terça-feira, 30 de abril de 2013

PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS 2013 DA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE FORQUILHA

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DA PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS DO MUNICÍPIO DE FORQUILHA
Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PESQUISA ARQUEOLÓGICA NOS SÍTIOS DE ARTE RUPESTRE DE TAPERUABA – SOBRAL

Arqueólogo Igo Pedroza da Empresa ArqueoSocio
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, através da Superintendência Regional do Ceará, está desenvolvendo o projeto de diagnóstico, mapeamento e documentação visual dos sítios de arte rupestre do distrito de Taperuaba, município de Sobral. Através de processo licitatório, a empresa ArqueoSocio, consultoria em Arqueologia e Sociologia LTDA., foi selecionada para desenvolver a pesquisa. A coordenação do projeto está a cargo dos arqueólogos Igor Pedroza (História – UECE, Mestrado Arqueologia – UFPE) e a arqueóloga Marinete Leite (História – UNICAP, Mestrado Arqueologia – UFPE). Também integram a equipe Luis Mafrense (Direito Unifor, História UECE), Agnelo Queiroz (Ciências Sociais – UFC) e Raul Gomes (Geografia – UFC). O distrito de Taperuaba tem um dos conjuntos mais representativos de arte rupestre no estado do Ceará, com pinturas e gravuras. O conjunto de arte rupestre compreende cerca de 20 painéis gráficos que sofrem atualmente interferências antrópicas e naturais. Diante desse panorama, o IPHAN visa o início de um trabalho de preservação e divulgação do patrimônio arqueológico local, fazendo-se, portanto, necessário, nessa primeira etapa, obter-se um quadro do estado de conservação dos sítios, através da realização de diagnóstico e produção de extensa documentação (fotografias, mapas, fichas, relatório). Com a primeira etapa executada (diagnóstico e ampla documentação visual realizada), objetiva-se obter informações importantes que permitam traçar estratégias de preservação do patrimônio arqueológico local e dar continuidade às ações de preservação através da realização das etapas posteriores referentes a Programas de intervenção, conservação de registros rupestres, de educação patrimonial (que incluirá o treinamento de monitores), e de visitação (após construção de equipamentos de infraestrutura e de sinalização). A primeira fase do projeto deverá ser executada num prazo máximo de oito meses. O projeto conta com o apoio científico da Universidade Vale do Acaraú – UVA. Dois alunos da graduação foram selecionados para participar do programa como bolsistas. Uma palestra será desenvolvida pelos arqueólogos na escola municipal de Taperuaba e um minicurso será oferecido no centro de Ciência Humanas – CCH da UVA, em Sobral. As datas ainda serão definidas. A empresa ArqueoSocio tem até o mês de agosto para concluir a primeira etapa da projeto. Matéria enviada pela Assessoria de comunicação da empresa ArqueoSocio, consultoria em Arqueologia e Sociologia LTDA, para postagem neste noticioso do Pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA, da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.

sábado, 27 de abril de 2013

VEÍCULO DE EMERGÊNCIA DAS COMUNICAÇÕES DA CRUZ VERMELHA AMERICANA

Paul, KA4KUU (l), e Mike, NW3V (r), Stand By The Van 
Foto: Jack Reed, WA4FXX 
A Cruz Vermelha americana decidiu eliminar gradualmente os seus veículos de Resposta de Emergência das Comunicações (ECRVs) que têm sido uma parte onipresente da sua presença na cena de grandes catástrofes na década passada. De acordo com a ARRL, o movimento é parte de uma estratégia de longo prazo para mover mais para sistemas de comunicações móveis, que será capaz de ser utilizado em qualquer veículo. A Liga diz que a Cruz Vermelha tem a certeza que o movimento vai de maneira nenhuma diminuir sua dependência de radioamador e operadores de radioamador como parte de sua resposta ao desastre. Ele citou Red Cross Disaster Serviços Gerente de Tecnologia Keith Robertory, KG4UIR, como notando que "(i) na desastre, radioamador será a rede de rádio mais rápido implantado porque as operadoras já vivem nas comunidades impactadas." Ele diz que os capítulos locais da Cruz Vermelha devem continuar e melhorar as relações existentes com os radioamadores locais. Informações no Blogger da Revista CQ * http://cqnewsroom.blogspot.com.br/2013/02/red-cross-to-phase-out-ecrvs.html  - Estas e outras no diário do Radioamador Célio Cavalcante PT7ACZ voluntário da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - Rener atrelada ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD - MI e da Cruz Vermelha Brasileira Filial Municipal de Lavras-MG.

