segunda-feira, 29 de julho de 2019

ENTREVISTA NA FORQUILHA FM, DO NOVO ACADÊMICO DA ALMECE REPRESENTADO O MUNICÍPIO DE FORQUILHA . PROF. E ESCRITOR WILAMY CARNEIRO

Neste domingo 28 de julho de 2019, quem esteve nos estúdios da Forquilha FM 98.7 MHz, no Programa do radialista e jornalista Célio Cavalcante “FORQUILHA ONTEM HOJE E SEMPRE”, foi nosso intelectual Dr. José Wilamy Carneiro Vasconcelos conceituado Advogado, Professor, Poeta, Escritor, Cordelista, com mais formaturas no ensino superior nas áreas: Matemática, Tecnologia da Construção Civil em Edificação, Pós Graduado e Especialista em Meio Ambiente entre outros conhecimento das ciências afins. Atualmente foi empossado como Acadêmico titular na Cadeira Nº 97 da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará-ALMECE, representado Forquilha. Este dominador das artes literárias e de nossa memória cultural nos repassou o Livro de sua autoria “SONHO DO AMANHÃ O ZÉ DOS SONHOS”. Sua entrevista eloquente se propagou nas ondas elétricas magnéticas como uma Escola no Ar. O registro fotográfico e na mídia social foi de sua digníssima esposa Professora Rejane da Ponte. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante membro correspondente do Centro Brasileiro de Arqueologia-CBA e da Sociedade paraibana de Arqueologia-SPA.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

FELIZ DIA DO ARQUEÓLOGO 26 JULHO


A data 26 de julho é o Dia do Arqueólogo Brasileiro arquitetada pelo trabalho em equipe da Diretoria e dos Associados do Centro Brasileiro de Arqueologia – CBA que conseguiu aprovar no Congresso Nacional. No Brasil, esta é a data da Lei Federal 3.924, de 26 de julho de 1961, que garante a proteção aos monumentos arqueológicos ou pré-históricos de quaisquer naturezas existentes no território nacional, colocando-os sob a guarda e proteção do Poder Público, e considerando os danos ao patrimônio arqueológico como crime contra o Patrimônio Nacional. Destacamos a Arqueóloga Dra. Maria da Conceição de Moraes Coutinho Beltrão, Júlio Vaz que na época era da diretoria do CBA além do Professor e Geólogo Dr. Benedicto Humberto Rodrigues Francisco que trabalhava no DGP, conseguiram aprovação no Congresso Nacional desta efeméride de reconhecimento a todos os arqueólogos e estudantes de arqueologia do Brasil. Por tanto estou muito feliz gratidão a minha conceituada Cientista Arqueóloga Dra. Maria Beltrão que nos concedeu o Título de Guardião da Arqueologia pelo meu trabalho voluntário em desvendar milhares de Sítios Arqueológicos em quase todos os municípios cearenses, aonde o homem Pré-histórico deixou seu sinal de artes rupestre em pedras graníticas. Parabéns ilustres colegas! Por Célio Cavalcante membro correspondente do Centro Brasileiro de Arqueologia e da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA.