
Por: Célio Cavalcante - Pesquisador da Pré-história * Radioamador - Radialista e Correspondente da Associação Cearense de Jornalista do Interior - ACEJI.
segunda-feira, 29 de junho de 2009
UM CONTERRÂNEO QUE NUNCA NEGOU SUAS ORIGENS

quinta-feira, 25 de junho de 2009
DOIS ATLETAS DA VANGUARDA FORQUILHENSE

Parecem coincidência seus sobrenomes, Chico Saraiva e Chiquinho Rufino, o primeiro teve oportunidade de levar o nome de Forquilha há todas as fronteiras de nosso Território Nacional, quando na década de 70 ele se apresentou no maior programa da TV Tupi chamado “Flávio Cavalcanti”. Chico Saraiva mostrou sua habilidade na peça televisiva Fora de Série. Os telespectadores aplaudiram quando ele fez seu malabarismo subindo em um cilindro de madeira sobre uma táboa e com duas tochas de fogo nas mãos, se equilibrou por mais de quadro minutos, além de botar as tochas na boca. Atualmente ele se apresentou na TV Globo no programa “Esporte Espetacular”, fazendo embaixadinha onde usou o nome “Lyon”. Foi mais uma vitória para seus familiares e amigos desta terra chamada Forquilha. O outro grande atleta, Chiquinho Rufino como é conhecido também mostrou seu talento no futebol em Forquilha e em outros Clubes de renome deste País. Os já citados estão morando na “Cidade maravilhosa” Rio de Janeiro.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
A paróquia de São Francisco de Assis em Forquilha celebrou com toda comunidade católico a Festa do Sagrado Coração de Jesus, cujo tema deste ano é "DEUS É AMOR" Os trabalhos litúrgicos tiveram iniciado no dia 21 de junho onde o Pároco de nossa cidade Padre Marcos Antonio Ribeiro da Silva, coordenou com seus fiéis a procissão do nosso venerado que saiu da Praça Juarez Junior indo até nossa Igreja Matriz. Celebramos com toda a Igreja a fé no amor de Deus. No Céu bate um Coração totalmente humano e totalmente Divino. Jesus revelou o desejo da Festa ao seu Sagrado Coração à religiosa Santa Margarida Maria Alacoque, na França, mostrando-lhe o “Coração que tanto amou os homens e é por parte de muitos desprezada”. Os festejos religiosos no município de Forquilha terminam no dia 01 de junho de 2009 e todos os setores Missionários de nossa Paróquia estiveram envolvidos neste movimento da Fé Cristã.
BELEZA ARQUITETÔNICA DA IGREJA MATRIZ DE SÃO FRANCISCO NO MUNICÍPIO DE FORQUILHA-CEARÁ.

Na história do povo forquilhense, nunca foi tirada uma fotografia com sistema digital de tecnologia WBS equipamento usado pela comunidade científica da Nasa, só o Jornalista Célio Cavalcante, que têm uma amizade com alguns cientistas de nossa Europa entre os quais o americano Wthefor e o fotografo português e cineasta Paulo Vieira, onde a seu pedido vieram há Forquilha fazer um levantamento dos monumentos turístico deste município que lhe viu crescer. Todas as fotografias deste álbum são registradas no Centro Brasileiro dos Direitos Autorais. A igreja de São Francisco do município de Forquilha foi construída por determinação do 1º Bispo da cidade de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota, no ano de 1928, já que a igreja do povoado de Campo Novo ia ficar submersa. Dom José Tupinambá, na presença de vários sacerdotes disse: a cada pedra colocada no alicerce deste templo e a cada templo terminado segundo a ordem revelada pelo Senhor para o seu santo sacerdócio, diminui o poder de Satanás na Terra e aumenta o poder de Deus e a Santidade, movendo os Céus, em grande poder, a nosso favor. Eu te digo: Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e as portas do inferno nunca levarão vantagem sobre ela. O altar da nossa igreja foi construído pelo pedreiro Francisco Silrinha, que arquitetou para recebermos as três imagens: São Francisco das Chagas, doada em 1932 pelo Capitão José Diogo de Siqueira. Coração de Jesus, doada em 1936 pelo Técnico de Engenharia Civil do IFOCS, Sebastião de Abreu e Nossa Senhora de Nazaré, doa da em 1936 pelo Cel. Francisco Pedronílio Gomes Coelho. O primeiro sacerdócio deste templo sagrado em Forquilha foi o saudoso Padre José Gerardo Ferreira Gomes. A igreja de São Francisco é um paraíso infinito em que Deus ordenou suas bênçãos para sempre!
DESCOBERTAS ARQUEOLOGICAS