PARABÉNS PARA O ANIVERSARIANTE CÉLIO MILORDE

Nesta última sexta feira 26 de abril, 2013, estava comemorando seu natalício na sala vip do Frigobar Janildo Melo nosso conterrâneo Manoel Marcelo Aragão, conhecido pela população de Forquilha por Célio Milorde, o mesmo nasceu na Fazenda Tamanduá no dia 26 de abril de 1963, filho de Manoel Francisco Aragão e de Maria José Loiola. O aniversariante em destaque casou-se muito jovem com a educadora Maria da Conceição Martins Aragão deste laço matrimonial nasceram três filhos: Marcelo formando em enfermagem com apenas 26 anos, Muriel graduado em Engenharia Elétrica pela UFC e Murilo o mais novo de apenas 16 anos já é aluno do curso universitário de Direito. Aproveitamos esta efeméride para proclamar nossos sinceros parabéns ao aniversariante e toda sua amada família exemplo para as futuras gerações e que nossa amizade se fortaleça com o passar dos dias, dos meses, dos anos para que a idade nos encontre  firmes, forte no propósito da sinceridade e do companheirismo que nos une como verdadeiro cidadão forquilhense, são os votos do repórter Célio Cavalcante e família. Estas e outras no diário de notícia do povo forquilhense.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

FORQUILHA ESTÁ DE LUTO PELO FALECIMENTO DE BENEDITO CAVALCANTE DE VASCONCELOS

Forquilha está de luto faleceu às 21h45min desta última quita feira dia 25 de abril de 2013, no Hospital da UNIMED em Sobral vítima de insuficiência respiratória o 3º Juiz de Paz do município de Forquilha, Benedito Cavalcante de Vasconcelos, aos 96 anos de idade incompleto, nascido em São Vicente Jaibaras no dia 28 de maio de 1917. Era filho de Gabriel Raimundo de Vasconcelos e de Maria de Jesus de Vasconcelos. Foi casado com a Professora Benedita Cavalcante de Vasconcelos (In memoriam) deste laço matrimonial nasceu Francisco Bartolomeu de Vasconcelos ficando hoje na orfandade. Benedito Cavalcante com era conhecido no meio forquilhense foi fundador do Grêmio Recreativo Forquilhense na década dos anos 60 e por muitos anos foi comerciante no centro de nossa cidade. Homem católico por natureza, sendo reconhecido pelo Bispo Diocesano de Sobral Dom Odelir José Magri que lhe abençoou em uma visita que lhe fiz a sua residência. A Missa de corpo presente aconteceu hoje sexta feira 26 de abril às 17h00min, na Igreja Matriz de São Francisco de Assis em seguida seu sepultamento no cemitério São Francisco nesta Urbe. Aos familiares e amigos nossos votos de condolências. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.   

