domingo, 30 de setembro de 2012

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA PARÓQUIA DE APARECIDA NO MONTESE – FORTALEZA-CEARÁ


Coordenação Geral – Reverendos Padres: Gabriel Brilhante, João Batista e Laércio. Os senhores: Ximenes, Domingos, Nereu Madeira, Edson Braga, Mizael, Zuilo, João Paulo e senhora Julieta Barbosa. Patrono da Bandeira – Sr. Raimundo Delfino e Família. Paraninfo – O casal: Dr. Eron e Soraia Padrinho do Altar – O casal: Dr. Ximenes e Lili Madrinha do Nincho – Senhora Tercia Patrono do Andor – O casal Marcos e Nagla Preito de gratidão – Francisco Vidal e Giovane. Divulgação – Sra. Julieta Barbosa e os Srs. Nereu  Madeira, Ximenes e João Paulo.  Matéria enviada pelo forquilhense Francisco NEREU Gomes MADEIRA para postagem neste noticiário de Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI.

sábado, 29 de setembro de 2012

O PROGRAMA TRIBUNA E PLENÁRIO NA RÁDIO TUPINAMBÁ DE SOBRAL ENTREVISTOU O PESQUISADOR DA PRÉ-HISTÓRIA CÉLIO CAVALCANTE

O Jornalista e Radialista Oliveira Domingos apresentador do Programa Tribuna e Plenário pelas ondas da Rádio Tupinambá de Sobral AM 1.120 kHz, entrevistou nesta última sexta feira 14 de setembro de 2012, o Sr. Célio Cavalcante pesquisador da Pré-história de forma precisa com sua eloquência acolhedora indagando do entrevistado com diversificados assuntos pertinente a amável cidade de Forquilha, envolvendo o mundo político social; cientifico da Pré-história e do mundo radioamadorístico universal. Aqui é como dizia Mario Quintana A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira!  Quando se vê, já é natal... Quando se vê, já terminou o ano... Quando se vê perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê passaram 50 anos! Agora é tarde demais para ser reprovado... Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas... Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo... E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo. Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.  A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará, e poderá até voltar mas os assuntos serão outros". Obrigado amigo Oliveira pelo este espaço a me concedido. Deus seja sempre louvado em nosso caminhar! Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membro correspondente da ACEJI.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

RECORDANDO OS VELHOS TEMPOS DO CARNAVAL FORQUILHENSE

O Grêmio Recreativo Forquillhense foi palco de grandes festas carnavalescas entre outras. Essa fotografia é do bau do álbum da Sra. Margarida Mendes Cavalcante (in memoriam), que registrou a passagem do Carnaval de 1963 quando em uma mesa seleta se encontrava os grandes carnavalescos: Abelardo Cavalcante de Vasconcelos (in memoriam), José Ferreira do Reis (Vevé) também já falecido e sua esposa Maria da Conceição Ferreira de Loiola e o Juiz de Paz Benedito Cavalcante de Vasconcelos. Recordando os velhos tempos dourados do Distrito de Forquilha. Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia) membro do Centro Brasileiro de Arqueologia e Correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS EM FORQUILHA REALIZA FORMAÇÃO BÍBLICA PARA SEUS FIES

Um dos objetivos pastorais da paróquia de São Francisco de Assis em Forquilha-Ce é implantar o estudo bíblico para sua comunidade católica. A frente desta missão espiritual nosso pároco Agnaldo Timóteo da Silveira vem realizando dominicalmente antes de começar a Santa Missa um momento de reflexão com algumas leituras de texto bíblico. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini-biblioteca que destaca a aliança e o plano de salvação de Deus para com a humanidade. A Bíblia não é para ficar enfeitando a casa, aberta em cima de uma mesa juntando poeira; a Bíblia é para ser lida. É bom saber que de segunda a sábado é feito durante a Santa Missa uma leitura de um livro do antigo ou do novo testamento, o salmo e o Evangelho; aos domingos e dias santos é feito durante a Santa Missa duas leituras de livro do antigo e outra do novo testamento ou duas leituras do novo testamento, o salmo e o Evangelho. Assim, o católico que for para a Santa Missa todos os dias do ano, de segunda a segunda, durante 3 anos irá ter lido a Bíblia praticamente toda. Para finalizar nosso Padre Agnaldo tem acordado seus fiéis para se praticar a leitura do nosso Livro Sagrado em todos os momentos de nosso viver! O Salão Paroquial foi sede de mais um encontro do povo de Deus para se praticar a leitura Bíblica. Imagem fotográfica do apostólico Vicente Tadeu no seu álbum do fecebook no link: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.487551627922012.115993.100000015364863&type=3 – Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

