrevista do repórter policial Jair Kovalick para o Programa “NÃO FUJA DA RAIA” do amigo Leornado Ferreira da Rádio Pioneira de Forquilha AM 830 kHz. Ao aniversariante desejamos que a cada dia de sua vida possa ocasionar acontecimentos novos e maravilhosos para sua eterna felicidade. Registro fotográfico de Alan Lima e reportagem de Célio Cavalcante Pesquisador da Pré-história membro correspondente do Jornal Circular da cidade de Sobral=Ceará.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO FESTEJA A FESTA DA MÃE RAINHA DE 10 A 20 DE NOVEMBRO DE 2016



 A festa da Mãe Rainha deste ano na Capela do seu nome em Forquilha se reveste de um significado muito especial porque celebramos os 23 anos da chegada da primeira imagem da Mãe Rainha e o início deste apostolado na nossa paróquia. Nesta ocasião, queremos agradecer a Deus por esta grande dádiva concedida às nossas famílias. Além disso, estamos vivenciando também o Ano Santo da Misericórdia e o Ano Jubilar Paroquial, nos preparando para a celebração do Jubileu de Prata da nossa paróquia. Tudo isso faz desta festa um tempo rico da graça de Deus, ocasião oportuna para elevarmos a Deus nosso culto de louvor e agradecimento por tudo o que Ele nos faz pela intercessão da Virgem Maria. É também um tempo propício para a reflexão e o crescimento na fé, capaz de nos motivar ainda mais ao seguimento do Cristo Senhor.  Participe você e sua família! Pe. Agnaldo.  Fonte das fotografias é de Natalino Gomes e Vinicius Sousa em seus FACEBOOK:

sábado, 5 de novembro de 2016

DISTRITO DE PATRIARCA EM SOBRAL FESTEJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO SUA PADROEIRA

Este ano de 2016 a comunidade do Distrito de Patriarca em Sobral participa dos Festejos de Nossa Senhora da Conceição com suas novenas e  Santa Missa diária as 19h00min. Do Rio de Janeiro compareceram o casal Newton Oliveira e sua amada esposa Expedita Gonçalves estes com seus gestos harmonioso abraçaram seus familiares e amigos.  Nesta noite de sexta feira 04 de novembro estivemos reunidos com os amigos: Estrela Brilhante a Rainha encantadora de sutileza glamourosa, Edmundo Oliveira, Célio Cavalcante sobrinho  do casal Newton Oliveira e Expedita além do Vereador e Inspetor da PRF Anchieta Rodrigues e sua noiva.  É bom dizer que tempos atrás a Localidade de Patriarca havia poucas casas, e estas eram cobertas de palha. O antigo local era conhecido por São José, depois passou a ser chamado de Patriarca, distrito de Sobral-Ceará.  Hoje um belo Distrito onde sua comunidade referenciam a sua Padroeira com muito louvor e Fé Cristã. Estas e outras no diário de notícia do Pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante membro correspondente do Jornal Circular da cidade de Sobral – Ceará. 

terça-feira, 1 de novembro de 2016

FORQUILHENSE ESTIVERAM EM VISITA A BIENAL DE ARTES DE SÃO PAULO-SP

Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade INTA estiveram entre os dias 26/10 e 30/10 participando de visitações a Monumentos Arquitetônicos da Cidade de São Paulo os mesmos visitaram marcos Arquitetônicos como o: MASP (Museu de Artes de São Paulo Obra de Lina bo Bardi ), MCB (Museu da Casa Brasileira), MuBE (Museu Brasileiro da Escultura obra de Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker em 2006 e do Leão de Oura da 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016), SESC Pompeia (Lina bo Bardi), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo -USP (Obra do Arquiteto :Vila Novas Artigos), Biblioteca Brasiliana, Teatro Municipal de São Paulo, Viaduto do chá, Shopping Light , Shopping Iguatemy (Livraria Cultura), Praça das Artes, Estação da Luz, Mercado Central, Pinacoteca do Estado, Centro Cultural Vergueiro, Avenida Paulista. Além das visitas contaram com palestras explicativas dos projetos com a presença dos Professores do INTA :DR. Augusto Nilo Barbosa Capibaribe, Gabrilelle Astier, além de alguns Docentes de Faculdades de São Paulo: Mirtes Luciani , Carlos Andrés Hernandez, Francisco Lima. Os Forquilhense: Marcos Antonio Melo Vasconcelos e Fco. Jeferson Vasconcelos do Nascimento são alunos do 5º semestre de Arquitetura e UrbanismoMarcos ressalta o quão foi importante a visita para a vida acadêmica dos estudantes: “A visitação dos monumentos é de grande importância para nós estudantes sentirmos como se comporta o monumento em relação a cidade”. Por Marcos Antonio Melo Vasconcelos. Estas e outras no diário de noticia do Pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante correspondente do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará.