terça-feira, 31 de julho de 2012

SÍTIO ARQUEOLÓGICO É DESCOBERTO EM RESERVA EXTRATIVISTA NO CEARÁ

Foi descoberto, no interior da Reserva Extrativista (Resex) do Batoque, no Ceará, mais um sítio histórico. O achado foi confirmado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) após moradores da comunidade local acharem peças de cerâmica e moedas antigas dentro da Unidade de Conservação. O Ceará é sede de vários outros sítios históricos, entretanto o Iphan declarou que esta é a primeira vez que um patrimônio histórico é descoberto na Resex do Batoque. O sítio histórico foi avaliado pelo Instituto como um local de grande valor cultural, provavelmente datado do século XIX. Ali provavelmente existiu uma construção que acabou sendo coberta pelas dunas, hoje presentes na Reserva. As evidências mostram que muito antes de os especuladores imobiliários alegarem ser donos da área, as ocupações históricas já existiam no local. A idéia agora é ampliar os estudos para outros pontos da Unidade de Conservação.“Quem sabe com os estudos relativos a esse e outros possíveis registros históricos, possamos reescrever a história cearense e incluir capítulos novos da comunidade do Batoque no livro da história do Ceará", imagina Marcel Machado, analista ambiental e chefe da Resex Batoque. Fone no site Terra da Gente – Notícia cientifica e Cultural.
http://www.terradagente.com.br/noticias/NOT,0,0,393988,Sitio+arqueologico+e+descoberto+em+reserva+no+Ceara.aspx - Observação: Para o pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante com seu titulo de (Guardião da Arqueologia Cearense), membro do Centro Brasileiro de Arqueologia e Correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA a Reserva Extrativista (Resex) do Batoque, é uma unidade de conservação Federal categorizada como reserva extrativista e criada por Decreto Presidencial em 05 de junho de 2003 numa área de 601 hectares que compreende os municípios: Aquiraz (Lagoa Encantada); Pindoretama; Cascavel; Horizonte e Beberibe no Estado do Ceará. Estas e outras no diário de noticia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membro correspondente da ACEJI.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

TRABALHO UNIVERSITÁRIO APRESENTA DIAGNÓSTICO SOBRE AÇUDE FORQUILHA (CE)

Um trabalho sobre “Diagnóstico e zoneamento socioambiental das comunidades do açude de Forquilha “foi apresentado em livro patrocinado pelo ministério da Ciência e Tecnologia, CNPq e Universidades Federais do Ceará e do Pará e que teve como organizadores os pesquisadores Edson Vicente da Silva, Adryane Gorayeb e Luci Cajueiro Carneiro Pereira”. No trabalho, são apresentados um resumo histórico e dados sobre a construção pelo DNOCS, da barragem do açude Forquilha, na zona norte do Ceará; a estimativa da população das comunidades de seu entorno, os problemas e as possíveis soluções decorrentes do uso comum de suas águas, bem como, uma proposta de zoneamento. O livro, cujo título é “Planejamento Socioambiental em Comunidades Tradicionais no Semi-árido Nordestino e Na Amazônia Legal”, retrata experiências de extensão universitária desenvolvidas nessas regiões, onde foram selecionados setores costeiros, fluviais e sertanejos. Esses segmentos possuem como principal característica, a presença de comunidades tradicionais que subsistem a partir dos recursos naturais disponíveis. Fonte: http://www.dnocs.gov.br/php/comunicacao/noticias.php?f_registro=2682&f_opcao=imprimir&p_view=short&f_header=1&  - Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI.

domingo, 29 de julho de 2012

GUARDIÃO DA ARQUEOLOGIA CEARENSE CÉLIO CAVALCANTE ACENDE REMINISCÊNCIA JORNALÍSTICA DA PRIMEIRA POLÍTICA FORQUILHENSE

Estas relíquias fazem parte do acervo do arquivo Jornalístico do Guardião da Arqueologia Cearense Célio Cavalcante, correspondente da ACEJI, mostrando o quanto é bom preservar nossa história do povo forquilhense!  

sábado, 28 de julho de 2012

MAGNÍFICO CONSELHO DE CAVALEIROS KADOSCH - FRANCISCO NAZION TORQUATO E SILVA DA CIDADE DE SOBRAL – CEARÁ PROMOVEU INSTRUÇÃO DO GRAU 22 DA MAÇONARIA UNIVERSAL