DNOCS O MAIOR POTENCIAL DO DESENVOLVIMENTO HÍDRICO DO NORDESTE BRASILEIRO CONCLUI A BARRAGEM FIGUEIREDO

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS vem ao longo de sua história secularmente alavancando o desenvolvimento hídrico do Nordeste brasileiro, isto se deve a seu quadro efetivo formado por técnicos de larga experiência no campo tecnológico da Engenharia Civil, Engenharia Agronômica; Engenharia de Pesca entre outras atinentes ao progresso Nacional. O orgulho maior de nossa Autarquia Federal é ver nosso Diretor Geral Dr. Emerson Fernandes empenhado ativamente com seu quadro funcional em fazer urgentemente com o Ministério da Integração Nacional-MI a reestruturação do DNOCS em todos os ângulos da administração desta repartição secular. Hoje mostramos mais um sonho realizado para o bem da humanidade, quando o DNOCS concluiu a Barragem Figueiredo com sua capacidade de acumular 520 milhões de m3 D'água, aonde neste começo do mês de abril recebeu oito milhões de metros cúbicos devido às primeiras chuvas que caíram naquela Região Jaguaribano, proporcionando alegrias ao povo de Alto Santo e município circunvizinho.   O Projeto da Barragem Figueiredo situado nas áreas dos municípios de Alto Santo, Iracema e Potiretama, no Estado do Ceará  foi elaborado pelo MI e executado através dos recursos do PAC, pelo consócio COBA/VBA. No mesmo consta o plano de Reassentamento da População Desalojada, e o Estudo de Impacto Ambiental dentre outros. A Galvão Engenharia foi a empresa contratada para a execução da Barragem  que vai dar qualidade de vida às comunidades que irão se beneficiar de suas águas, como Irrigação; Piscicultura; Consumo Humano e Animal; Geração de Energia; Lazer e Turismo além do Controle de Cheias. Vale ressaltar o eficiente trabalho dos funcionários da Galvão Engenharia e da Comissão de Fiscalização das Obras formada pelos Engenheiros: José Augusto Tostes Guerra - Presidente e de mais Membros: José Frota de Sousa e Augusto Fausto Alencar, os quais  somaram esforços para que esta importante obra do DNOCS acontecesse com rapidez qualidade e segurança. Por Célio Cavalcante da Assessoria de Comunicação da Unidade CEST/DNOCS/Forquilha membro correspondente da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

VOCÊ SABIA QUE O MÚSICO FAMOSO NORTE-AMERICANO JOSEPH F WALSH É RADIOAMADOR

O ilustre músico e radioamador Joseph walsh, da Banda Eagles com seu indicativo WB6ACU é conhecida internacionalmente pela música Hotel Califórnia (https://www.youtube.com/watch?v=kYf4kqnAWos) o mesmo nasceu em Wichita, Kansas, mas, Walsh e sua família foram morar em Columbus, Ohio onde viveram muitos anos, depois foram para New York City. Logo, Walsh foi viver em Montclair, New Jersey, onde freqüentou a escola Montclair. Ele passava seu tempo tocando com várias bandas de Cleveland, incluindo o The Measles, quando freqüentava a universidade de Kent State. Esta homenagem se deve a página da Radiohaus que sempre propaga os melhores equipamentos de comunicação do radioamadorismo Universal com seus ícones operadores. Pra quem não JOSEPH F WALSH manteve contato em 10 metros neste mês de abril com o radioamador de São Paulo PU2MGA MARCELO GESSONE na freqüência de 28.475 numa forma de interagir neste meio de comunicação com pessoas importante da mídia internacional. Estas e outras no diário de notícia do Radioamador Célio Cavalcante PT7ACZ voluntário da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - Rener atrelada ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD vinculado ao Ministério da Integração Nacional-MI.

ATENÇÃO FORQUILHENSE NÃO PERCA HOJE O SEGUNDO CAPÍTULO DO SERIADO BREGA CITY COM O ATOR FILHO DA TERRA PADRE JÚLIO SARAIVA NA TV DIÁRIO

Nesta quinta feira 25 de abril de 2013, a partir dás 20h10min, termos a segunda apresentação do seriado Brega City no programa do Clube do Brega sobre apresentação de Silvino Neves na TV Diário. Seu primeiro capítulo na cidade cenográfica localizada em Itaitinga-Ce foi um sucesso total, confira aí no seu computador e assista os primeiros capítulos da série Brega City no Site: http://svmar.es/15sByvS O figurante Padre Júlio Saraiva ao lado do Prefeito; Delegado e das Baetas, estes mostram uma comédia fantástica para nossos telespectadores cearense. Tivemos na Forquilha FM 98.7 MHz para anunciar juntamente com nosso compadre Júlio Saraiva está segunda estréia do Brega City. Por Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.  

quarta-feira, 24 de abril de 2013

PESQUISADOR DA PRÉ-HISTÓRIA CÉLIO CAVALCANTE DIZ FORQUILHA PRECISA DO TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA PARA PROTEÇÃO AOS SEUS MONUMENTOS HISTÓRICOS

