segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DADOS PLUVIOMÉTRICOS DO MÊS DE JANEIRO E HIDROLÓGICO DO AÇUDE PÚBLICO DE FORQUILHA-CEARÁ

O município de Forquilha, localizado na Região Noroeste cearense, choveu um total de 216.8 mm, durante o mês de janeiro de 2011, mais do que em 2010 que registrou apenas 160,0 mm. O reservatório construído entre os anos 1919/1928, pelo Engenheiro Civil da Inspetoria Federal de Obras Contras as Secas – IFOCS, Domingos Rômulo da Silva Campos, têm sua capacidade de 50.132,000 m3, mas devido assoreamento ao longo dos anos seu volume hoje é de 50.130,000 m3 isto na cota de sangria. Com estas chuvas nosso Açude pegou 109 cm. Seu volume atual é de 30.909,792 m3, faltando para cota de sangria dois metros e vinte dois centímetros. Observe nesta fotografia a Galeria ou Porta D’Água como chamamos aonde a pedra preta se as águas cobrirem o Açude começa a sangrar. Por Célio Cavalcante assessor de comunicação da Unidade do DNOCS de Forquilha.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

BANCOS DA CAPELA DA MÃE RAINHA CHEGARAM EM BOAS HORAS, PARA ACOMODAR SEUS FIÉIS



























A Capela da Mãe Rainha recebeu nesta última quarta feira dia 26 de janeiro de 2011, ás 10h30min, seus 20 bancos comprados na Empresa de Móveis Cardeal com sede na cidade Rolândia no Estado do Paraná. O Pároco do município de Forquilha, Marcos Antonio Ribeiro da Silva, com muita alegra recepcionou os funcionários da Empresa nas pessoas: Do Rádio Cidadão Paulo Cardeal de prefixo PX5G4897 (Motorista) e Adinaldo Ilídio (Montador), em sua Residência Paroquial. Em seguida em companhia de Célio Cavalcante membro da Equipe de Comunicação da Paróquia de São Francisco de Assis se deslocaram até a Capela da Mãe Rainha para montagem dos novos assentos, aonde ali chegando foram recebido por uma bateria de foguetes, sinal do trabalho progressista da Santa Igreja Católica em solo forquilhense. Ajudaram no descarregamento e montagem deste bem patrimonial da Capela da Mãe Rainha as seguintes pessoas: Padre Marcos Ribeiro; José Mex Costa; Antônio Ozanhir Siqueira (Bebeta); Edvaldo Ferreira; Júnior Faustino; Francisco Faustino; Francisco Rodrigues de Sousa (Chico Bento); Charles Alzira (Tupinambá); Francisco Milton e Benedito Souza. As giro das 12h00min; os trabalhos foram concluídos, sobre a proteção da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. É bom que se diga que Empresa Móveis Cardeal vêm executando exclusivamente móveis para igrejas, dentre eles bancos, tribunas, púlpitos, altares, cadeira pastoral e projetos especiais, onde nossa Igreja Matriz de São Francisco de Assis de Forquilha já foi contemplada destes utensílios, graça aos esforço de nosso pároco. Para finalizar foi servido na Residência Paroquial um almoço, para os funcionários da Empresa acima mencionada, em reconhecimento aos seus valiosíssimos trabalhos. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia cearense).

