sábado, 27 de novembro de 2010

A CIDADE DE CARNAÚBA DOS DANTAS NO RIO GRANDE DO NORTE TEM POTENCIAL ARQUEOLÓGICO DE PINTURAS RUPESTRES

O Estado do Rio Grande do Norte tem potencial Arqueológico fora do comum nas suas cidades interioranas, onde aqui destacamos das oitos propícia ao turismo Carnaúba dos Dantas não fica de fora, com seus fantásticos painéis de pinturas rupestre feito há mais de 10 mil anos. São mais de 178 sítios Arqueológicos cadastrados e tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Os desenhos vistos tratam de coisas que são, até hoje, a alma do povo nordestino na busca da caça da pesca, dança e sexo. Nesse contexto, as pinturas são consideradas uma expressão simbólica que denotam uma comunicação social, dentro dos parâmetros da Arqueologia. Em outras palavras, os desenhos “serviam” para satisfazer a necessidade de se expressar e comunicar desses grupos pré-histórico. O mais provável é que isso constitua uma linguagem, mesmo que inacessível para a compreensão do homem contemporâneo. Além da Tradição Nordeste, existe a Tradição Agreste, geralmente desenhos de animais, carimbos de mãos, entre outros, e a Itaquatiara, com simbolismos puros (flechas, setas, riscos, etc). Dizem que o sol e o tempo são os melhores desinfetantes. Ambos teriam o poder de esclarecer, revelar o que está obscuro. A crença parece ainda mais sólida quando se pensa na atual situação dos sítios arqueológicos do Rio Grande do Norte. Relegados ao obscurantismo, por conta da política equivocada dos órgãos públicos, os tesouros arqueológicos do Estado sofreram com a depredação e o total desinteresse da população em geral, sendo salvos, quando muito, pela ação abnegada de arqueólogos e amantes da arqueologia. Estas e outras no diário de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia cearense).

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