O Município de Forquilha-Ce, precisa urgentemente do termo de ajuste de conduta para proteção ao patrimônio Arqueológico e Arquitetônico de nossa Urbe. Seria interessante que a Câmara dos Vereadores pudesse elabora o projeto de lei no intuito de promover a proteção e preservação do patrimônio histórico e cultural, desse município que tem um potencial de Sítios Arqueológicos com seus Casarões Arquitetônicos que ainda não foram tombados nas três esferas governamentais. Durante minha vivência em solo forquilhense diz o pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante com seu título de (Guardião da Arqueologia Cearense), tenho observado as destruições de vários monumentos de nossa história, aonde aqui posso citá-los os principais: Fachada da Igreja Matriz de São Francisco e a destruição do Santo Cruzeiro – Prefeitura Municipal com os monumentos em sua Praça: Fogo Simbólico da Pátria etc. – As Guaridas de Pesar Peixe do DNOCS – Monumento ao lado da Igreja Matriz do cinqüentenário da Vila de Forquilha - Placas de Inaugurações: Fórum Dr. Luz Martins Viana no Prédio do DNOCS-Geodirecionamento IBGE de Forquilha, ou seja, RN no patamar da Igreja Matriz – Praça dos Emancipadores entre outras. Por tanto caríssimos conterrâneos nosso patrimônio cultural é a identidade de um povo. A herança da criatividade de uma Nação, transmitida de forma direta e simples para o presente das gerações futuras. Afinal, povo sem passado é povo sem presente. Por Célio Cavalcante pesquisador da Pré-história, membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA, da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.

terça-feira, 23 de abril de 2013

LEMBRANÇA INESQUECÍVEL AS MARGEM DO SANGRADOURO DO AÇUDE DE FORQUILHA

Era o dia 21 de abril do ano de 2009, quando se encontravam contagiados ainda das alegrias da sangria do Açude público de Forquilha os forquilhense: Euclides Arruda Cavalcante (Boca Rica); Amarildo do Zé Ramos; Carlos Almeida (Paulo Nunes In memoriam) e Zé Ribeiro. Estes aproveitaram para saborear aquele milho verde assado e eu como pesquisador da Pré-história e repórter social aproveitei para fotografa meus amigos que num gesto de contentamento daquele ano vai ser contagiou nas páginas deste meio de comunicação que utilizo para propagar os fatos pitorescos de minha amada Forquilha com responsabilidade. Por Célio Cavalcante pesquisador da Pré-história, correspondente da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

BAR PONTO G NO DISTRITO DE TRAPIÁ EM FORQUILHA É MARAVILHA SOCIAL

Neste domingo dia 21 de abril de 2013, data alusiva as comemorações: Dia do Seminarista; Tiradentes; Aniversário 53º anos de Brasília; Data do falecimento de Tancredo Neves entre outros fatos histórico de nossa República. Nestas efemérides se encontrava no Distrito de Trapiá em Forquilha, os forquilhense: Batista Madeira e esposa Graça (Habitantes de Brasília-DF); Madeira e esposa Birna Albuquerque; Célio Cavalcante; Pachico Madeira; Nego Pascoal; Antonio; Agardenis; Antonio Gomes e Genildo. Estes aproveitaram aquele ambiente social para um bate-papo sertanejo, sobre um agradável tira-gosto acompanhado daquela super-geladíssima. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará. 

BARRAGEM DO CASTANHÃO SEDIOU A II ETAPA DO IV CIRCUITO APEECE DE PESCA ESPORTIVA

Neste último sábado 20 de abril de 2013, a Barragem do Castanhão de propriedade do DNOCS sediou a II Etapa do IV Circuito da Associação dos Pescadores Esportivos do Estado do Ceará (Apeece), realizando um grande evento, aonde reuniu pescadores esportivos de todo o Estado para uma manhã adequada à pescaria. Com o lema "Pesque, grafe e Solte", respeitando o meio ambiente. O resultado foi à classificação final da competição, da equipe Tucunas, composta pelos pescadores Henrique Oliveira, Herbert Freitas e Henrique Elleri, que subiu ao pódio em primeiro lugar. A equipe Pitbull tirou o segundo lugar composta pelos pescadores (Edmundo Rodrigues Júnior, Henrique Almeida e Lúcio Braga) e Anzol de Ouro o 3º lugares (Thiago Lopes, Odorico Moraes e Gil Queiroz), Na premiação, houve entrega de troféus aos vencedores, bem como de roupas simbólicas a três moradores da Vila Pesqueira, próximo à divisa com o município de Alto Santo. A associação realiza anualmente a doação de roupas e alimentos a comunidades carentes da região. Parabéns aos integrantes da Associação dos Pescadores Esportivos do Estado do Ceará (Apeece) por está conquista esportiva que tem como objetivo proteger o meio ambiente e a fauna aquática. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.