VICENTE BIZERRA DE ARAÚJO ONTEM HOJE E SEMPRE

ESSA FOTOGRAFIA JORNALÍSTICA PERTENCIA AO PATRIARCA DA AMENCIPAÇÃO POLÍTICA DE FORQUILHA SR. ABELARDO CAVALCANTE DE VASCONCELOS. A ORIGINAL SE ENCONTRA EM SEU CASARÃO.
 Está matéria foi publicada no JORNAL A FOLHA da cidade de Sobral na pag.06 Segunda quinzena de março de 2005, na coluna de Célio Cavalcante sobre o título FORQUILHA ONTEM HOJE E SEMPRE. 
Estas e outros no diário de notícia de Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

SERVIDORES DO DNOCS ESTÃO FORTALECIDO COM O RETORNO DA BOLSA (VPNI) APROVADA NO CONGRESSO E SANCIONADA PELA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

VPNI DO DNOCS FOI PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL - Foi publicada na edição do dia, 24 de setembro, no Diário Oficial da União-DOU a Lei n° 12.716, de 21.09.2012, que, em seu artigo 14 concede a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada -VPNI aos servidores do DNOCS nos percentuais de 100% a nível superior e 70% a nível intermediário, incidentes sobre o vencimento básico do respectivo padrão em que o servidor encontrava-se posicionado em 1º de fevereiro de 2012. A vantagem pessoal, mais conhecida como Bolsa, foi reduzida pela Controladoria Geral da União, mas, após um grande movimento encetado pelos servidores do DNOCS, sindicatos e bancada federal nordestina (deputados e senadores), foi aprovada no Congresso a MP 565, posteriormente sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. Desse modo, fica garantida a VPNI nos termos que os servidores reivindicavam. Informações completa no site da Divisão de Comunicação Social do DNOCS - Estas e outras no diário de notícia do servidor da Unidade do DNOCS/Forquilha-Ce, Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI.

PONTO DE ENCONTRO DA SOCIEDADE DA BOIÚNA EM JACAREPAGUÁ FICA NO BAR DO EMPRESÁRIO ARMANDO

O Bairro da Boiúna em Jacarepaguá-RJ concentra um bom número de nordestino, alem da miscigenação que consiste em várias raças humanas que aderiram este Bairro para sua moradia. Um dos pontos de encontro da alta sociedade é o Bar do Empresário Armando, que atente bem seus clientes de forma fraterna. São destaque no pioneirismo aos domingos e feriados seus clientes: Prefeito Nilão; Maranhão; Luiz; Herley; Cláudio; Marcelo Telemar; João (Carne Seca); Empresário Jorge Luiz; Militar da Aeronáutica Eduardo; Chiquinho Bolinha; Siridó; Rodrigo Maia; Chagas; Presidente do Loteamento São Sebastião Josué e o Paraibano Doda que ama sua Paraíba. Estes também freqüentam o comércio do Ligeirinho que tem diversificado produtos culinários e bebidas tipo nordestino. Aqui apresentamos nossos amigos trabalhadores que em suas horas vagas custem seu lazer nestes dois ambientes da fraternidade Universal. Por Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ENCONTRO DE PIOS EM SOBRAL CELEBRA DISCUSSÃO SOBRE CONCÍLIO VATICANO II