PROFESSOR DO EX-GINÁSIO VICENTE LOYOLA TORNO-USE REITOR DA FACULTADE INTA EM SOBRAL

Chegar ao pódio da sabedoria é preciso dedicação e coragem de espírito para driblar alguns empecilhos que o dia-a-dia o acarreta. Acendo agora a história do nosso inesquecível professor de inglês do Ex-Ginásio Vicente Loyola em Forquilha Dr. Oscar Rodrigues Júnior, este homem que muitas das vezes chegava a Forquilha, na metade da década dos anos 70 vindo da cidade de Sobral em um automóvel Kombi da Empresa Autoviária Cearense, para prestar seu auxilio aos alunos deste Estabelecimento Educacional criado por Monsenhor Sabino Guimarães Loyola que o tempo consumiu. Nosso professor Oscar sempre firme em suas colocações no trato do idioma Inglês. Seus ensinamentos ainda perpetuam no intelectual de cada um daqueles que o viu crescer. Hoje sobre a evolução do século XXI encontramos na magnífica Faculdade INTA da cidade de Sobral, nosso ilustre professor de inglês na qualidade de Reitor e Diretor Geral deste educandário superior. Bacharel em Contabilidade e Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; Bacharel em Teologia, Mestre em Teologia e Doutor em Teologia pela Faculdade de Teologia do Nordeste, Dr. Oscar Rodrigues Júnior muito nos orgulha com sua ascensão profissional e suas energias transmitidas em seus ensinamentos que foi alvo motivador na vida do sucesso de muitos forquilhense. Parabéns grande Mestre! Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia cearense), aluno do Prof. Oscar no Ex-Ginásio Vicente Loyola.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ANIVERSÁRIO DOS 91 ANOS DE RAIMUNDO MENDES VASCONCELOS

Aconteceu nesta última quinta feira dia 20 de janeiro de 2011, o aniversário dos 91 anos de Raimundo Mendes de Vasconcelos, filho de Antônio Mendes de Vasconcelos e Paulina Martins Vasconcelos. Seus familiares e amigos se reuniram na sua residência, a Rua João Viera no Bairro Edmundo Rodrigues em Forquilha, para compartilhar de suas alegrias. Outro fato interessante em sua vida foi o cerimonial de seu casamento realizado no dia 19 de julho de 1943 na Igreja do Distrito de Trapiá, com a Senhora Amélia Alves de Vasconcelos que alargar-se sobre as bençãs do Monsenhor Domingos Barreto de Araújo. Desse laço matrimonial nasceram 12 filhos dos quais já 04 falecidos. Netos 47 falecidos 05. Bisnetos 36. Raimundo Mendes Vasconcelos, foi um dos propagandistas da campanha para construção da Igreja do Distrito de Trapiá no ano de 1938. Sua ascendência advém do Capitão Mateus Mendes de Vasconcelos, Português, natural de Travanca, fundador desta ilustre família do Curato do Acaraú. Um relatório do Centro de Longevidade da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revela que os idosos de hoje são mais jovens que os idosos do passado. Para isto nosso conterrâneo acima mencionado foi escolhido por Jesus de Nazareno e Maria Santíssima para multiplicar com seus familiares e amigos, essa data dos seus 91 anos de seu natalício. Parabéns Sr. Raimundo, que Deus o mantenha firme e forte, com muita saúde paz e propriedade! São os votos do amigo Célio Cavalcante e Família. Mais uma do diário de notícia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia cearense).

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UM CEARENSE DE BARBALHA NA HISTÓRIA DA MAÇONARIA PAULISTA

3º Venerável da ARLS – FRATERNIDADE PAULISTA - Dr. Antonio Olimpio Rodrigues Vieira Nascido em 15 de maio de 1873, natural de Barbalha, Ceará. Advogado, Casado. Foi um dos fundadores da Loja Fraternidade Paulista, tendo sido aclamado o primeiro Orador em 20 de agosto de 1897. Eleito Primeiro Vigilante em 08 de abril de 1899 elevado ao grau 3 nesta data. Eleito Primeiro Vigilante em 20 de abril de 1900. Eleito Venerável em 04 de abril de 1901, tomou posse no dia 13 de junho de 1901. Neste ano foi elevado ao grau 18 em 30 de junho e colado em sessão capitular. Em 09 de janeiro de 1902 foi eliminado do capítulo, porém esta eliminação ficou sem efeito logo em seguida. Em 02 de março de 1927 foi-lhe conferido o título de membro remido em virtude de relevantes serviços prestados à ordem. Passou para o Oriente Eterno em 30 de novembro de 1942. Em 27 de maio de 1942 foi-lhe conferido o título de “Benemérito da Fraternidade Paulista”, pelos seus serviços. Em 09 de dezembro de 1942 foi realizada sessão fúnebre em sua homenagem. Em 26 de junho de 1946 foi afixada na biblioteca sua fotografia em homenagem aos grandes serviços prestados à ordem. Na qualidade de saudosista e atrelado as pesquisa Pré-História do nosso País, não poderia deixar de passar essas observações que encontrei nos anais do site: http://www.fraternidadepaulista.com.br/veneraveis.asp?CMD=Visualizar&ID=11 da Loja Maçônica Fraternidade Paulista que traz em sua biografia este Irmão cearense filho natural da cidade de Barbalha-Ce, já mencionado acima. Estas e outras no diário de noticia de Célio Cavalcante- MI 33º membro da ARLS Luz do Acaraú Nº. 39 Sobral - Ceará.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ARQUEOLOGIA PARAIBANA “PEDRA DO INGÁ UM MISTÉRIO A SER DESVENDADO”