terça-feira, 23 de junho de 2009
UM CIENTISTA FILHO DE FORQUILHA

FORQUILHENSES PARTICIPARAM DA INAUGURAÇÃO DA FAZENDA DA ESPERANÇA EM SOBRAL

A localidade de Lagoa Queimada, distrito de Patriarca, no município de Sobral, é sede da Fazenda da Esperança São Bento, em homenagem ao Sumo Pontífice Bento XVI. Na sua inauguração foi de Forquilha três ônibus lotado com seus fiéis para testemunhar aquele momento histórico do povo de Deus. Padre Marcos Antonio Ribeiro da Silva, Pároco do município de Forquilha estava ao lado do Bispo Diocesano da cidade de Sobral, Dom Fernando Saburido e do Governador do Estado do Ceará, Dr. Cid Ferreira Gomes. Estas autoridades estavam irradiando suas energias para se propagar a Caridade Cristã, pois a missão do sacerdócio foi instituída por Deus para transmitir aos homens a missão de evangelização e salvação da humanidade.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
PREFEITO DE FORQUILHA EDMUNDO RODRIGUES JUNIOR MOSTRA SUA LIDERANÇA POLÍTICA

O prefeito de Forquilha Edmundo Rodrigues, tem conseguido se superar em sua administração. Devido à transparência e aplicação dos recursos públicos de forma honesta, tem recebido verba de vários parlamentares. Além de Ciro Gomes (PSB), Padre Zé (PP), Léo Alcântara (PR), Ferreira Aragão (PDT) e agora foi a vez dos Senadores do Ceará, Patrícia Saboya (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB) mandarem recursos para obras na nossa Forquilha. De parabéns o Prefeito Edmundo Rodrigues e o povo forquilhense. Nesta fotografia se observa o Prefeito Edmundo Rodrigues, o Deputado Ferreira Aragão e o Vereador Manoel Wilson da Costa Junior. A informação é do Jornalista Bené Fernandes.
SOBRAL TEM NOVO COMANDANTE DA CPMA
Nesta segunda quinzena do mês de junho de 2009, foi nomeado para Comandar o 3º Pelotão da Companhia de Policia Militar Ambiental - CPMA com sede em Sobral, o respeitabilíssimo 1º Sarg./PM – João José Sousa Nascimento, que anteriormente estava lotado na 1ª Companhia do 3º BPM, onde exercia a função de Adjunto ao Fiscal de Operações. O Sarg. Sousa já prestou relevantes serviços no exercício da suprema missão de preservar a ordem pública e de proteger as pessoas, promover sempre, o bem estar da sociedade cearense, dentro da estrita observância das normas jurídicas da sua OM nos Destacamentos Policiais por onde passou, entre as cidades de Santana do Acaraú, Forquilha e muitas outras da região Praiana e Serra da Ibiapaba. Atualmente o Comandante Geral da CPMA no Estado do Ceará, é o Sr. Major QOPM Fernando Rocha Albano, que têm dado total apoio aos Comandantes das OMs localizadas nos municípios: de Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá e os GPMA de Jericoacoara e muitos outros. A CPMA desempenha o trabalho de educar, prevenir e reprimir ações contra a natureza através de operações ambientais (terrestres, fluviais, e marítimas), policiamento motorizado, realização de palestras e debates para conscientizar a população sobre a importância da preservação do Meio Ambiente em todo o Estado do Ceará.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
FORQUILHA GANHOU O PRIMEIRO FILTRO SEPARADOR DE ÁGUA E ÓLEO NO LAVATÓRIO DE VEÍCULO DE ABRÃO LERO
terça-feira, 16 de junho de 2009
RECORDANDO O SÍTIO ARAPUÁ