No mês de comemorações a Dom José, setembro, a cidade de Sobral recebeu mais de trinta ex-alunos da Universidade Gregoriana e do Colégio Pio - Brasileiro de Roma. O encontro, realizado parte em Caucaia, parte em São Domingos em Sobral, reuniu o grupo de participantes viveram na Itália na década de 60 e acompanharam as diferentes etapas do Concílio Vaticano II, cuja abertura se deu em outubro de 1962 durante o pontificado do Papa João XXIII. Parte do grupo acompanhou as quatro sessões do Concílio, a exemplo do Padre João Batista Frota, José Cândido Fernandes, Benedito Genésio Ferreira, do Monsenhor João Olímpio e José Ernanne Pinheiro.Também participaram do encontro, professor José Rosa Abreu, deputado Professor Teodoro, o reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Antônio Colaço Martins, professor Pedro Henrique Antero, o Monsenhor João Bosco Esmeraldo, o antropólogo Francisco Salatiel, o professor Vicente Madeira. Todos cearenses que viveram em Roma durante boa parte do Concílio. Mais do que um momento de confraternização de amigos, a reunião também serviu para discutir temas e experiências de grande repercussão na sociedade. O grupo promoveu um debate acerca do Concílio em três dimensões: a realidade histórica anterior à sua celebração; a evolução dos trabalhos conciliares e o modo como as orientações do conclave têm sido acolhidas nos níveis mundial, regional e nacional. Alguns casais cristãos de Fortaleza marcaram presença na mesa redonda animada por Oscar Beozzo e Ernanne Pinheiro, este último cearense que trabalha em Brasília como assessor da CNBB. Todos voltaram a Fortaleza tocados pela extraordinária experiência do contato com as crianças e seus familiares na localidade de São Domingos onde se desenvolve o projeto “Cabra nossa de cada dia” criado em 1993 pelo espírito profético e empreendedor do padre João Batista Frota. Quem conheceu aquela área no ano de seca de 1993 e ali volta na inclemência da seca deste ano pode entender o que significa uma obra social gerada na fé e nutrida na energia e confiança de uma comunidade rural que põe em pratica uma verdadeira solidariedade. O encontro contou ainda com a participação de outros ex-Pios oriundos de vários estados destacando-se, o bispo gaúcho José Mario Stróher, o historiador José Oscar Beozzo, o embaixador Tilden Santiago, o cientista Renato Benevides e outros mais vindos do Rio, Paraíba, Alemanha, Estados Unidos. Fonte no link:
http://www.jornalcorreiodasemana.com/css/ - Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante pesquisador da Pré-história membro correspondente da ACEJI.

domingo, 23 de setembro de 2012

OS HERÓIS CEARENSE NA TERRA E NO MAR

Em 02 de dezembro de 1923, partem, da frente da sede da Fênix Caixeiral, na Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar), os escoteiros cearenses Manuel Bastos de Oliveira, José Limaverde Sobrinho e Artur Batista Nepomuceno, com o intuito de tentar travessia, a pé, por nove estados, indo até São Paulo. No dia 28 de novembro de 1924, os escoteiros cearenses chegam à Capital Paulista, destino previsto quando partiram, a pé, de Fortaleza. Finalmente, em 10 de fevereiro de 1925, chegam a Fortaleza de regresso. Na viagem andaram 5.184km. Fonte: Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo.
                                              JANGADA NOSSA SENHORA DE ASSUNÇÃO DE FORTALEZA A PORTO ALEGRE-RS
Antiga Revista o Globo,quase meio século depois, traz um registro documental dessa aventura, que nunca saíra da minha cabeça do povo cearense e gaúcho. Numa bela reportagem de Rubens Vidal com fotos de Antonio Ronek, publicada em março de 1952, estava o relato da chegada, depois de 127 dias e 4 mil quilômetros, da jangada N. S. de Assunção, trazendo de Fortaleza (CE) quatro pescadores e um jornalista. Vinicius Lima, repórter do jornal O Globo, que patrocinava a travessia, aproveitou o desembarque do pescador Tatá – que, enfermo, ficou no Rio, quando a expedição fez uma escala por lá – e juntou-se a Jeronimo, João Pereira, Manuel Preto e Manuel Frade na segunda etapa da jornada. Fonte: Blog almanaque Gaúcho de Ricardo Chaves. Acesse o link e leia a história.
http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2012/06/11/tem-jangada-no-rio/?fb_action_ids=271248946327904&fb_action_types=og.likes&fb_ref=.UF2aXgIa3yQ.like&fb_source=timeline_og&action - Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membro correspondente da ACEJI.