Reuniram-se neste último sábado dia 28 de julho de 2012, às 16h00min no Templo Maçônico da Loja Deus Fraternidade Sobralense Nº 17 sobre a jurisdição da Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará – GLOMEC, com sede em Sobral-Ce, oito irmãos de obediência da Inspetoria Litúrgica do Ceará – 1ª Região do  Supremo Conselho do Grau 33º do REAA da Maçonaria para República Federativa do Brasil – Os trabalhos do Magnífico Conselho de Cavaleiros Kadosch – Francisco Nazion Torquato e Silva sobre a presidência  do Eminente Irmão Venerável Chefe José Nilson Farias de Souza 31º, contando da participação dos seguintes Irmão: Antonio Célio Mendes Cavalcante 33º - Francisco Eudes de Sousa 33º - Antonio Wilson Freire Moreira 33º - Antonio Arismar de Sousa 31º. Antonio Clemir Tomaz de Sá 31º –– Francisco das Chagas Marinho 31º e José Haroldo do Nascimento 31º.  Dando seqüência os trabalhos da Maçonaria Filosófica Universal, aconteceu uma instrução do Grau 22º proferida pelo Grande Inspetor Geral do Grau 33º Irmão Antonio Wilson Freire Moreira membro efetivo do Supremo Conselho do Grau 33º do REAA da Maçonaria para República Federativa do Brasil, que aludiu sobre vários aspectos dos mistérios de nossa eterna Maçonaria, fundamentados em seus regimentos em especial em oficina de trabalho deste Ilustre Conselho. Para finalizar o Eminente irmão Venerável Chefe José Nilson Faria de Souza 31º finalizou agradeceu a presença de todos e parabenizou o Irmão Wilson Moreira 33º pela belíssima instrução e convocou a todos para próxima reunião. Por Célio Cavalcante 33º, membro efetivo do Supremo Conselho do Grau 33º do REAA da Maçonaria para República Federativa do Brasil.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

NOS ESTADOS UNIDOS ÀS CRIANÇAS COMEÇAM MUITO CEDO A DESENVOLVER APTIDÕES PELO RADIOAMADORISMO

ESTAS 4 FOTOGRAFIAS ACIMA É DO ÁLBUM DO RADIOAMADOR Wagner Cancellaro
 "Estas duas última fotos é do neto do radioamador Célio Cavalcante o inteligente João Clébio" *Nos Estados Unidos às crianças começam desenvolver aptidões pelo radioamadorismo sobre o incentivo de seus genitores, logo nos seus primeiros passos de vida ensinando a entender e a manusear um equipamento de radioamador. No Brasil conforme legislação da ANATEL, a licença para um menor operar um equipamento de radioamador tem que ter o nome do responsável legal do menor de idade ou pessoa jurídica, conforme a Lei. Em Forquilha - Ceará, este exemplo esta começando com o neto do radioamador classe “A” Célio Cavalcante PT7ACZ, João Clébeio que sempre que seu avô estaciona seu Pé de Borracha ele imediatamente apertar o PTT, querendo entender este hobby fascinante que tem salvado vidas. Brevemente seu indicativo será requerido pelo seu genitor Michel Ângelo radioamador de prefixo/PU7MAV. Ser radioamador é praticar a cidadania diz o Radioamador Célio Cavalcante, membro voluntário da RENER e CVB. Estas e outras do diário de notícia de Célio Cavalcante PT7ACZ – Forquilha-Ceará.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

