O prefeito Municipal de Sobral, Jerônimo Medeiros Prado gozava de uma amizade implacável como os familiares do Sr. Francisco Martins Viana. Jerônimo Prado atendendo o requerimento do Vereador Manoel Juarez de Siqueira, levando a plenária da Câmara Municipal de Sobral sobre a presidência do Vereador José da Mata e Silva, tendo este apresentado os edis que aprovaram aquele requerimento que se tratava da construção da primeira Praça do distrito de Forquilha. A Praça foi denominada Dona Mocinha Viana, pois esta matriarca em vida era um paradigma das doutrinas filantrópica e humanística da Vila de Forquilha, muito jovem fez seu primeiro matrimônio com o Cel. Vicente Alves da Fonseca construtor do Sobrado do Sabonete e o maior latifundiário na época da Zona Norte cearense. Dona Micinha ficou viúva e mais tarde casou-se com o Sr. Francisco Martins Viana, sendo este doador das terras para construção da Paróquia de São Francisco, do Cemitério e da Cadeia Pública da vila de Forquilha. As lideranças políticas do distrito de Forquilha, José Martins Viana, Manoel Juarez de Siqueira, Felizardo da Ponte Prado, Francisco Wilson de Oliveira, Joaquim Torres de Vasconcelos, Francisco Aldair Prado Vasconcelos, Gerardo Prado, Galdino Gomes de Oliveira, Cabloco Chical, Raimundo Saraiva de Sousa, e muitos outros alem do líder político na Assembléia Estadual, Deputado João Frederico Ferreira Gomes, onde estes já citados compareceram aquela inauguração da primeira Praça de Forquilha. Um registro negativo em nossa história, foi até o local do monumento e lá não encontramos a verdadeira placa de bronze, que datava o dia da inauguração desta área de lazer, mas encontramos uma fotografia no baú do respeitabilíssimo Advogado, Membro Jurídico da comissão de Emancipação política de Forquilha e neto da homenageada, Dr. Rildson Magalhães Martins que mostra aos presentes que foi na Administração do Prefeito Jerônimo Medeiros Prado no ano de 1967. Veja a fotografia da direita para a esquerda: José Martins Viana, Francisco Martins Viana, Dr. Luiz Martins Viana, Prefeito de Sobral Jerônimo Prado, Gerente da Ag. BNB de Sobral, Dr. Elomir Lazaro de Souza, José Parente Prado, Dr. Rildson Marins e do Vereador Manoel Juarez de Siqueira, precursor do requerimento legislativo que deu o nome da Praça Dona Mocinha Viana. Alerta Geral todas as autoridades constitucionais devem preservar o patrimônio histórico e cultural desta cidade chamada Forquilha. Por Célio Cavalcante pesquisador da Pré-história membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.
Por: Célio Cavalcante - Pesquisador da Pré-história * Radioamador - Radialista e Correspondente da Associação Cearense de Jornalista do Interior - ACEJI.
Por sereu um saudosista, como foi maravilho encontras este site. parabéns Celio Cavalcante por este belíssimo trabalho. Jose Moreira - Fortaleza
ResponderExcluir