PESQUISADOR DE SOBRAL APRESENTARÁ PALESTRA SOBRE FENÍCIOS NO BRASIL, SÍTIOS DO CEARÁ

“A idéia de falar sobre os fenícios surgiu não sei de onde. Mas o importante é falar o que ninguém sabe ou não lembra.’’ Max Lopes.
O Jornalista e Historiador professor  Elenilton Roratto tem a honra de convidá-lo para a apresentação e explanação do  Projeto de Pesquisa que configura  a conclusão da  Licenciatura em História e do Projeto que Configura a Dissertação de Mestrado que está sendo defendido junto ao Mestrado em Arqueologia da  Universidade Federal de Pernambuco. O Projeto “Sombras do Nordeste, a liberdade de um povo no coração do sertão”, discorre sobre a colonização, descobrimentos e vinda dos Fenícios ao Brasil. Nos estados, Ceará, Piauí, Amazonas e Santa Catarina  existem vários vestígios arqueológicos que  provam a existência  desta imensa ligação com os povos sidônios, desta forma chamados no Antigo Testamento e fenícios pelo poeta Homero, eram um povo de língua semítica, ligado aos cananeus da antiga Palestina. O Brasil pré-histórico guarda segredos imensuráveis ao nosso intelecto, e a equipe de pesquisadores do Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas tem honra de trazer pela primeira vez a Sobral a Palestra, “Sombras do Nordeste, a liberdade de um povo no coração do sertão”. Você é nosso convidado especial. Data:. 28 de setembro de 2012 - Local:. Auditório do Sebrae em Sobral - Hora:. 19h - Fonte no link: http://eleniltonroratto.blogspot.com.br/2012/09/pesquisador-de-sobral-apresentara.html - Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante pesquisador da Pré-história com seu título de (Guardião da Arqueologia Cearense), membro do Centro Brasileiro de Arquelogia-CBA e Correspondente da Sociedade paraibana de Arqueologia-SPA. 

sábado, 22 de setembro de 2012

PESQUISA MOSTRA QUE IDOSOS SÃO 12% DA POPULAÇÃO DO PAÍS


A população brasileira chegou a 195,2 milhões de habitantes em 2011, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As pessoas com 60 anos ou mais de idade já representam 12,1% da população total. A Pnad 2011 confirmou a tendência de envelhecimento da população brasileira. Em relação a 2009, o número de brasileiros com 29 anos ou menos diminuiu, enquanto aqueles com 30 anos ou mais aumentaram. De acordo com o IBGE, 23,3% da população tinham até 14 anos em 2011, 16,9% de 15 a 24 anos e 47,8% entre 25 e 59 anos. A pesquisa também mostrou que 47,8% dos brasileiros se declararam brancos, 43,1% disseram se considerar pardos e 8,2% pretos. Os índios representam 0,4% da população e os amarelos, 0,6%. A Região Norte concentra a maioria dos pardos (67,9%) e também dos indígenas (1,6%) entre a população regional, enquanto o Nordeste tem a maior concentração de pretos (10,5%). A região com maior número de brancos é a Sul (77,8%). Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste são aquelas que concentram a população de amarelos (0,7%). Segundo a Pnad, 57,1% dos brasileiros com 15 anos ou mais idade viviam em algum tipo de união conjugal, enquanto 21% estavam separados e 22% eram solteiros. Quase 60% dos homens viviam em união, contra 54,8% das mulheres. Fonte: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/idosos-sao-12-da-populacao-do-pais_160842/ - Estas e outras no diário de notícia do povo forquilhense.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PROFESSOR E ESTUDANTE DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UVA DESENVOLVEM PESQUISA DO PATRIMÔNIO CULTURAL E ARQUEOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE FORQUILHA-CEARÁ

"FORQUILHA-CE: patrimônio educacional"
Na quarta-feira, 19 de setembro do ano corrente, o professor José Arilson e o graduando Daniel Márcio, ambos do curso de Geografia da UVA, estiveram em Forquilha-CE no intuito de iniciar um rol de visitações acerca do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município. Estes foram recepcionados pelo administrador da Unidade do DNOCS/Forquilha Bacias Acaraú/Coreaú, Dr. Joaquim Ferreira dos Reis, o qual designou o funcionário Célio Cavalcante, pesquisador e interessado em temas da Pré-história, para realizar o trabalho de acompanhamento. Intitulado como “Guardião da Arqueologia”, Célio, direcionou as visitações e o “passeio” histórico por um rol de pontos, sempre embasado de ricas informações, por duas instâncias principais: perímetro urbano (destaca-se em especial a criação do povoado de Campo Novo – 1884 – de onde foi iniciada pelo IFOCS a construção do Açude Púbico, dando origem ao nome da cidade) e sítios arqueológicos (situados na Lagoa das pedras), estes que estão sendo castigados pela ação de agentes naturais e pelas queimadas realizadas pelo homem. Tendo como pano de fundo a temática Educação Patrimonial e Cidadania, as investidas das visitações procurarão contribuir com a preservação desses monumentos e história relacionada. Para tanto, prosseguindo o desenvolvimento do projeto do aluno citado acima, objetiva-se que a ideia em tela seja melhor discutida nas salas de aula do município (sobretudo no que toca a Geografia e História), bem como enquanto uma prática possível a todos os forquilhenses e visitantes interessados. Assim, torna-se imprescindível a colaboração do Poder Público e Sociedade Civil. Por fim, registramos as nossas considerações ao repórter Cristiano Madeira que, por meio do Programa Revista do Povo, da Rádio Pioneira AM 830 kHz, sob a competência da radialista Cleyde Cavalcante, ao entrevistar o professor José Arilson e Célio Cavalcante abriu um espaço oportuno para o início da propagação das ideias desenroladas por tal ação educacional. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante – membro do Centro Brasileiro de Arqueologia-CBA e Correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

