O rádio popular em Forquilha surgiu na década dos anos 50, quando o Sr. Luiz de Sousa, conhecido popularmente como Caboclo Chicau inauguro o sistema de Alto-Falante Nossa Senhora de Fátima. Os equipamentos sonoros, ou seja, duas amplificadoras ficavam em cima do telhado do Hotel São Luiz, em baixo o Studio repleto de discos vinil dos grandes intérpretes da música popular brasileira entre eles: Ataulfo Alves; Nelson Gonçalves; Ângela Maria; Cláudia Barroso; Aracy de Almeida; Luiz Gonzaga; Pixinguinha e muitos outros imortais. O jovem Juarez Siqueira recém chegado de Fortaleza do Batalhão de Caçador-23º BC, aquela época foi o primeiro locutor do sistema de alto-falantes do então Distrito de Forquilha aonde suas mensagens afáveis iam de encontro a todas as camadas sociais. O noticiário era mais sobre o esporte local e assuntos ligados às famílias do entorno da sede do Distrito. Nos anos 60 Juarez Siqueira se junta ao eletricista da CENORTE Valdenor Rodrigues de Oliveira e adquirem um cristal para montar um pequeno transmissor que possibilitou as transmissões da primeira Estação Radiofônica do Distrito de Forquilha, ouvida num raio de Por: Célio Cavalcante - Pesquisador da Pré-história * Radioamador - Radialista e Correspondente da Associação Cearense de Jornalista do Interior - ACEJI.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
RECORDANDO O SERVIÇO DE ALTO-FALANTE DE FORQUILHA
O rádio popular em Forquilha surgiu na década dos anos 50, quando o Sr. Luiz de Sousa, conhecido popularmente como Caboclo Chicau inauguro o sistema de Alto-Falante Nossa Senhora de Fátima. Os equipamentos sonoros, ou seja, duas amplificadoras ficavam em cima do telhado do Hotel São Luiz, em baixo o Studio repleto de discos vinil dos grandes intérpretes da música popular brasileira entre eles: Ataulfo Alves; Nelson Gonçalves; Ângela Maria; Cláudia Barroso; Aracy de Almeida; Luiz Gonzaga; Pixinguinha e muitos outros imortais. O jovem Juarez Siqueira recém chegado de Fortaleza do Batalhão de Caçador-23º BC, aquela época foi o primeiro locutor do sistema de alto-falantes do então Distrito de Forquilha aonde suas mensagens afáveis iam de encontro a todas as camadas sociais. O noticiário era mais sobre o esporte local e assuntos ligados às famílias do entorno da sede do Distrito. Nos anos 60 Juarez Siqueira se junta ao eletricista da CENORTE Valdenor Rodrigues de Oliveira e adquirem um cristal para montar um pequeno transmissor que possibilitou as transmissões da primeira Estação Radiofônica do Distrito de Forquilha, ouvida num raio de
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esse bonito relato do guardião da arqueológia cearense sobre os primórdios da comunicão forquilhense, demonstra toda sua preocupação em contar bem a nossa história...Com certeza a juventude de hj e as geracões futuras de Forquilha poderão lançar mão destas informações para conhecer melhor os modos operantes da comunicação local... O tempo passa, mas o que fazemos na terra fica como exemplo de superação, bravura e inteligência de um povo em determinada época, para ser contado pelos historiadores de amanhã.
ResponderExcluir