Na Paraíba, os pesquisadores do mundo cientifico de nossa Pré-história não deve deixar de visitar o sítio arqueológico da Pedra do Ingá. O município de Ingá é conhecido por suas itacoatiaras, inscrições rupestres feitas em pedras, provavelmente, pelos indígenas, muito antes dos europeus chegarem ao continente americano. Não se conseguiu ainda decifrar o significado de tais inscrições. O monolito de granito de 24 metros de largura e 3 metros de altura que ainda desafia pesquisadores: ninguém conseguiu decifrar o significado e a origem das gravuras rupestres em baixo relevo, datadas de pelo menos 3.000 anos. São cerca de 500 grafismos em formas de espirais e ramos. Embora ainda fazendo parte do desconhecido, os achados da Pedra do Ingá estão já há bastante tempo catalogados por notáveis arqueólogos como um dos mais importantes documentos líticos, motivando permanente e incessante pesquisa, que buscam informações mais nítidas sobre a vida e os costumes de civilizações passadas. Seriam as Itacoatiara do Ingá manifestações dos deuses? O que estes antepassados quiseram transmitir, com suas inscrições sincronizadas, esculpidas na rocha? As respostas vêm sendo tentadas por arqueólogos, antropólogos, astrônomos e ufólogos, que chegam de várias partes do mundo, interessados em desvendar esses mistérios. O sítio arqueológico de Ingá é ainda uma reserva ecológica da biosfera da caatinga, onde encontram-se diversas espécies de árvores, entre elas uma velha baraúna, com mais de 100 anos de vida. Curiosamente, a ingazeira, espécie de árvore que inspirou o nome da cidade, desapareceu a mais de 40 anos. É bom que se diga que a Sociedade Paraibana de Arqueologia tem se pautado na busca da preservação deste monumento de nossa Federação, que se faz referência em vários livros e sites de pesquisa de nossa Pré-história Nacional e até Internacional. Pesquisado por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia cearense), Sócio do Centro Brasileiro de Arqueologia – CBA, e Correspondente da Sociedade Paraíba de Arqueologia-SPA.

sábado, 22 de janeiro de 2011

MAGNÍFICO CONSELHO DE CAVALEIROS KADOSCH - FRANCISCO NAZION TORQUATO E SILVA PROMOVEU INICIAÇÃO DO GRAU 22 NO OR.: DE SOBRAL-CEARÁ