COORDENADAS GEOGRÁFICAS DE FORQUILHA-CEARÁ

Município: Forquilha
Estado: Ceará
Sigla: CE
Região: Nordeste
Latitude: 03º 47' 54" S
Longitude: 40º 15' 38" W
Altitude: 99m
Área: 517 Km2
População: 21. 786 habitantes.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PROJETO SOBRAL CENTRO ESTÁ COM 23% DO TOTAL REALIZADO MAS OS SERVIÇOS DEVEM TERMINAR SÓ EM 2013

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTESobral. Durante as obras do Projeto Sobral Novo Centro, uma equipe de arqueólogos tem acompanhado a execução e encontrado artefatos que mostram mais sobre o passado da cidade. Os mais comuns são fragmentos de porcelanas e louças, porém, também já foram encontradas moedas, peças de roupas e utensílios domésticos.


Na medida em que vão sendo feitas as escavações, arqueólogos acompanham os operários. Se um artefato é achado, o trabalho é transferido para outro trecho, para que a pesquisa seja feita com mais profundidade FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES

Segundo a equipe responsável, com os achados, será possível uma maior documentação histórica da cidade, tanto cultural como topograficamente. O supervisor dos trabalhos, o arqueólogo Agnelo Queiros, explica que esse acompanhamento é feito devido à regulamentação legal, em que as grandes obras devem ser acompanhadas de uma equipe especializada. "Nessa situação, estamos aplicando a arqueologia preventiva, para diminuir o impacto arqueológico e cultural", esclareceu. De acordo com ele, à medida que vão sendo feitas as escavações, a equipe arqueológica faz o acompanhamento. Se forem encontrados indícios de uma maior concentração, as obras serão transferidas para outro trecho que já tenha sido supervisionado, enquanto os arqueólogos trabalham no local. O supervisor diz que o maior volume encontrado até o momento é de fragmentos, principalmente, beiradas de louças, além de utensílios domésticos, roupas e um relevante número de cachimbos. "O primeiro trecho da obra, que foi da Rua Padre Fialho à Rua Doutor Monte e Praça da Várzea, possuía diversos materiais móveis muito grandes contendo restos de louças e metais. Algumas coisas estão bem preservadas, mas a maioria é fragmentada", disse. Ladeiras O solo urbano é feito basicamente de aterros, conforme diz o arqueólogo, pois há uma tentativa de nivelar as ruas da cidade. Entretanto, nunca se consegue deixar as áreas completamente planas. É no final de onde existiam ladeiras que pode ser encontrado a maior quantidade de peças. "Em alguns pontos, achamos aterros com dois metros de profundidade", completa. Hoje, a melhor peça para se datar são as louças, que também são chamadas de faianças, já que possuem uma época de fabricação e de comercialização, de acordo com o pesquisador. As faianças encontradas em Sobral são, a maior parte, inglesas e chinesas. "Já temos a pesquisa para saber quando essas louças começaram a ser produzidas, quando foram comercializadas e quando terminou o período de produção" diz. A participação da população, principalmente, dos mais velhos, também tem sido importante para a localização das peças dentro do contexto histórico da cidade, conforme explica o arqueólogo. "Os cidadãos mais antigos, às vezes, se reúnem em torno dos nossos achados e comentam sobre eles. Encontramos, certa vez, um conjunto de frascos usados para manipulação de remédios antigamente, e um senhor explicou que, numa rua próxima, havia uma farmácia. Outro ponto interessante é a reconstrução arquitetônica do local. Às vezes, eles chegam e falam que em tal lugar havia tal coisa. Quando escavamos, encontramos indícios de que realmente esteve ali o que o cidadão relatou", destaca. Hipótese Segundo ele, existem indícios de que esses locais poderiam ter sido lixões das famílias de antigamente. Porém, é apenas uma hipótese em avaliação. Agnelo afirma que a resposta definitiva só poderá ser dada após a conclusão dos estudos. "Esse material pode ser o lixo de famílias que moraram há séculos aqui, assim como um dia nosso lixo vai ser estudado para saberem o que vestíamos e usávamos. Após a conclusão da obra, a equipe continuará trabalhando em um local específico para estudar, identificar e catalogar esses achados". Para Agnelo, o trabalho arqueológico que está sendo feito irá contribuir para diversos campos de estudo sobre a cidade. "Nós teremos um conhecimento melhor de como era a cultura, as ruas, o que as pessoas vestiam e comiam. Sobral teve destaque na época da criação do gado, o que refletiu na economia da cidade. Havia uma certa independência de Fortaleza, pois, o que era consumido na cidade, vinha diretamente do porto de Camocim através do Rio Acaraú, importado da Europa. Vinha de tudo, desde os utensílios doméstico às vestimentas" conclui. O projeto Sobral Novo Centro tornará subterrâneas as redes elétricas, de Internet e de telefonia na área do Centro Histórico de Sobral. Abrange uma área de 27 hectares na área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo o representante do Iphan no Município de Sobral, Alexandre Veras, as obras estão 23% concluídas.Prazo de conclusão - A arquiteta da Secretaria de Cultura de Sobral, Marcely Barreira, disse que o projeto abrange, além da internalização da fiação, também a padronização de calçadas com adaptações para a acessibilidade de deficientes, a implantação de postes de iluminação escolhidos pelo Iphan e pavimentação em paralelepípedo de alguns trechos do projeto. O prazo de conclusão das obras está previsto para o segundo semestre do próximo ano.
JÉSSYCA RODRIGUES
REPÓRTER 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZAR/PROJETO PESCANDO LETRAS - 2012