NOSSA HOMENAGEM AOS ARQUEÓLOGOS BRASILEIROS PELO SEU DIA

"Quero em nome da minha inesquecível e admirável Profª Dra. Maria da Conceição de Moraes Coutinho Beltrão fazer uma saudação especial a todos os arqueólogos espalhado pela superfície da Terra. Salve nossos Arqueólogos!" - Nesta data de hoje 26 de julho, estamos referendo o dia do Arqueólogo que foi instituído pela LEI Nº 12.128, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009, sancionado pelo Presidente da República a época em exercício JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (In memoriam). A legislação através da Lei Federal 3.924, de Proteção ao Patrimônio Arqueológico, determina que os bens arqueológicos nacionais pertençam a todos os brasileiros, estando reservados aos arqueólogos os direitos de realizar escavações arqueológicas em qualquer parte do território Nacional através destes guerreiros desbravadores das investigações cientifica de nossos antepassados sendo estes profissionais que desvenda mistérios Pré-históricos, que estava adormecido e assentam na mídia da Educação Universal. Hoje meus nobres Arqueólogos não termos muito em que celebrar está data mesmo por que os políticos que têm o poder de fazer as leis de nosso País, ainda não se interessaram para reconhecer o Arqueólogo como profissional na forma da Lei, diz Guardião da Arqueologia Cearense Célio Cavalcante, membro o Centro Brasileiro de Arqueologia-CBA e Correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA, que têm argumentado com alguns parlamentares cearenses da Câmara Federal como se ler no link:http://forquilhaontemhojeesempre.blogspot.com.br/searchq=REGULAMENTA%C3%87%C3%83O+DA+PROFISS%C3%83O+DE+ARQUE%C3%93LOGO - Mesmo assim nossa luta não cessar vamos até as últimas instâncias dos Poderes de nossa pátria em especial o Congresso Nacional para reconhecer este fieis e legítimos Profissionais em ascensão. Parabéns amigos pela efeméride. Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia), membro do Centro Brasileiro de Arqueologia-CBA e Correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA.

TERÇO DOS HOMENS DA MATRIZ DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS VISITA LOCALIDADE DE CAMPO NOVO

O Terço dos Homens da Matriz de São Francisco de Assis esteveram na Localidade de Campo Novo em Forquilha-Ce, neste último sábado 21 de julho de 2012, na residência do apostólico Francisco da Silva conhecido popularmente por Chegado e sua esposa Auricélia Rodrigues Siqueira Silva que faz parte do clã da família (Siqueira). Naquela noite de oração e devoção a Maria Santíssima, as comunidades circunvizinha de Campo Novo bem como: Rasteira; São Lourenço; Arrebita; Oficina entre outras acolheram a Coordenação Mariana do Terço dos Homens formada pelo apostólicos: José Mex Costa (Coordenador Geral); Raimundo Mendes (Vice-Coordenador); Daniel Márcio (Assessor de Comunicação); Anastácio Celestino de Moura (Tesoureiro) e Raimundo Nonato de Carvalho “Esquerdinha” (Animador dos hinos sacros da Santa Igreja Católica) entre outros seguidores do Terço Mariano. O povo de Deus e de Maria Santíssima tiveram mais uma noite de oração marcada de dedicação e prece, pois “Família que reza unidade permanece Unida”.  Em Oração houve o agradecimento do Terço “Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha” Salve Rainha - Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

PALEONTOLOGIA DAS BACIAS DO IGUATU-CEARÁ


 Em Dezembro de 2005, geólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizaram um trabalho de campo nas Bacias do Iguatu (nome dado ao conjunto das bacias de Icó, Iguatu, Lima Campos e Malhada Vermelha), Eocretáceo, Estado do Ceará, com objetivos geológicos e estratigráficos. Durante este trabalho, muitos fragmentos fósseis foram coletados e levados para a UFRGS, onde foram preparados, analisados e estudados no Laboratório de Paleontologia de Vertebrados. Os fósseis foram identificados como um conjunto de fragmentos de um peixe semionotídeo (escamas e ossos cranianos) e um fragmento posterior de um crânio de um crocodilomorfo. O estudo desses fósseis resultou na produção de dois artigos, um sobre o primeiro registro inequívoco de peixes semionotídeos para a Bacia de Icó e o segundo sobre uma nova espécie de um crocodilomorfo susisuquídeo, Susisuchus jaguaribensis gen et sp.nov., encontrado na Bacia de Lima Campos. Este táxon representa a primeira espécie válida de tetrápode descrita para as Bacias do Iguatu. A descrição destes materiais evidencia que o registro fossilífero conhecido para estas bacias está muito aquém do que realmente pode ser encontrado, tornando-se então necessário que novos estudos sejam feitos sobre a paleontologia destes depósitos. Fonte: http://www.radarciencia.org/Record/oai-www-lume-ufrgs-br-10183-28485 - Leia o trabalho científico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, neste 2º link: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/1287/000564158.pdf?sequence=1                                             Estas e outras no diário de notícia do Pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante, membro do Centro Brasileiro de Arqueologia e Correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA.