Reuniram-se neste último sábado dia 22 de janeiro de 2011, as 16h00min no Templo Maçônico da Loja Deus Fraternidade Sobralense Nº 17 sobre a jurisdição da Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará – GLOMEC, com sede em Sobral, nove irmãos Inspetores Gerais do Grau 33º obedientes ao Supremo Conselho do Grau 33º do REAA da Maçonaria para República Federativa do Brasil – Inspetoria Litúrgica do Ceará 1º Região. Os trabalhos do Magnífico Conselho de Cavaleiros Kadosch – Francisco Nazion Torquato e Silva foi presidido pelo Eminente Irmão Antonio Wilson Freire Moreira 33º, e teve a participação dos seguintes Irmão: Danilo Mendes de Araújo 33º - Aloísio Ribeiro da Ponte 33º - Idelfonso de Holanda Cavalcante Neto 33º - Antonio Célio Mendes Cavalcante 33º - Francisco Eudes de Sousa 33º - Benedito Albuquerque 33º - Vicente Oliveira Mesquita 33º - Antonio Arismar de Sousa 22º. Dando seqüência os trabalhos da Maçonaria Filosófica Universal, foram iniciados no Grau 22 os Irmãos: Antonio de Fátima Farias Souza – Antonio Clemir Tomaz de Sá – Carlos Eugênio Pimenta Brito – Francisco das Chagas Marinho – José Haroldo do Nascimento – José Nilson Farias de Souza – Olintho Franklin Gadelha – Marcos César de Sousa Nunes e Reginal Chaves da Silva. Em seguida foi dada a instrução do grau ministrado pelo Eminente Preceptor Irmão Aloísio Ribeiro da Ponte, membro efetivo do Supremo Conselho do Grau 33º do REAA da Maçonaria para República Federativa do Brasil, que aludiu sobre vários aspectos dos mistérios de nossa eterna Maçonaria, fundamentados em seus regimentos. Para finalizar o Eminente Presidente Irmão Antonio Wilson Freire Moreira agradeceu a presença de todos e parabenisou os novos iniciados por mais uma conquistas curricular dentro da Ordem Maçônica e convidos a todos para um coquetel no Salão de Banquete. Por Célio Cavalcante 33º, membro efetivo do Supremo Conselho do Grau 33º do REAA da Maçonaria para República Federativa do Brasil.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

COMBATE AO USO ABUSIVO DO AGROTÓXICO NO MUNICÍPIO DE FORQUILHA FOI CAPÍTULO DEBATIDO EM REUNIÃO



Aconteceu neste último dia 11 de janeiro na Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Forquilha um encontro para tratar de um assunto de extrema importância para município de Forquilha, o uso incorreto do agrotóxico. Além das representações locais, o evento contou com a participação de Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária – ADAGRI e Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE onde estes fizeram uma explanação da realidade do agrotóxico na nossa região frisando também a realidade local. De acordo com a ADAGRI, o Perímetro Irrigado e nas proximidades do Açude Forquilha são as regiões onde se encontra um maior uso do veneno, com isso contribui com o processo de poluição do nosso açude já que o veneno é usado de forma incorreta sem o acompanhamento de um profissional capacitado. Diante do problema os participantes elaboraram um plano de ação que visa o recolhimento das embalagens desses produtos onde irão ser destinadas a central de recebimento de embalagens de agrotóxicos situado no município de Ubajara. Conforme o Plano, os agricultores deveram fazer a devolução das embalagens em pontos definidos localmente e em seguida acontece o recolhimento por meio de um transporte autorizado pela SEMACE onde por sua vez será direcionado para a central situada em Ubajara. De acordo com ADAGRI essa etapa será mais educativa na tentativa de criar uma nova cultura entre esses produtores partindo do principio de respeito ao ambiente natural equilibrado. Matéria enviada pela Assessoria de Comunicação da Secretária Municipal de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos, para postagem neste noticioso de Célio Cavalcante.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

RUAS DE FORQUILHA RECEBEM LIXEIRAS

Com uma população que ultrapassa a casa dos 20 mil habitantes, Forquilha aos poucos vem colaborando para o seu crescimento, contudo cresce também a quantidade de lixo produzido pelos moradores onde por sua vez muitos destes são jogados nas ruas e em terrenos baldios descaracterizando a estética, entupindo córregos e bueiros e, sobretudo trazendo riscos a população forquilhense. Pensando nisso a Secretaria de Obras e Urbanismo está confeccionando 100 novas lixeiras tipo “latão” a fim de serem distribuídas em pontos estratégicos da cidade, embora haja a cobertura de toda sede do município através da coleta regular sistemática do lixo, com isso diminui acentuadamente o despejo inadequado dos resíduos produzidos por nós forquilhense melhorando assim a qualidade da limpeza pública de nossa cidade e do meio ambiente. Matéria enviada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Obras e Urbanismo do Município de Forquilha para postagem neste noticio de Célio Cavalcante.

