quinta-feira, 20 de maio de 2010

EMBRAPA/CAPRINOS E OVINOS SEDIOU ENCONTRO COM REPRESENTANTES DO DNOCS, COGERH E CRAF PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO AÇUDE FORQUILHA














A Embrapa de Caprinos e Ovinos com sede em Sobral sediou nesta manhã do dia 19 de maio de 2010 na sala de audiência para assuntos administrativos uma importante reunião com os representantes das Instituições: DNOCS/ Forquilha - Gerente Local Joaquim Ferreira dos Reis (Kinca), que se fazia acompanha dos servidores: José Amaro dos Santos e Célio Cavalcante; COGERH/Sobral - Gerente Vicente Lopes Frota; Comitê de Revitalização do Açude Forquilha - CRAF - Coordenador Alexandre Bessa Cavalcante e EMBRAPA - Marco Aurélio Delmondes Bonfim (Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento), Jornalista Adriana Brandão e Pesquisadora de Manejo e Pastagens Nilzemary Lima da Silva. Na ocasião foi apresentado pelos Técnicos da EMBRAPA um esboço do projeto de Difusão de Práticas Conservacionista dos Recursos Naturais no Entorno do Açude de Forquilha, com objetivo de reflorestar a mata ciliar da APP hoje seriamente comprometida pela ação antrópicas na bacia do açude. Na exposição do projeto em tela a Dra. Nilzemary Lima, demonstrou aos presentes que há toda uma preocupação para o repovoamento da área com plantas nativas da região e haverá também avaliações permanentes durante os três anos de execução. Foi aprovado incluir no projeto a participação direta das pessoas beneficiarias, no momento da execução das atividades. Aprovado ainda que após concluído os trabalhos de elaboração, o presente projeto deverá ser demonstrado para a comunidade do entorno do açude (vazanteiros, pescadores), além de representantes do poder público local e sociedade civil, para tomarem conhecimento e encamparem essa idéia. Logo ficou acertado que a data da apresentação será no próximo dia 28 de Maio de 2010 no Auditório da Secretaria de Educação do município de Forquilha. Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense).

Um comentário:

  1. Esta reunião de trabalho serviu para uma análise mais detalhada do PROJETO, com algumas observações sendo levantadas pelo grupo: as estratégias adotados facilita sua execução? qual a área a ser atendida inicialmente? Existe participação dos beneficiários (vazanteiros)durante a implantação?...Estas e outras observações foram discutidas e aprovadas...Com o projeto fazendo a recuperação da mata ciliar numa faixa compreendida na APP do açude, espera-se criar uma espécie de FLORESTA LABORATÓRIO modelo para o restante da bacia, tendo como resultado final esperado a melhoria da qualidade da água e consequentemente de toda vida dos ecossistemas ali existente. Aplausos para os parceiros pelo empenho e envolvimento...Q continuemos assim nesta luta... Amaro.

    ResponderExcluir