Programa Brasil Alfabetizado - Projeto Pescando Letras 2012 realizou entre os dias :10,11 e 12 de setembro no hotel Oassis em Fortaleza, um seminário para orientações dos professores sobre este projeto que visa dar aquelas pessoas que não tiveram oportunidade ou não quiseram estudar, a oportunidade de mais esclarecimentos, para sua formação de cidadão, para isso são utilizados os melhores métodos pedagógicos para facilitar o aprendizado entre jovens e adutos .A colônia de pescadores z68 de Forquilha abraçou essa causa nobre em lhe dar com um público diferente, fazendo este trabalho  voluntário de suma importáncia para um público carente. A Prefeitura Municipal de Forquilha sabendo da importáncia desse feito, sempre esteve conosco, colaborando e participando de todos os momentos do desenvolvimento progressista para o bem coletivo do povo forquilhense.   Matéria enviada pela assessoria de comunicação da Colônia de Pescador Z-68 de Forquilha para postagem neste periódico do povo forquilhense. 

FORQUILHENSE VISITAM TELEFÉRICO DE UBAJARÁ

Estiveram visitando a cidade de Ubajará no famoso planalto da Ibiapaba no estado do Ceará, neste último sábado 15 de setembro de 2012, os forquilhense radioamadores: Célio Cavalcante PT7ACZ; Michel Ângelo PU7MAV e Ronaldo Roges PU7ALD. Estes apresentaram os senhores: FRANCISCO JANDER VASCONCELOS CAVALCANTE ;  FRANCISCO DAS CHAGAS RIBEIRO;  e  MANOEL GOMES SOBRINHO JÚNIOR para submeter às provas do radioamadorismo, ocasião que também acompanharam a comitiva os amigos Francisco das Chagas Júnior e Andrick Cavalcante. Após o termino da aplicação das provas pela ANATEL/LABRE-Ce, o pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante convidou os já citados para uma breve visita ao Teleférico  uma das principais atrações turística do nosso Brasil. Um funcionário da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), noticiou que o Teleférico passar por uma breve manutenção devido um vazamento na bomba hidráulica mas que  já está sendo providenciado o seu reparo. O Bondinho tem capacidade de levar até dez pessoas por viagem. São 450 metros que separam o alto da plataforma, de onde se tem uma visão espetacular da região, até a entrada da gruta. Durante a descida, uma breve parada para curtir o visual. O radioamador Célio Cavalcante pesquisador da Pré-história  foi ao local para registrar à beleza panorâmica daquele ponto turístico Nacional. Estas e outras neste noticiário do povo forquilhense.