FORQUILHA DISPÕE DE BACIA LEITEIRA DE QUALIDADE

Graça as ações inovadoras administrativa do Prefeito Municipal de Forquilha Dr. Edmundo Rodrigues Júnior e da Secretária de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos Maria de Nazaré Siqueira Mendes, estes usando de suas prerrogativas firmaram parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário, que repassaram 02 (dois) tanques de resfriamento de leite para Associação dos Produtores da Bacia Leiteira de Forquilha-AFORLEITE e o Assentamento Pocinhos. Estas Organizações não Governamentais tem produzido 20 mil litros de leite por mês aonde são repassados a preços de mercado para as Empresas: Laticínio Lisieux situada no município de Monsenhor Tabosa e o Laticínio Sobralense S/A. De acordo com o presidente da AFORLEITE Sr. Raimundo Rodrigues Vasconcelos, cada produtor associado recebeu um kit de higienização e vasilhame para armazenamento do leite, melhorando assim a qualidade do produto que já é referência no mercado, pois a missão dos produtores de leite é prestar bons serviços aos consumidores, para com o seu objetivo, que é de aumentar o retorno dos seus investimentos que já comprovado na lucratividade. Nas fotografias se observa: Secretária de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos Nazaré Siqueira; Presidente da AFORLEITE Raimundo Vasconcelos e o Técnico José Marques Filho. Estas e outras no diário de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia cearense).

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

NATALINO GOMES APRESENTA AOS SÁBADOS O PROGRAMA O AMOR VENCERÁ NA FORQUILHA FM 98,7 MHZ

O comunicador Raimundo Natalino Gomes de Sousa, apresenta um programa na radiodifusão Forquilha FM 98.7 MHz, com o titulo “O Amor Vencerá”. Este tem como objetivo propagar as ações missionárias da Paróquia de São Francisco de Assis do município de Forquilha, além de um convite à oração e uma intimidade maior com Deus através de sua Palavra. Natalino Gomes como é conhecido apresenta um repertório de varias músicas católicas e seus informes para os paroquianos aos sábados de 18:h00min ás 19h00min, aonde você pode ouvir no site: http://www.forquilhafm.com.br/ - Este programa da família Católica forquilhense já mencionado acima teve início no dia 03 de fevereiro de 2007, e contou com uma benção especial do Pároco Marcos Antonio Ribeiro da Silva com ajuda do catequizador Vicente Tadeu. Aos domingos de 06h00min ás 07h00min, Natalino Gomes prepara as transmissões da Santa Missa e faz articulação com seu amigo Vicente Tadeu, sobre a liturgia de nossa Paróquia, alargado-se na reprodução de vinhetas sonoras para divulgações nas Emissoras de Radiodifusão do interlan cearense. Este profissional já mencionado faz parte da família Forquilha FM, e é membro da Equipe de Comunicação e Liturgia da Paróquia de São Francisco de Assis. Estas e outras no diário de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia cearense).

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

VISITA DO FORTALEZA FUTEBOL CLUBE AO SURINAME TEVE AJUDA DE UM RADIOAMADOR NAS COMUNICAÇÕES

"Viagem ao Suriname" O Fortaleza foi o primeiro clube cearense a atuar fora do território brasileiro. Em 1962, o Leão do Pici resolveu ir até Paramaribo, Capital do Suriname, para fazer quatro amistosos. A excursão ao país sul-americano ocorreu logo no início do ano, já que o campeonato cearense só começaria em abril. Aquele tipo de viagem era uma novidade na época e por isso, necessitou de providências especiais. O Fortaleza chegou a contratar o goleiro Lula, que jogou pelo Náutico, Corinthians e Seleção Brasileira. Lula veio para reforçar o time nos amistosos em Paramaribo. Os resultados das partidas eram enviadas através de um radioamador para a capital cearense, pois não existia outra forma de comunicação entre as duas cidades. O placar era divulgado através da Rádio Uirapuru, pelo radialista Alfredo Sampaio, para a imprensa escrita e radiofônica. No final da viagem, o Leão voltou para Fortaleza com um saldo de uma vitória, dois empates e uma derrota. Pesquisado por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia cearense), leitor do maior Jornal cearense chamado O POVO. Fonte: http://www.opovo.com.br/www/opovo/esportes/733108.html