domingo, 21 de abril de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE COMEMORA OS 30 ANOS DE ATIVIDADES DO LABORATÓRIO DE PESQUISAS PALEONTOLÓGICAS (LPP)

UFAC APRESENTA O MAIOR FÓSSIL DE JABUTI DO MUNDO
Os 30 anos de atividades do Laboratório de Pesquisas Paleontológicas (LPP) da Universidade Federal do Acre (Ufac) começaram a ser comemorados nesta terça-feira, 16, com uma sessão solene da qual participaram, entre outras autoridades, o reitor Minoru Kinpara, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), Carlos Garção, e o coordenador do LPP, Jonas Filho. Após a cerimônia de abertura, que foi encerrada com uma exibição do grupo Jabuti Bumbá, os convidados dirigiram-se a uma sala de exposições, no pavilhão Francisca Corina de Azevedo Feitosa, para contemplar a nova estrela da coleção fóssil do LPP: um jabuti gigante, medindo, aproximadamente, 1,65 metro de comprimento, 90 centímetros de largura de carapaça e um metro de altura. – Continua lendo a matéria no site: http://www.ufac.br/portal/news/ufac-apresenta-maior-fossil-de-jabuti-do-mundo - Estas e outras no diário de notícia do pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI e Associação Paraibana de Arqueologia-SPA.

sábado, 20 de abril de 2013

RADIOAMADORES CHINESES ESTÃO OPERANDO EM REDE DE EMERGÊNCIA

Prezados Colegas operadores de DXS os radioamadores chineses estão operando em Rede de Emergência, devido ao forte terremoto de magnitude 6,6 na escala Richter, que sacudiu Sichuan (Sudoeste da China) neste sábado 20 de abril de 2013, deixou pelo menos 124 mortos e mais de 3.000 feridos, segundo o departamento de administração de terremotos da China, que atingiu a região sudoeste do País. Os radioamadores estão operando na freqüência de *14.270 KHz* e solicitam que essa freqüência seja mantida livre, pois mesmo que não os escutemos, eles estão nesta QRG, operando com baixa potência e com baterias, devido à falta de energia nos locais atingidos. Já há uma equipa de radioamadores chineses no epicentro. Portanto não utilizem a freqüência de *14.270 KHz , pois eles precisam de ajuda, já são mais de 3.000 feridos e desaparecidos.  Aos giros da madrugada deste sábado o voluntário da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - Rener atrelada ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD vinculado ao Ministério da Integração Nacional-MI, Sr. Célio Cavalcante de prefixo PT7AZC, colheu as primeiras notícias quando estava operando na banda de 10 metros freqüência 28.600 MHZ, interagindo no intercâmbio sobre alerta geral também nas repetidoras do Morro do Chapéu na Freqüência 145.250 (-) e do Forquilha-Ce, freqüência 146.390 (-). O certo é que o cronograma (Foto) mostra as frequências de emergência e a preocupação de dar bem-estar aos Chineses. O TAIPEI AMATEUR RADIO LEAGUE (CTARL) grupo de comunicações de emergência foram dissipadas, com recentes relatórios sobre informações deste sinistro. Estas e outras no diário de notícia do Radioamador Célio Cavalcante PT7ACZ voluntário da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - Rener atrelada ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD - MI e da Cruz Vermelha Brasileira Filial Municipal de Lavras-MG.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