O sítio Arapuá foi fundado por Raimundo Nonato Mendes de Mesquita, no ano de 1945 em plena 2º Guerra Mundial. Estas terras foram desapropriadas pelo DNOCS em 1974 para serem transformadas em lotes irrigáveis para colonos do Perímetro Irrigado de Forquilha. Este sítio foi também de propriedade da senhora Eliza Guimarães Morais, que tinha como morador seu Nonato, homem fiel ao trabalho agropecuário onde seus filhos: Manoel Nonato e Francisco Altanir Mendes de Mesquita sempre ajudavam. O sítio Arapuá esteve desativado nos anos 1951 a 1953, por falta d'água, pois o Açude Público de Forquilha ficou aquém de sua reserva, ficando assim abaixo da soleira da galeria. O mesmo foi reativado em 1964 por Francisco Altanir, com ajuda do Engenheiro Agrônomo Washington Sales Luz, na época chefe do Posto Agrícola de Forquilha. Francisco Altanir e sua esposa Maria do Socorro foram muito prestativos naquele ambiente agricultável, pois no pátio da fazenda sempre no mês junino o casal festejava as fogueiras com uma animada festa dançante, com os velhos sanfoneiros da região entre eles Gerardo Ferreira, José Café e muitos outros. O sítio Arapuá ficou na lembrança do povo Forquilhense.
PROCISSÃO DE SÃO FRANCISCO NA VILA DE FORQUILHA

EXPEDIÇÃO ESPELEOLÓGICA NA SERRA DA BARRIGA NO MUNICÍPIO DE FORQUILHA

segunda-feira, 15 de junho de 2009
FISCAIS VOLUNTÁRIOS DA COLÔNIA DE PESCADORES Z-68 DE FORQUILHA

DESTACAMNETO POLICIAL DE FORQUILHA PARTICIPA DA CAMPANHA DE SOLITARIEDADE AOS DESABRIGADOS DA CHEIA DO RIO ACARAÚ

CRAF FAZ APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS REALIZADOS AO GOVERNO MUNICIPAL DE FORQUILHA.
domingo, 14 de junho de 2009
FORQUILHA GANHOU MAIS UM TIME DE FUTEBOL

CERIMÔNIA DE POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES DE FORQUILHA
Foram realizadas na segunda quinzena do mês de maio de 2009, as eleições para a escolha dos conselheiros tutelares do município de Forquilha. A comunidade forquilhense escolheu por voto secreto os seguintes conselheiros: Jader Loiola Pereira, Cleidiane Melo Loiola, Raimundo Nonato de Carvalho, Antonio Gledson Pereira Araújo e Domício Rondinele Rodrigues Pereira. Os mesmos foram diplomados e empossados para o triênio 2009/2012. A cerimônia de diplomação aconteceu no auditório da Secretaria de Educação do Município de Forquilha e contou com as presenças das seguintes autoridades: Prefeito Municipal, Dr. Edmundo Rodrigues Junior, Vice Prefeito Gerardo José Dias de Loiola, Promotor de Justiça Dr. Alexandre Pinto Moreira, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Forquilha, João Batista Francelino Lima, Secretária de Ação Social e Trabalho, Dra. Aveline Maria Rangel Araújo Rodrigues, Da respeitabilíssima, Rita Loiola, Comandante do Destacamento da Polícia Militar em Forquilha Sarg/PM João Batista de Sousa além de diversos seguidores da doutrina educacional da Criança e do Adolescente. O conselho foi criado com órgãos encarregados de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Os Conselhos Tutelares têm também outra função, a de atender a crianças e jovens que tiverem os direitos civis ameaçados. “O papel do Conselho é receber a denúncia de acordo com o artigo 13 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Há casos em que o próprio Conselho Tutelar consegue resolver. Outros têm que ser encaminhado para Justiça” Após as eloqüências das autoridades, houve uma apresentação do Coral de Flautas formada por criança e adolescentes deste município, onde os mesmos conquistaram nesta cerimônia os aplausos de toda platéia.
VEREADOR ELIEZER CARLOS SIQUEIRA CONTINUA SENDO LÍDER DO PREFEITO NA CÂMARA MUNICIPAL DE FORQUILHA