BARRACA CABANA SHOW BAR PROMOVEU TARDE FESTIVA EM FORQUILHA



















Neste último domingo dia 16 de janeiro de 2011, aconteceu na Barra Cabana Show Bar do concessionário Cícero Siqueira nas proximidades do Açude Público de Forquilha, uma tarde festiva com Grupo Grafite Show. Forquilha ainda dispõe desta área de lazer, visitada por alguns turista e conterrâneos que se divertiram dos melhores sucessos da Música Popular Brasileiro-MPB. Naquele ambiente agradável encontrei nossos amigos: Casal Evandro do Sitonho, com sua esposa e filhos – Tina que se fazia acompanhar de sua Cunhada e Sobrinha – Chico Leopoldo, que se fazia acompanhar do seu genro Sarg/PM-PI, Vilemar e suas filhas. O comerciante Marroco da Rasteira foi o que mais dançou alem de outros aficionados do bailado. Estas fotografias são ativas nos olhos de nossos internautas visitantes deste Blog que traz a história contemporâneo de seu povo, e diz de sua animada tarde festiva as margens do Açude de Forquilha. Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense).

domingo, 16 de janeiro de 2011

BAR PIONEIRO PROMOVEU ANIVERSÁRIO DO GERARDÃO DO POSTO










Aconteceu neste último dia 16 de janeiro do ano de 2011, nas dependências do Bar o Pioneiro de Propriedade de José Juvenil Cavalcante e de sua Esposa Rita Chical, localizado na Rua Amarília Paiva no Centro de Forquilha, o aniversário dos 44 anos de Gerado Marques Cardoso, conhecido popularmente como (Gerardão do Posto) filho de José Martins Viana e Maria do Carmo Cardoso ambos em (In memoriam). Para confirmar e compartilhar de suas alegrias neste dia memorável de seu natalício, estiveram presentes: De Brasília - Francisco Antonio Ximenes e sua esposa Dilma Novais Ximenes - Dos Ex-secretários de Obras do Município de Forquilha - Onélio Gomes Araújo e José Frota de Sousa - Do respeitável Advogado Gerlásio Loiola, que se fazia acompanhar do Blogueiro Rômulo Loiola - funcionário da COGERH/Sobral Raimundo Frota – Do artista em serigrafia do povo forquilhense, Neném que se fazia acompanhar do atleta César Cavalcante; Do repórter Célio Cavalcante e Edmundo Oliveira, que vieram testemunhar este registrou memorável da história do povo forquilhense. “Felizes aqueles que contemplam essa data de mais um ano de vida, pois Deus quando quer não tem que não queira”. Gerardão você foi escolhido por Deus e Maria Santíssima para dividir suas alegrias entres seus semelhantes. Feliz aniversário! Parabéns Amigo são os votos de Célio Cavalcante e Família.

