segunda-feira, 27 de novembro de 2023

PESQUISADOR CÉLIO CAVALCANTE RECEBEU CERTIFICADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UFC NO II-SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA

Por ocasião do II-Simpósio de Arqueologia realizado de 25 de setembro a 06 de outubro de 2023, no auditório central do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará-UFC, em sua abertura o Sr. Antonio Célio Mendes Cavalcante Pesquisador da Pré-história funcionário da Ativa DNOCS, foi condecorado com Certificado Colaborador Benemérito UFC pelo Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) PhD/ UFC Professor Manuel Odorico de Moraes Filho e pelo Magnífico Reitor UFC, Professor Custodio Luis Silva de Almeida. O Certificado aborda o reconhecimento desta Instituição Educacional Federal aos nossos relevantes serviços prestado na divulgação e na proteção do patrimônio arqueológico do Estado do Ceará. O Magnífico Reitor Professor Custódio Almeida, na abertura do II SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA DO NPDM, no momento em que assumia o compromisso de implantar em 2024 o bacharelado em Arqueologia na UFC. Há muito que a Arqueologia cearense vinha merecendo uma atenção especial da nossa universidade. Os agradecimentos a todos que participaram deste evento para o futuro da Arqueologia do Ceará, em especial, à secretária Ludilene Ponte e aos palestrantes: Juvandi Souza Santos,, Pedro Gaspar, Sebastian Lacerda, Beatriz Guimarães, Thalison dos Santos, Allysson Allan Farias, Marcos Tadeu Ellery, Daline Oliveira, Sílvio Teixeira, Valdeci dos Santos, Mariano Castelo Branco, Luiz Parente, Igor Pedrosa, Henry Lavalle Sulassi, Cristiane Buco, Rhuan Carlos dos Santos e Verônica Viana. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante membro correspondente do Centro Brasileiro de Arqueologia e da Sociedade paraibana de Arqueologia-SPA.




CANTOR JOSÉ ROBERTO É ENTREVISTADO NO PROGRAMA DE RÁDIO DE CÉLIO CAVALCANTE

FORQUILHA FM 98.7 NO PÓDIO DAS COMUNICAÇÕES DE NOSSA CULTURA. Neste último domingo dia 19 de novembro de 2023, quem esteve sendo entrevistado no Programa “FORQUILHA ONTEM HOJE E SEMPRE” apresentado pelo radialista Célio Cavalcante das 08:15 as 11:00 horas aos domingos, foi o Cantor José Roberto Sá Costa, mais conhecido como José Roberto nascido em Salvador, no dia 25 de setembro de 1947 nosso cantor e compositor colocou no pódio suas mais conhecida músicas "Lágrimas Nos Olhos", "Tenho Um Amor Melhor Que O Seu", "Sílvia Letícia", "A Minha Vingança" e "Sim Ou Não" entre muitas outras que marcaram sucesso de todos os tempo de nossa Jovem Guarda. Esta entrevista com nosso ícone Artista Brasileiro se deve a nossa amiga Vanessa Carinhanha artista compositora que também esta na mídia com a Banda FAIVE. A direção desta Emissora nas pessoas do fundador Dr. Carlos César Martins atual Vereador e Constituinte de nossa cidade, o atual Diretor Ari Santos e o comunicador Célio Cavalcante agradeceram aos nossos cantores pela honrosa participação neste Programa Dominical que eleva a História e a Cultura para nossos ouvintes e internautas espalhado pelo Brasil e Universo. Por Célio Cavalcante pesquisador da pré-história membro fundador da Academia Forquilhense de Letras e Artes - AFLA.


odas as reaçõ Rufino, Eva Lilian Marcos e 8 outras pessoas




LEMBRANÇA DE FRANCISCO CAVALCANTE SERVIDOR DO DNOCS

Lembrança do primo legítimo do meu saudoso Genitor Abelardo Cavalcante de Vasconcelos. Trata-se de Francisco Cavalcante (Hoje falecido), em vida foi servidor Federal do DNOCS, e na sua vida social participou como sócio do Orquídea Clube e Grêmio Recreativo forquilhense, além de ter sido congregado Mariano da Igreja São Francisco de Assis na gestão do Mosenhor Domingos Araújo. Na época também ajudou como servidor Federal no Grupo Escolar José Guimarães Duque de propriedade do DNOCS. Este também participou com os organizadores do dia de Reis com os fiéis: Audenoura, Maria da Dourinha, Sabino, Esquerdinha, e os filhos de seu primo Elias Cavalcante Arruda desta tradicional festa do Dia de Reis que relembrar os Reis Magos encerrado o ciclo da Epifania. Por Célio Cavalcante membro fundador da Academia Forquilhense Letras e Artes-AFLA.