OS 75 ANOS DO NÁUFRAGO DE TRÊS SEMINARISTAS EM UMA CANOA NO AÇUDE PÚBLICO DE FORQUILHA


No dia 18 de abril de 1938 acontecia um piquenique com 16 alunos do Seminário Menor da cidade de Sobral ao Açude de Forquilha, sobre a orientação de seu reitor aquela época Padre José Osmar Carneiro e do Diácono Joaquim Arnóbio de Andrade. Os seminaristas juvenis logo que chegaram as margem do Açude foram observar na tomada D'água o horizonte azulado das marés do reservatório. Uma canoa-motor e outra de caixão de pequeno porte que suportava apenas seis passageiros começava a entrar água com o peso de seus ocupantes que estava fora do seu limite. Mas radiantes de tantas alegrias se transformaram em ardente dor pelo sumiço de três jovens: Antonio Aguiar Frota, José Mozart e José Morel. Três guarda da piscicultura da Inspetoria Federal de Obras Contras as Secas – IFOCS sobre as determinações do Chefe do Escritório do açude Forquilha José David Aragão, entre eles: João Militão de Siqueira; Teodoro Rodrigues e José Rodrigues Freires, estes conseguiram salvar os restantes da tripulação do veículo náutico que já se encontravam agonizando sobre as águas do Açude de Forquilha nas mediações de sua tomada D’Água. O Bispo Dom José Tupinambá avisado do enfático acidente, se deslocou até Forquilha, onde fez o translado dos três cadáveres para ser velados em duas capelas. De José Mozart na Capela de Nossa Senhora do Bonfim e de Antonio Frota e José Morel na Capela do Menino Deus. No dia seguinte aconteceu o acompanhamento fúnebre destes três Seminaristas que perderam suas vidas nas águas do Açude de Forquilha. Passados algumas semanas do triste episódio o Bispo Diocesano Dom José Tupinambá da Frota substitui o Reitor do Seminário Padre José Osmar pelo forquilhense Padre Sabino Guimarães Loyola. Outro registro importante em nossas vidas contemporâneas para uma boa reflexão foi à trajetória de Dom José marcada pela luta de um homem que criou instituição de caridade e disseminador de fé, criando o maior apostolado do interior do Ceará e obras magníficas nas áreas da Saúde, Educação, Cultura, Artes e Social. Por Célio Cavalcante correspondente da ACEJI e dos Jornais Correio da Semana e O Circular da cidade de Sobral-Ceará.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

FORQUILHENSE NÃO DEIXE DE ASSISTIR HOJE NA TV DIÁRIO O NOVO SERIADO DO BREGA CITY PROMETENDO BOAS RISADA COM O ATOR FILHO DA TERRA JÚLIO SARAIVA LEÃO.

Estréia hoje na TV Diário a nova série do "Clube do Brega", tendo como cenário uma cidade paradisíaca, "Brega City" que tem como figurante nosso conterrâneo Júlio Saraiva Leão que se apresenta como padre promete boas risadas.  Logo mais às 20h10min, na TV Diário sobre apresentação de Silvino Neves. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

ACONTECIMENTO JORNALÍSTICO DO FUNDO DO BAÚ FALA DA VISITA DE FORQUILHENSE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ARTESÃOS

Sendo filho primogênito do Sr. Abelardo Cavalcante de Vasconcelos e de Margarida Mendes Cavalcante estes meus dois amores que estão junto do plano celestial juntamente com Sr. José Ferreira dos Reis (Vevê), encontrei está reportagem muito comovente para os dias atuais, principalmente para aqueles não conhecer os verdadeiros heróis da história de Forquilha. Veja a reportagem do Jornal O POVO do dia 24 de junho de 1982. 
Pesquisado por Célio Cavalcante, membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA, da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ce.

terça-feira, 16 de abril de 2013

UMA PASSAGEM INESQUECÍVEL NA BARRAGEM TAQUARA NO MUNICÍPIO DE CARIRÉ-CEARÁ

A Barragem Taquara situada no município de Cariré-Ce, de propriedade do DNOCS nunca foi oficialmente inaugurada. Construída na gestão do Presidente Lula quando foi agendada sua inauguração, mas não teve êxito devido outros afazerem de sua agenda para o bem da nação brasileira. Durante sua construção ali foi passagem de grandes intelectuais da mídia nacional e até internacional. Nossa TV Diária registrou varias entrevistas com Ministros, Governo do Estado e Diretores do DNOCS que ali passaram para visitar este potencial hídrico que hoje serve de modelo para vários municípios da Região Noroeste com água fonte de vida! Aproveitamos a visita da Jornalista da TV Diário Elba Aquino e o Cinegrafista  Paulo Alberto, que aproveitaram para entrevistar os servidores do DNOCS/CEST/Forquilha José Frota de Sousa (Engº. de Barragem) e o Agente Federal Célio Cavalcante que num dialeto técnico hidrológico e histórico falaram sobre a Autarquia DNOCS que com seu amparado tecnológico é referência na vida do povo nordestino. Estas e outras no diário de notícia do pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.