sábado, 15 de janeiro de 2011

FORQUILHENSE SÃO HOMENGINADO COM O LIVRO DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE FORQUILHA

Estivaram visitando o Municìpio de Forquilha neste período das Boas-Festas, ou seja, Natal e a permuta do ano de 2010 para 2011, os forquilhense: Emídio Epifânio e sua amada esposa Creusa Lopes que se fazia acompanhar de seu Neto além do casal Dr. Antonio Lopes de Araújo e sua esposa Lucilene, estes residindo no Rio de Janeiro. Na noite do dia 30 de dezembro de 2010, o comunicador das Emissoras de Radiodifusão Forquilha FM 98,7 MHz e Rádio Caiçara AM 910 kHz da cidade de Sobral, nosso amigo Júlio Sousa e sua esposa Paula, nos convidou para blindar a chegada deste ilustres conterrâneos, onde aconteceu em sua residência no Bairro do Ato Alegre um farto churrasco purificado de uma saborosa cerveja. As atenções maiores foram dadas pelo pesquisador da Pré-História Célio Cavalcante, filho primogênito do escritor e emancipador desta Urbe Sr. Abelardo Cavalcante, que aproveitou aquele momento para ortografar o Livro da Emancipação Política de Forquilha aos já mencionados acima. Dados sobre o Autor da obra literária: No dia 7 de julho, Abelardo Cavalcante de Vasconcelos completou 81 anos. Abelardinho, como é conhecido, foi o idealizador da campanha de emancipação política de Forquilha. Com a primeira eleição municipal em 1986, teve o seu trabalho reconhecido com o cargo de vice-prefeito. Mais tarde foi eleito vereador. Ocupou várias atividades no Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) e foi chefe do Posto Agrícola. Historiador, ele é autor de três livros sobre o Município: Forquilha – Origem e Evolução (1983); Forquilha – de Sítio a Município (1986); e Emancipação Política de Forquilha (2010)". Aqui posso dizer a estes magníficos conterrâneos, voltem sempre pois foi nesta terra chamada Forquilha que você deixaram enterrado seus cordões umbilicais prova infinita de suas naturalidades. Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense).

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ATENÇÃO RADIOAMADORES PARA O RECADASTRAMENTO DA RENER

A Secretaria de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional substituiu o sistema de Gestão da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (RENER) por uma versão mais moderna e eficiente. Todos os radioamadores integrantes da RENER deverão realizar o recadastramento. As instruções de recadastramento serão disponibilizadas no site da Defesa Civil na opção Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - RENER. - http://www.defesacivil.gov.br - Um forte 73 de PT2PC – Paulo César RENER – Rede Nacional de Emergência de Radioamadores Secretaria Nacional de Defesa Civil - Ministério da Integração Nacional - RENER JÁ PROMOVEU CAPACITAÇÃO EM EMERGÊNCIA PARA RADIOAMADORES – CAER, NA CIDADE DE SOBRAL - Foi realizado em Sobral no auditório do Centro de Convenções O XLV – Curso de Capacitação em Emergência para Radioamadores onde estavam presentes as seguintes autoridades: Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC/RENER Dr. Paulo César de Sousa Santos PT2 P.C. - Defesa Civil do Estado Ceará - Oficial do Corpo de Bombeiro Militar Murilo Lobô de Queiroz - Anatel/Ceará Engenheiro Gilberto Studart - O presidente do Conselho da Labre no Estado do Ceará Empresário Roberto Batista Pereira PT7 YV - O citado curso foi ministrado pelo Coordenador da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores – RENER Dr. Paulo César onde foram três horas de aulas tocantes a catástrofes e outras situações de perigo para a vida, a saúde ou a propriedade no campo de Defesa Civil. Radioamadores participantes Antônio Francisco Campos PT7 AHT e esposa Maria José - Dr. Edson Lopes PT7 BB, Diretor da Rede de Emergência do Poder Judiciário-REPJ, Célio Cavalcante PT7 ACZ, Edigar Júnior prefixo: ZZ7 MMN, Frota prefixo: ZZ7 MFR, Marcos do Caioca prefixo: ZZ7 MWP Sagt/EB. Gentil; Dr. Thiago Donatto prefixo PT7 ST e Elias PT7 VEX entre outros no total de 38 participantes. O citado diploma de participação tem os seguintes dizeres Ministério da Integração Nacional, Secretaria Nacional de Defesa Civil e LABRE com as seguintes assinaturas Roberto Batista Pereira - Labre do Ceará e do Secretario Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional Dr. Jorge do Carmo Pimentel. Em 06 de agosto de 2005. O radioamador ao longo dos tempos e no mundo todo tem mostrado a importância das comunicações, quando chamados para ajudar em situações de emergência pública nas quais os seus serviços humanitários e voluntários sejam colocados a disposição das autoridades em beneficio da população para isso foi criada pela portaria ministerial MI – 302 de 24 de outubro de 2001 a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores reconhecendo oficialmente o valor do radioamadorismo brasileiro. Mais um momento de se praticar a ética e a legislação que nos rege como legitimam e fiel radioamador. Por Célio Cavalcante PT7ACZ , Radioamador voluntário da RENER.

