quinta-feira, 23 de maio de 2013

PESQUISA DOS BENS CULTURAIS IMATERIAIS EM TORNO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICO DA SERRA DA BARRIGA EM FORQUILHA

Guérisseur José Hortêncio do Nascimento mostrando objetos de curas à historiadora Lígia Holanda 
Patriarca Francisco Lucas Mesquita sendo entrevistado pelos pesquisadores Agnelo Queirós e Lígia Holanda sobre o nome Cachoeira das Moças.
Parteira Maria Creuza Sousa do Santos concede entrevista ao Antropólogo Agnelo Queirós e a historiadora Lígia Holanda.
Pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante ao lado do Patriarca Francisco Lucas Mesquita da historiadora Lígia Holanda e do Antropólogo Agnelo Queirós.
Pescador mostra seu instrumento artesanal de trabalho  
Rezadeira e artesã mostra sua habilidade 
Pesquisadores Lígia Holanda e Antropólogo Agnelo Queirós entrevista pescador
Teve inicio nesta quinta feira 23 de maio de 2013, as pesquisas do patrimônio imaterial e social, ou seja, o modo de vida e organização cultural das populações em torno dos sítios Arqueológicos em Forquilha-Ceará. As pesquisas de campo estão sendo realizada pelo Antropólogo Agnelo Queirós e a historiadora Lígia Holanda contratados pela Empresa Arqueo-Socio. O pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante colabora como guia para os ilustres pesquisadores, que, já neste primeiro dia de pesquisa de campo, se deparam com relevantes manifestações culturais. Entre os fatos registrados mais marcantes se destaca os conhecimentos e práticas de misticismo e religiosidade popular de um casal que vivenciou com sua fé o fenômeno guérisseur, fato este que se tornou objeto de um estudo gerado pela Universidade de Lyon na França que editor um livro intitulado “A PARTIR DE UM DISCURSO PRÁTICO E CURANDEIRO BRASILEIRO” Suporte para memória de obter prática Etnologia para Adalberto de Paula Barreto. LYON 1980. Estes fatos sociais estavam adormecidos e nossos pesquisadores aparecem para ativar em nossa memória as tradições culturais vivenciadas entre os moradores rurais em torno da Serra da Barriga e a área Federal do DNOCS, na Localidade de Cacimbinha em Forquilha-Ceará. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante, membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.

Um comentário:

  1. Parabéns Célio, seu apoio ao patrimônio cultural do Ceará e nordestino tem sido fantástico.

    ResponderExcluir