Por: Célio Cavalcante - Pesquisador da Pré-história * Radioamador - Radialista e Correspondente da Associação Cearense de Jornalista do Interior - ACEJI.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
FESTA DO CINQÜENTENÁRIO DA VILA DE FORQUILHA
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
GUARDIÃO DA ARQUEOLOGIA CEARENSE RESGATA HISTÓRIA DA IGREJA DO DISTRITO DE ALMOFALA-CEARÁ
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO DISTRITO DE TRAPIÁ IMORTALIZAM GRANDES BENFEITORES DE FORQUILHA
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
AS FAMÍLIAS MAÇÔNICAS E RADIOAMADORÍSTICAS EXPRESSÃO SEUS PARABÉNS
BISPO E PADRES PARTICIPAM DE REUNIÃO EM TEMPLOS MAÇONICOS
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
UM PESQUISADOR DA MEDICINA VETERINÁRIA JÁ PASSOU PELO DNOCS DE FORQUILHA
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO LEITO DO RIO TIMBAÚBA
SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO LEITO DO RIO TIMBAÚBA
NO MUNICÍPIO DE FORQUILHA PODE DESAPARECER -
O município de Forquilha situado na região noroeste cearense, com sua beleza panorâmica existe evidências de antigos registros de épocas pré-históricas. No Rio Timbaúba aproximadamente a cinco quilômetros da Localidade de Cacimbinha e aquarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
FORQUILHA PROMOVEU SEU CARNAVAL DE 2010
LIDERANÇAS DOS BONS COSTUMES SE REÚNEM EM DEFESA DA CIDADANIA
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
CONSTRUÇAO DO AÇUDE DE FORQUILHA
Em 1918 o paraibano Epitácio Pessoa, ascendeu á Presidência da República e a seca passou a ser encarada com maior atenção. As soluções propostas, porém não divergiam do que era executado em pequena escala nos anos anteriores: escavações de poços, e construções de Açude e barragens. O povoado de Campo Novo hoje submerso sobre as águas do açude de Forquilha, recebia um avultado número de operários vindos dos mais longículos araiares sertanejo a traz de se empregar na construção do Açude que logo no dia 07 de maio de 1919 era iniciada a maior obra hídrica da Zona Norte do Estado do Ceará, sobre a coordenação do Engenheiro Civil do IFOCS Dr. Domingos Rômulo da Silva Campos sendo seu auxiliar o santanesense João Batista Demétrio de Sousa, onde estes bravos republicanos concluíram no ano de 1928 com ajuda de Deus e de seus operários este bem hídrico do povo forquilhense. Seu volume é de 50.132.000 – m3 (Cinqüenta milhões cento e trinta e dois mil metros cúbicos), as primeiras sangrias aconteceram nos anos de 1939, 1940 e 1950. Para finalizar mostramos algumas fotografias da época da construção, perpetuando a memória dos grandes operários na missão de combater os efeitos das secas no semi-árido nordestino. Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia cearense).
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
REGISTRO DO PRIMEIRO BAILE DO MAÇOM
REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA JOSÉ NONATO DE LOIOLA
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
CÂMARA MUNICIPAL DE FORQUILHA REALIZOU SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DE TÍTULOS E COMENDAS
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
COMANDANTE DO DESTAMENTO POLICIAL MILITAR DO MUNICÍPIO FORQUILHA FAZ ANIVERSÁRIO
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
FORQUILHENSES CONCLUÍRAM O CURSO DE EDUCADORES AMBIENTAIS
O curso de Formação de Educadores Ambientais, promovido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-CONPAM, em parceria com Prefeitura Municipal de Forquilha, por meio das Secretarias de Educação e Agricultura foi concluído de acordo com suas formalidades legais. O mencionado Curso perfazia a carga horária de 120 horas aulas. A solenidade de entregas dos certificados aconteceu ás 19h00min, do primeiro dia do mês de Fevereiro de 2010, no auditório da Secretaria de Educação municipal e contou com as presenças das seguintes autoridades: Técnica do CONPAM, Dra. Maria José de Sousa Holanda, da Coordenadora Educacional Prof.ª Silvia Helena Marques e da Secretária de Agricultura Maria de Nazaré Siqueira Mendes. O município de Forquilha alavancou em seu pódio, vários profissionais diversificados em suas áreas de trabalhos, que participaram do Curso de Educadores Ambientais, bem como: Vigilância Sanitária, COMDEMA, DNOCS, Comunicadores da mídia radiofônica, Agentes de Saúde em especial os Professores que irão trabalhar a transversalidade da questão ambiental não só nas escolas como também em toda a comunidade escolar. Com este curso os educadores poderão ser agentes transformadores da realidade local, promovendo uma mudança de paradigma e contribuindo para uma educação ambiental potencializadora de novos valores, habilidades e mudanças de comportamento na busca de uma melhoria da qualidade ambiental. Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia cearense).