REDE RECORD DE TELEVISÃO APRESENTOU NO R7 O REI DAS EMBAIXADINHAS O FORQUILHENSE FRANCISCO SARAIVA LEÃO

Nosso conterrâneo Francisco Saraiva Leão conhecido na mídia televisiva Nacional e até Internacional, têm mostrado sua habilidade no que faz, sendo consagrado o Rei das Embaixadinhas. Na década dos anos 70 se apresentou pela primeira vez no programa do Flávio Cavalcanti, na TV Tupi, isso foi uma glória para os forquilhense. Hoje nosso atleta se apresenta na orla marítima e praças do Rio de Janeiro, mostrando sua paixão de conviver da arte de embaixadinhas. Você confere a reportagem completa no Vídeo do R7 no site: http://videos.r7.com/craque-das-embaixadinhas-nao-deixa-a-bola-cair-no-rio/idmedia/9cf8243da23da5e6fa171b6840b160d7.html -
1º - fotografia: Nosso conterrâneo Francisco Rufino e o Rei das Embaixadinhas, na entrada do Maracanã-RJ. 2ª Foto Lion na praia de Copacabana.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

GUARDIÃO DA ARQUEOLOGIA CEARENSE RELEMBRA SUA INFÂNCIA EDUCACIONAL

Entrar no baú da história educacional, de quando éramos jovens, é preciso coragem de espírito para desvendar aquilo que
ficou registrado em nosso computador celebral. Lembro-me muito bem dos meus primeiros caminhar rumo à Escola. Minha primeira professora do ABC foi a minha parenta bem próxima Maria da Dorinha, com é conhecida em Forquilha. A segunda professora foi a Sra. Nazaré Aragão hoje casada com o funcionário do DNOCS Edson Moraes, que mim ensinou, assoletrar na Cartilha do Povo. A terceira Professora foi a Socorro da Dona Venefrida Rodrigues. Esta com seu jeito afável me fiz praticar as leituras da Cartilha de Lili, aonde aqui posso acender um pouco de suas primeiras lições: “Lili! Olhe para mim, eu me chamo Lili, eu comi muito doce, vocês gostam de doce, eu gostam de doce!”. Na segunda leitura “trazia o titulo Lili em seu Piano.” Lili toca piano Lili toca assim dó, ré, mi, fá... Suzete é a cachorrinha. “Toca Lili, toca dó ré mi, fá...” São estas lembranças que o tempo consumiu, ficando em cada mente o Livro de Lili como o chamávamos na infância foi o primeiro contato que tivemos com um livro em nossas vidas. Aquele pequeno livro para alfabetizar aquelas crianças quase todas vindas da zona rural, e dos grandes centros para a busca do conhecimento. Os olhinhos chegavam a bilhar de tanta curiosidade, eram simples, porém com muita vontade de aprender. Acartilha do Povo trazia suas letras graúdas e mostrava seus objetos, por exemplo: A de Avião – B de Bola – C de casa etc. Para desopilar um pouquinho de nossa história trago alguns fatos, muito interessante na vida escolar de outros estudantes. Certo dia estava estudando no MOBRAL, nosso amigo Chicão do Benedito, ele sabia assoletrar muito bem, nas não interpretava o que estava escrito, olhava mais para as figuras da Cartilha do Povo, a professora pediu para ele soletrar, a palavra Sapo, ele não contou pipoca assoletrou muito bem e, olhou para figura e disse Cururu. Vocês que agora lê este resumo e também foi alfabetizado com estas cartilhas deve compreender o que estou escrevendo, são lembranças que ficaram marcadas em nossos pensamentos que já mais se apagaram. Descrevo essa passagem, bem vivida do escriba Célio Cavalcante na década dos anos 60 nas residências das professoras já mencionadas. Mais uma do diário do Guardião da Arqueologia cearense. " Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"