FORQUILHA SERÁ SEDE DA PRIMEIRA FOGUEIRA DA UFOLOGIA

POR: CÉLIO CAVALCANTE - RADIOAMADOR - PT 7 ACZ.
terça-feira, 2 de junho de 2009
ARQUEOLOGA DRA. MARIA BELTRÃO FAZ PALESTRA NO IHGB SOBRE O ANO DA FRAÇA NO BRASIL

DNOCS VAI REALIZAR CONCURSO PÚBLICO

AMBIENTALISTA NA ESCOLA PÚBLICA MOÉSIO LOIOLA DE MELO JUNIOR
SANGRADOURO DO AÇUDE DE FORQUILHA

segunda-feira, 1 de junho de 2009
MISSA EM AÇÃO DE GRAÇA PELA SANGRIA DO AÇUDE PÚBLICO FORQUILHA

BIOGRAFIA DE DOM JOSÉ TUPINANBÁ DA FROTA 1º BISPO DA CIDADE DE SOBRAL-CEARÁ.

O primeiro bispo de Sobral foi D. José Tupinambá da Frota. Filho de Manuel Artur da Frota e Raimunda Artemísia Rodrigues Lima, nasceu em Sobral, no dia 10 de setembro de 1882. Fez os estudos primários na cidade natal, vindo a concluir o curso secundário no seminário de Salvador. Em Roma fez os cursos de Filosofia e Teologia, sempre com brilhantismo. De lá voltou Doutor nessas duas matérias. Na Cidade Eterna foi ordenado padre, no dia 29 de outubro de 1905. Em 1906, ao voltar ao Brasil, trabalhou inicialmente em Sobral, ajudando o Pe Diogo, seu tio, nos afazeres paroquiais. Foi o maior benfeitor da cidade de Sobral. Durante 51 anos, dos quais 8 como vigário e 43 como bispo, foi o chefe, o líder, o pai espiritual da comunidade sobralense. Escreveu e publicou dois livros: “História de Sobral” e “Traços biográficos de Manuel Artur da Frota”. Faleceu no dia 25 de setembro de 1959, aos 77 anos de idade. Foi sepultado no pavimento da Capela do Santíssimo, na Catedral, a seu pedido, sob um epitáfio esculpido em mármo Dom José foi de forma direta e indireta um dos mentores do desenvolvimento de Sobral e de toda a região Norte do Estado do Ceará, mas também o responsável pelo modelo de Igreja autocrática, ainda persistente naquela região. Era um estudioso da genealogia e foi sócio correspondente da Academia Cearense de Letras, do Instituto do Ceará e do Instituto Brasileiro de Genealogia.Sua morte, aos 77 anos, deixou um vácuo na igreja de Sobral, pois seu modelo único não podia - nem devia - ser copiado por seus sucessores que optaram por modelos de episcopado mais pastorais - já guiados pelas diretrizes da CNBB - e menos aristocráticos numa Igreja Católica que tentava se atualizar sob as luzes do Concílio Vaticano II. "A missão do sacerdócio foi instituída por Deus para transmitir aos homens a missão de evangelização e salvação da humanidade"
Assinar:
Postagens (Atom)