terça-feira, 24 de julho de 2012

GERARDO FERREIRA DA PONTE O MAIOR LADIFUNDIÁRIO DA VILA DE SÃO VICENTE/JAIBARAS-SOBRAL

Gerardo Ferreira da Ponte e toda sua prole em Canindé-Ce, em 1974
GERARDO FERREIRA DA PONTE nasceu no dia 08 de outubro de 1917, no local denominado Malhada de Baixo, pertencente à vila de São Vicente-Jaibaras. Casou-se no dia 05 de julho de 1939 com Maria da Conceição Frota Ponte, filha de João Euclides da Frota e Antonia Bezerra da Frota. Com pouco mais de um mês de casado teve a mão esquerda amputada em acidente ocorrido enquanto caçava. Mesmo carregando a deficiência física, Gerardo Ferreira era um homem muito apto ao trabalho, viajou boa parte do Brasil negociando com gado, sendo um pecuarista de grande destaque na região Norte do estado do Ceará. Na região do Vale do Jaibaras, dessa vez com a fruticultura irrigada, foi pioneiro da produção de coco em larga escala, iniciando esse cultivo na grande seca de 1958, quando necessitou da mão-de-obra de centenas de retirantes da seca, os chamados “cassacos”, na elevação de um verdadeiro oásis com toda sorte de frutas, em meio a uma região cruelmente castigada pela seca. Foi dono de uma personalidade muito forte, a qual se equilibrava com sua sensibilidade e o espírito saudosista que marcou todos os momentos de sua história. Foi um homem político, de grande importância na história sobralense. Na década de 1970, junto com outros moradores, militou heroicamente contra o projeto do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, de desapropriação da vila de São Vicente-Jaibaras para a implantação do Perímetro Irrigado do Açude Ayres de Souza. Tendo sido uma liderança política na região, buscou defender os interesses de centenas de moradores que ali viviam e de onde tiravam seu sustento, vivendo um drama ao abandonarem essa terra querida. Sendo que este lugar já era habitado outrora pelos antepassados destes moradores. Mesmo fracassando na tentativa de evitar tal política pública, intercedeu em nome da população para que não demolissem nem a antiga capela da vila, construída em 1887, nem os cemitérios do local, onde se encontravam sepultados muitos dos seus antepassados. Viveu grande drama ao ver todo um patrimônio conquistado com muito sacrifício completamente destruído, deixando a terra de origem por volta de 1975 e indo residir na Fazenda Santa Maria (Jaibaras), onde comemorou bodas de ouro junto com a esposa, cercado pela família em clima de imensa fraternidade. Nessa fazenda viveu seus últimos dias, falecendo em 30 de agosto de 1990. Católico fervoroso deixou o exemplo de exímia integridade moral. Fiel devoto de São Vicente de Paulo, padroeiro das obras de caridade, fora em vida um homem bastante caridoso e piedoso, cuja fama até hoje é lembrada por muitos dos que ele um dia acolheu. Em homenagem ao seu carisma e militância política na região do Vale do Jaibaras, a Câmara Municipal de Sobral, por meio do Projeto de Lei nº 1170/08, de 24/11/2008, do vereador José Maria Félix, denominou oficialmente de Gerardo Ferreira da Ponte, a estrada que liga o distrito de Jaibaras à vila de São Vicente (SETOR II). Fonte gráfica de Cleuton Ponte e fotográfica do Radioamador Chico Ponte PT7MNP ambus netos do nosso inesquecível e imortal Gerardo Ferreira da Ponte hoje nos braços de Deus e Maria Santíssima juntamente com meus genitores. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense) membro do Centro Brasileiro de Arqueologia e Correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

FORQUILHENSES VISITA CANÇÃO NOVA E OUTROS MONUMENTOS SACROS EM SÃO PAULO-SP

Estivaram em viagem de romaria de 17 a 22 de julho de 2012, os forquilhenses: Lucineide Cavalcante, Luciene Andrade, e o empresário comercial Francisco das Chagas Ponte, acompanhado de sua esposa Vera Lúcia e sua filha Anne Caroline, ou seja, “Família que reza unidade permanece Unida”. Estes aproveitaram para visitar a Canção Nova com suas orações ao 14º Acampamento PHN 2012 cujo tema “Amigos para Voltar a Amar” e testemunharam toda programação voltada para o público jovem. Às 8h, participaram da 'Arena Show', de evento com muita música, atividades físicas, esportes radicais e apresentações artísticas, Santa Missa presidida pelo padre Roger Luís, missionário da Comunidade Canção Nova, entre outros sacerdotes. O evento se encerrou neste domingo 22/07, às 15h, com a Santa Missa presidia pelo Bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom Antônio Augusto. Esta comitiva católica visitou ainda o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida; Mosteiro de Frei Galvão; Comunidade Bethânia fundada por Padre Léo e a Rádio Canção Nova. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI.