quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A VANGUARDA DA HISTÓRIA DA MULHER NA POLÍTICA BRASILEIRA

DILMA ROUSSEFF É A PRIMEIRA MULHER ELEITA PRESIDENTE DO BRASIL
LUÍZA ALZIRA TEIXEIRA SORIANO PRIMEIRA PREFEITA DO BRASIL
Em 1928, o Brasil elege sua primeira Prefeita: Luíza Alzira Teixeira Soriano, na cidade Lage no Rio Grande do NortePRIMEIRA MULHER PRESIDENTA DE CÂMARA MUNICIPAL DO BRASIL FOI A VEREADORA ZÉLIA MARTINS RAMOS DE BARROS
cearense filha natural do município de Cariré. Exerceu com dedicação integridade os mandatos populares na Augusta Casa Legislativa Municipal de Cariré entre os anos de 1947 a 1950 e de 1951 a 1954. Foi presidenta da Casa do Povo nos biênios de 1947-1948 e 1953-1954. NO MUNICÍPIO DE FORQUILHA-CEARÁ, A PRIMEIRA MULHER A OSTENTAR UM CARGO NO LEGISLATIVO FORQUILHENSE FOI A VEREADORA TEREZINHA DE JESUS MARQUES ARAÚJO.
Desempenhou com justiça seu mandato, versar na elaboração da 1ª Lei Orgânica do Município de Forquilha juntamente os Vereadores Constituintes da Câmara Municipal de Forquilha no período de 1989 a 1992, sendo eles: Abelardo Cavalcante de Vasconcelos, Carlos César Martins, Sabino Alves Pereira, Francisco das Chagas Melo Loiola, José Gomes de Jesus, Raimundo Gonçalves de Melo, Raimundo Lira Pessoa; José Segundo; Antônio José de Loiola Filho; Lúcia Elisabete Loiola Gomes e Otalício Guimarães Loiola.  A luta das mulheres pelo espaço na política é antiga. Ainda no período do Império, em 1880, a dentista Isabel de Mattos Dillon evocou na Justiça a Lei Saraiva (que permitia aos detentores de títulos científicos votar) para requerer seu alistamento eleitoral. Nos anos seguintes, surgiram várias iniciativas isoladas para permitir o voto feminino. Graça nossa democracia a mulher brasileira conquistou seu espaço na política! Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA e do Jornal O Circular da cidade de Sobral-Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário